Como minha empresa migra para o Google Apps?

Home Google Drive
Como minha empresa migra para o Google Apps?

Como minha empresa migra para o Google Apps?

Muitos já estão a par das facilidades que a suite de aplicativos do Google pode trazer para o dia a dia dos seus negócios e desejam migrar para esses serviços o quanto antes. Mas nem todos sabem muito bem como fazer isso.

Que tal conhecer um pouco mais sobre como fazer essa migração sem complicações, a fim de poder passar a usufruir de todos os benefícios que a sua nova conta permitirá acessar? Confira abaixo como essa operação pode ser simples, rápida e segura!

O Google Apps Migration

Ele funciona como um “assistente” de migração, oferecido pelo Google, aos seus novos usuários. Pode ser encontrado na versão Microsoft Exchange — em caso de servidores IMAP e, essencialmente, nos sistemas operacionais Windows.

Além de oferecer um bom suporte, a maioria das empresas utiliza essa opção por ser altamente compatível com os sistemas que opera. Independentemente da alternativa de Google Apps Migration mais recomendada a cada tipo de companhia, esse utilitário poderá tornar mais fácil a transição de informações de uma conta a outra. Isso tudo de uma maneira bem padronizada e descomplicada!

É comum utilizar o Google Apps Migration procedendo aos seguintes passos para transportar informações que estavam em outra conta antiga do Google, por exemplo, para a nova que criou: fazendo uma lista de usuários, dos quais irá exportar e importar dados, configure o console de administradores para validá-los, garantir maior segurança à operação e ativar serviços que eles poderão usar. Por fim, ajuste o utilitário que lhe dará opções mais claras para efetuar essa migração.

Contudo, não é preciso se preocupar com a complexidade desses procedimentos, pois a própria área de ajuda do Google lhe dará o passo a passo para inserir as senhas e as informações de segurança para realizar todas essas etapas. Por agora, o que vale saber é que, com essa ferramenta, migrar e-mails pode ser uma tarefa realizada com bastante segurança e relativa rapidez.

De uma vez por todas, ela permite que você consiga transportar os seus dados sem perder nada no caminho. Além disso, é possível otimizar a organização e a produtividade da sua empresa com as ferramentas que terá à disposição — dentre as quais, o Google Drive para armazenamento em Cloud Computing.

Opções além do que está disponível para servidor/administrador

Além de o Google Apps Migration for Microsoft Exchange — acesso IMAP e Exchange para o Google for Work e for Education —, oferecer mais alternativas para migrar e-mails, contatos e dados de agendas de usuários de outros programas e de outros servidores da web para o Google Apps por meio de Migração para Lotus Notes em casos específicos, ele também coloca à disposição dos seus usuários opções como o Google Apps Migration for Microsoft Outlook. Essa é uma utilidade autônoma que permite migrar dados e eventos do calendário desse serviço de e-mail, embora seja mais indicada para clientes individuais, como no caso do chamado Coletor de E-mails. Ele também permite transferir correios eletrônicos de várias contas, mas migrando usuário por usuário.

Porém, o uso do Outlook é bastante comum nas empresas, dependendo da complexidade e do porte da operação. Assim, não deixa de ser uma ferramenta a se considerar, pois permite importar dados de um perfil ou de um arquivo PST do Microsoft Exchange para trabalhá-los na interface do Google Apps na web.

Para facilitar ainda mais, há também um plug-in (Apps Sync) que permite o uso do Outlook para acessar o conteúdo do Google Apps. Ou seja, se você migrou, mas está acostumado a trabalhar no ambiente de antes e quer permanecer assim, com ele isso é possível!

Se depois de ler tudo isso você ainda achar difícil esses processos por não operar Windows na sua empresa, não se preocupe: o Google Email Uploader for Mac é outro utilitário que ajuda nessa tarefa, podendo ser executado no Mac OS X. Não há mais motivo para hesitar: seguindo esses passos os seus dados não se perderão e a mudança só irá otimizar o trabalho na sua empresa.

Viu como o Google pensou em tudo para que essa tarefa seja mais simples do que você imaginava? Se ainda tiver dúvidas ou desejar compartilhar a sua opinião, deixe o seu comentário para a gente!

 

Artigos Relacionados:

Preciso de alguma configuração diferenciada para instalar Google Apps?

Google Apps for Work – Serve para quem?

 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: