Google Chat: recursos, como usar e por que adotar

Home Google Workspace
Google Chat: recursos, como usar e por que adotar
Conheça os recursos do Google Chat e por que você deve adotá-lo em sua empresa

Google Chat: recursos, como usar e por que adotar

A comunicação entre as pessoas sempre foi um requisito importante para que empresas de todos os segmentos e portes alcançassem bons resultados. À medida que as formas de trabalho mudam no ambiente interno, o modo de interagir também sofre alterações. Por exemplo, muitas organizações já adotam o Google Chat, ferramenta do Google Workspace, para diversas atividades do seu dia a dia.

Se você tem interesse em saber por que essa solução é uma excelente estratégia para otimizar a comunicação empresarial, este conteúdo é para você. Continue a leitura!

O que é e como funciona o Google Chat?

O Google Chat é uma aplicação integrada ao Google Workspace e possibilita aos seus usuários a troca de mensagens instantâneas. Uma plataforma desenvolvida para facilitar e agilizar a comunicação interna nas organizações.

Disponível nas versões Android, iOS e Web, a ferramenta veio para substituir o Hangouts. Seu objetivo é que a troca de mensagens diretas, sejam individuais ou em grupo, simplifique a colaboração de trabalho. De modo que as pessoas possam se comunicar com eficiência e manter uma interação segura com sua equipe a partir de qualquer lugar.

O Google Chat vem configurado na conta de e-mail do Gmail do usuário. Logo, para iniciar uma conversa on-line, é preciso ter o endereço do Gmail da outra pessoa salvo.

Como regra, o aplicativo fica posicionado ao lado esquerdo da página do e-mail, logo abaixo das pastas da caixa de entrada. No entanto, o seu layout pode ser configurado conforme as preferências do usuário.

Caso não encontre o recurso, ele poderá ser ativado com os seguintes passos:

  1. “configurações”;
  2. “todas as configurações”;
  3. “chat e meet”;
  4. selecione “Google Chat” e salve as alterações. 

Ou você pode baixar o app no seu dispositivo móvel.

Quais são os principais recursos oferecidos?

Quando o assunto é funcionalidades, um dos pontos que merece destaque sobre o Google Chat é a sua capacidade de integração com outras ferramentas — você pode utilizar o Chat para a colaboração em documentos, planilhas, slides, além de acompanhar todas as suas conversas profissionais de um único lugar.

O aplicativo ainda permite a instalação de bots e sugestões inteligentes para conectar com participantes das reuniões, incluindo pessoas de fora da organização.

Graças à capacidade de integração da ferramenta, os usuários podem enviar arquivos armazenados no Google Drive, para que os participantes da sala possam visualizar e fazer comentários nos documentos.

Nas conversas de grupo, é possível dividir as mensagens por assuntos mostrados e organizá-los de forma que facilite as discussões. Além disso, os participantes conseguem mencionar pessoas específicas durante os diálogos.

Outro recurso oferecido pela ferramenta é a função “não perturbe”, que permite que os usuários não recebam notificações fora do seu horário de trabalho — o profissional não aparece on-line e as mensagens enviadas nesse período são notificadas quando a função “não perturbe” é desativada.

Por que adotar o Chat?

Não faltam motivos que justifiquem a implementação do Chat na rotina da empresa. Mas, se fossemos resumir as suas vantagens em poucas palavras, elas certamente seriam: simplifica a colaboração individual e em grupo, e garante integração total do negócio.

Confira, a seguir, outros detalhes positivos.

Otimiza a comunicação interna

Como uma boa ferramenta de comunicação, um dos diferenciais do Google Chat é a disponibilidade para fazer chamadas de vídeo em grupo — as videochamadas do aplicativo suportam até 25 pessoas simultaneamente. E ainda existem alternativas adicionais para aumentar esse número.

No aplicativo é possível o envio de imagens, fazer anotações de texto e utilizar a função bate-papo enquanto a chamada acontece. Além disso, o conteúdo da reunião pode ser facilmente gravado.

Os diálogos de modo geral se tornam mais acertados e não ficam limitados aos grupos internos. Isso porque clientes e sócios podem ser convidados para fazer parte das conversas, ainda que não sejam usuários do Google Workspace.

O Chat é um recurso alinhado à cultura da transformação digital e, com certeza, tem grande potencial para agregar agilidade à performance da sua empresa.

Estimula a colaboração em tempo real

Em um mercado cada vez mais competitivo e com dinâmicas aceleradas de trabalho, a colaboração em tempo real é um fator que ganhou papel significativo no dia a dia das empresas.

Nesse sentido, o Google Chat se mostra uma alternativa relevante para que as equipes consigam compartilhar documentos, links de planilhas e imagens da própria tela de trabalho. Dessa forma, é possível agilizar a troca de informações e, consequentemente, a execução das suas tarefas.

Isso viabiliza não apenas a conversa em grupo, mas principalmente a elaboração de materiais durante um curto espaço de tempo. Sabe aquela famosa frase “essa reunião poderia ter sido resolvida por e-mail”? Pois bem, a ideia do Google Chat é gerar eficiência para a comunicação da empresa, o que também é positivo para a produtividade.

As pessoas não precisam reservar tempo da sua jornada para se reunir com colegas de trabalho e tomar alguma decisão. Muitos pontos ganham solução instantânea pelo Chat. É uma tecnologia que fortalece a atuação empresarial.

Reduz custos

O rápido progresso da transformação digital, principalmente no campo das soluções móveis, causou mudanças significativas na aquisição de informações e na forma como o mercado se organiza. A ascensão do home office, por exemplo, possibilitou que as empresas invistam em talentos de regiões diferentes.

Desse modo, além de operar com times presenciais reduzidos, o Google Chat pode ser usado para introduzir treinamentos com a interação de diversos profissionais, sem a necessidade de grandes ajustes no cronograma e, principalmente, sem que as partes envolvidas precisem se deslocar.

Mesmo que todo o processo de trabalho não seja realizado no ambiente digital. Esse simples passo significa redução de tempo e dinheiro gasto para empresas e colaboradores.

Como a SantoDigital pode te ajudar nessa missão?

A modernização de processos em uma empresa vai além da escolha das ferramentas e elaboração de um plano estratégico. O aspecto humano é uma peça essencial para que as organizações criem vantagens competitivas ao investir no seu processo de inovação.

Nesse cenário, a combinação de serviços de consultoria por quem tem expertise no assunto, com soluções avançadas de TI, é um ponto sensível para o sucesso da sua jornada. É isso que a SantoDigital faz há mais de 10 anos.

Atuando desde a criação de uma arquitetura de soluções ideais para a realidade de cada cliente, seu trabalho inclui não somente a implementação das tecnologias, mas também o treinamento adequado e uma metodologia de engajamento de colaboradores.

Os clientes SantoDigital contam com uma equipe de suporte disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, de modo a atender todas as suas dúvidas e questionamentos. A missão da empresa é utilizar todo o conhecimento e serviços para levar o seu negócio ao próximo patamar.

O Google Chat é uma ferramenta facilitadora para diversas questões na dinâmica de trabalho — maior segurança, produtividade e engajamento de todos os envolvidos. Uma ótima solução para qualquer empresa, visto que favorece a comunicação e o trabalho colaborativo entre todas as áreas, inclusive com fornecedores e parceiros.

Gostou de saber sobre as vantagens do uso do Chat Google na rotina de operações da sua empresa? Aproveite todos os benefícios dessa ferramenta. Conheça a solução da SantoDigital!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: