Saiba como otimizar suas chamadas de vídeo com o Google Meet

Home Google Meet
Saiba como otimizar suas chamadas de vídeo com o Google Meet
saiba-como-otimizar-suas-chamadas-de-video-com-o-google-meet

Saiba como otimizar suas chamadas de vídeo com o Google Meet

Você provavelmente já sabe que o Google Meet é uma das soluções de videoconferência mais populares e mais seguras que existe. Desde o início da pandemia, quando o Google passou a oferecer a aplicação gratuitamente, o número de usuários no Brasil cresceu 275%.

Assim, o Google Meet tem ajudado pessoas e empresas de todos os tamanhos e segmentos a enfrentar os desafios do distanciamento social, oferecendo novos recursos avançados para alcançar uma comunicação estável, fluída, sem abrir mão da privacidade.

Com o ascensão do regime de trabalho híbrido, sem dúvidas, a solução de videoconferência do Google entra para o rol de aplicações empresariais essenciais para o bom andamento das atividades.

Mas, nada é tão bom que não possa melhorar. Veja a seguir como otimizar suas chamadas de vídeo com o Google Meet!

Ajuste suas configurações de vídeo

O Google Meet permite que os usuários personalizem a resolução do vídeo, o que não é um recurso compartilhado pela maioria das outras plataformas de vídeo.

Reduzir a resolução pode ajudar a manter a conexão de vídeo se você tiver uma conexão Wi-Fi fraca ou instável.

Lembrando que você sempre pode reverter para uma resolução mais alta quando a conectividade ficar melhor para obter uma imagem de vídeo superior.

Alterar a resolução para se adequar à conexão é fácil de fazer, seguindo estas etapas:

Etapa 1: durante uma chamada do Google Meet, clique no ícone Mais e em Configurações. Em seguida, selecione a guia Vídeo à esquerda.

Etapa 2: você tem duas opções para o tipo de resolução que deseja modificar. Você pode selecionar Enviar ou Receber Resolução. Resolução de envio é o que sua câmera enviará para outros membros da chamada, enquanto a resolução de recepção é o que você vê dos outros chamadores.

Etapa 3: Selecione a resolução que deseja usar de definição padrão: 360p para resolução mais baixa e 720p para mais alta.

Utilize atalhos de teclado do Google Meet para ações mais rápidas

O Google Meet tem alguns atalhos de teclado extremamente úteis que irão melhorar muito sua experiência operacional se você estiver disposto a fazer um esforço para aprendê-los.

Existem atalhos integrados capazes de otimizar sua usabilidade e melhorar muito sua experiência geral.

Esses atalhos permitem que você controle aspectos do Google Meet sem ter que tirar as mãos do teclado.

O atalho mais importante no Windows e no Chrome OS é ( Shift + ?), que abre um pop-up que mostrará todos os outros atalhos de teclado possíveis que você pode usar no Meet. Para MacOS, este atalho é ( Command + ?).

Aqui estão alguns atalhos que você pode utilizar:

  • Desativar / ativar o som do microfone: Ctrl + D ou Command + D
  • Ligue ou desligue a câmera: Ctrl + E ou Command + E
  • Anunciar o orador atual: Ctrl + Alt + S ou Ctrl + Command + S

Compartilhe sua tela durante uma reunião

Se você tiver conteúdo na tela do computador que deseja compartilhar com outras pessoas, poderá fazê-lo em uma videoconferência do Google Meet.

Isso, dentre outras coisas, permite que os demais participantes tenham um melhor entendimento do que está sendo falado e você pode expor seus argumentos e explicações de forma mais eficaz.

Quando quiser começar a compartilhar conteúdo, você pode fazê-lo em um Mac ou PC clicando no botão “Apresentar agora” que aparece no canto inferior direito.

Em seguida, será perguntado se você deseja compartilhar sua tela inteira, uma janela ou uma guia.

Na próxima etapa, uma miniatura da sua tela aparecerá: Selecione a parte da tela que deseja compartilhar e clique em “Compartilhar” para confirmar que deseja apresentar.

Para interromper a apresentação, clique no botão “Parar de compartilhar” na parte inferior da tela.

As chamadas do Google Meet também oferecem recursos de compartilhamento de tela para dispositivos Android.

Comece tocando no botão “Mais (três pontos verticais)” e selecione Compartilhar tela. Toque em “Iniciar Compartilhamento” para confirmar que deseja iniciar a apresentação. Toque em “Iniciar agora”. Para interromper a apresentação, toque em “Parar de compartilhar”.

No iOS, toque no mesmo ícone “Mais”, selecione “Compartilhar tela” e toque em “Iniciar transmissão”. Para encerrar o compartilhamento, basta tocar em “Parar de compartilhar”.

Agora você já conhece algumas dicas de como otimizar suas chamadas de vídeo com o Google Meet.

Se você deseja implementar essa ferramenta ou soluções complementares de comunicação, colaboração e produtividade na sua empresa, entre em contato com a SantoDigital. Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo no que for necessário!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: