Como utilizar o Google Chat na comunicação interna da empresa?

Home Google Meet
Como utilizar o Google Chat na comunicação interna da empresa?
google chat e comunicação interna

Como utilizar o Google Chat na comunicação interna da empresa?

Enquanto o modo de trabalho se modifica, a forma como nos comunicamos no meio corporativo também muda. Se antes a informação era transmitida primariamente via ligações telefônicas ou fax, hoje concentramos a comunicação interna de uma empresa em ferramentas de trocas de mensagens, como a integração do Google Chat na comunicação interna da empresa, por exemplo.

Unir o Google Chat na comunicação interna da sua empresa, poder ser uma ótima solução para se adaptar a esse novo cenário mercadológico. Muitos empreendimentos vêm implementando essa ferramenta em seus processos, já que ela simplifica a comunicação dentro do ambiente.

Confira a seguir as vantagens de usar o Google Chat e como incorporá-lo nos processos do seu negócio!

Conversas em grupo

Um dos maiores benefícios do Google Chat é seu suporte para chamadas de vídeo em grupo. A ferramenta permite que seus usuários façam videoconferências com até 25 participantes ao mesmo tempo, gratuitamente. Mas usuários que optaram por comprar a versão corporativa da ferramenta conseguem fazer chamadas de vídeos com até 250 pessoas, dependendo da licença contratada.

Além disso, também é possível utilizar o chat escrito enquanto a reunião ainda está acontecendo. Função muito útil para quando surge a necessidade de fazer anotações sobre o que está sendo discutido ou compartilhar imagens relevantes. Assim que a chamada é iniciada, uma caixa pop-up se abrirá para que você acesse o chat facilmente. 

Outra vantagem dessa aplicação é a possibilidade de convidar qualquer pessoa para a videochamada, mesmo que ela não faça parte da empresa. Dessa forma, a interação com sócios e parceiros de negócios fica muito mais fácil.

Colaboração em tempo real

Mais uma vantagem de unir o Google Chat na comunicação interna na sua empresa é a função de colaboração em tempo real.

Ao enviar links do Google Docs ou do Planilhas na sala de bate-papo da equipe, a ferramenta autoriza todos os participantes a fazerem alterações no documento compartilhado.

Integração com os produtos Google

Você deve imaginar que existem outras ferramentas semelhantes ao Google Chat no mercado. Mas, como estamos falando de um produto Google, sua implantação na empresa é mais tranquila, já que todas as ferramentas do Google Workspace são integradas. Então, se a empresa já utiliza algum produto Google, como o Google Agenda ou Gmail, adotar o Google Chat será simples, rápido e fácil.

Vale destacar que o Google Workspace consiste em um pacote de aplicativos com recursos muito úteis para a administração de uma empresa. Ao utilizá-lo, você pode, por exemplo, fazer buscas avançadas no Google Drive para encontrar arquivos e/ou imagens rapidamente.

Compartilhamento de arquivos

Outro grande benefício de unificar o Google Chat na comunicação interna é a facilidade em compartilhar arquivos entre aplicações.

Como todos os aplicativos do Google Workspace estão integrados, eles permitem o compartilhamento e as configurações para autorizar o acesso de diferentes membros da equipe em um mesmo documento.

Dessa forma, todos podem fazer modificações no arquivo com segurança, já que as alterações são salvas automaticamente. Caso a empresa decida adquirir um plano corporativo desse pacote, poderá usar um servidor armazenado na nuvem para centralizar informações importantes. 

Acessibilidade para os colaboradores

O rápido progresso na área técnica, especialmente na área de soluções móveis, causou uma mudança qualitativa na aquisição de informações de mercado e organizacionais.

No passado, as empresas frequentemente enfrentavam problemas de conexão de telefone e internet. Os representantes de vendas agora usam vários dispositivos para se conectar à rede por meio de pontos de acesso móveis.

Graças a isso e às soluções em nuvem para armazenamento de dados online, os funcionários podem trabalhar totalmente móveis, não importa onde estejam agora. Isso encurta a distância porque permite que as pessoas se reúnam em diferentes ambientes, como escritórios, residências e locais comerciais.

Ao adotar o Google Chat, você pode obter todas essas vantagens de acessibilidade, pois, além do modo de uso tradicional do navegador de internet, você também pode acessar o serviço por meio de laptops, smartphones e tablets, assim como oferecer suporte total a notificações e serviços fornecidos pela plataforma

Aumento na produtividade

Com tantas vantagens em unir o Google Chat na comunicação interna da empresa, é natural que a produtividade da equipe aumente. Afinal, inúmeros processos ligados à organização foram aprimorados, facilitando a execução de trabalhos e, assim, aumentando as chances do negócio fechar mais vendas e firmar novas parcerias. 

Graças aos recursos que a ferramenta oferece, tanto a empresa quanto seus clientes conseguem aproveitar seus benefícios. A organização otimiza seus processos, e o público recebe produtos e serviços com maior qualidade.

Diminuição dos custos

Independentemente do ramo de atividade, a empresa busca cooperar com múltiplas bases. Por exemplo, conectar participantes de diferentes regiões. Como de costume, isso causará perdas econômicas. No entanto, após a introdução da comunicação por meio do Google Chat, cada membro poderá conversar com todos os membros da equipe de seu próprio escritório, o que representa uma redução significativa de tempo e dinheiro.

Esses recursos facilitam a interação por meio de trabalho remoto, porque vários profissionais de diferentes regiões podem interagir sem que nenhum participante precise viajar a negócios. Além disso, todas as mensagens trocadas ficarão salvas no histórico da conversa. Assim, os envolvidos naquele grupo do Chat poderão acessá-las sempre que precisarem.

Outra função do Google Chats que pode melhorar os processos do seu negócio é a facilidade em manter contato com parceiros e fornecedores. Como as duas partes podem se comunicar de forma prática, rápida e simples à distância, você consegue otimizar o processo de adquirir novos materiais, por exemplo. Dessa forma, os recursos da empresa ficam mais livres para serem alocados em setores que precisam de melhorias com mais urgência. Além disso, a produtividade da empresa como um todo, aumenta consideravelmente com a utilização do Google Chat na comunicação interna.

Viu como integrar o Google Chat na comunicação interna da sua empresa só gera benefícios? Para conseguir implementá-lo corretamente, uma dica é procurar o suporte de uma organização especializada em fornecer soluções em nuvem e ferramentas corporativas. Assim, você poderá aproveitar os recursos do Google Chat ao máximo e impulsionar o desenvolvimento da sua empresa. 

Gostou das nossas dicas e quer saber todos os passos para integrar o Google Chat na comunicação interna da sua empresa? Então, entre em contato com a SantoDigital e descubra como podemos ajudar seu negócio a crescer!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: