Aprenda a criar uma intranet para a empresa com o Google Apps

Home Gmail
Aprenda a criar uma intranet para a empresa com o Google Apps

Aprenda a criar uma intranet para a empresa com o Google Apps

Existem muitas coisas que podem custar caro para uma empresa em expansão, mas poucas são tão danosas como a desorganização operacional e a comunicação interna precária. Esses problemas podem resultar em gastos operacionais e na queda de produção que, normalmente, não são detectadas até que impactem no seu orçamento.

Iniciativas simples podem ajudar a resolver tudo isso. Uma ótima e barata maneira de solucionar isso é criar uma intranet.

Quer saber como fazer isso de forma fácil e segura? Aprenda no nosso artigo de hoje usando o Google Apps!

O que é a intranet?

Explicando em poucas palavras, criar uma intranet é fazer uma rede de comunicação interna, desenvolvida especificamente para uma empresa. Criá-la significa conectar todos os departamentos, como RH, produção, marketing, vendas, administração e todos os funcionários.

Em termos de estrutura, criar uma intranet é executar um site em que seus funcionários trocarão informações e otimizarão a rotina de trabalho. A utilização de uma rede interna personalizada para a sua empresa é ilimitada, dependendo da criatividade de quem montar a infraestrutura e as demandas do negócio.

Personalização

Se a sua empresa for uma fábrica com uma sessão de produção, é possível criar uma parte da intranet onde cada funcionário registre a sua produção diária. Caso a sua corporação trabalhe com projetos encomendados, é possível criar uma sessão com todas as tarefas necessárias para a execução do projeto.

Cada funcionário (de cada setor diferente da empresa) adicionará as informações relevantes e atualizará o status do desenvolvimento desse projeto. Enfim, ela é totalmente personalizável e pode ser fundamental para otimizar o rendimento do seu empreendimento.

Qual é o passo a passo para criar a rede de comunicação interna?

Para criá-la, usaremos o Google Sites, do Google Apps for Work. É fácil e rápido criar uma intranet por meio dele, você só precisa ter o Google Apps contratado e um domínio próprio! Veja como fazer:

  • O primeiro passo é criar o site que será a estrutura da Intranet. Para isso, vá até a sua caixa de entrada do Gmail e clique no botão “sites”, na parte de cima. Então, selecione “criar”;
  • Depois disso, você terá que escolher o template da sua rede. Existem alguns modelos  diferentes sites. Inclusive, alguns modelos de intranet. Mas você pode criar o seu template do zero, se preferir;
  • O terceiro passo, é escolher um nome para esse projeto.

Embora seja preferível um tom mais profissional. Assim, o nome da Intranet estará na sua URL, que será bem longa (algo como: http://sites.google.com/a/NomeDoDominio.com/NomeDaIntranet);

  • Mas é possível criar uma URL menor e customizada por meio do Painel de Controle do Google Apps.

Como editar a intranet?

Feito isso, a sua intranet já está no ar. Agora é hora de personalizá-la!

Com a sua intranet devidamente ativa, você precisa  customizá-la de forma a tender as suas necessidades e objetivos. O primeiro passo é determinar quantas e quais páginas estarão disponíveis, o seu visual, as suas funções e as configurações de acesso.

Como comentado antes, essa parte vai depender muito da sua empresa e da sua intenção em criar uma rede interna de comunicação. É possível conectar todos os funcionários o tempo todo com a intranet ou deixar só para certos setores; é possível que sejam as duas opções ou ainda alguma outra criada por você. O importante é que ela já está configurada e você só precisa autorizar o acesso dos seus funcionários .

Viu como é simples criar uma intranet com o Google Apps for Work? Ainda não está convencido e precisa de mais razões para criar uma intranet? Clique aqui para saber mais!

 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: