Segurança e o armazenamento na nuvem do Google

Home Google Cloud Platform
Segurança e o armazenamento na nuvem do Google
armazenamento na nuvem

Segurança e o armazenamento na nuvem do Google

O Google é uma das maiores empresas do mundo, produzindo soluções tecnológicas para diversos tipos de usuários, inclusive empresas.

Uma das soluções corporativas oferecidas é o armazenamento na nuvem, um recurso altamente eficiente e seguro para acessar os seus arquivos de qualquer lugar do mundo.

Se você tem dúvidas sobre a segurança desse serviço, acompanhe os motivos para sua empresa investir sem medo.

Continue a leitura deste artigo e conheça o poder dessa ferramenta para o universo corporativo!

O que é armazenamento na nuvem

O armazenamento em nuvem, ou cloud storage, é o que há de mais moderno no mercado para backups e armazenamentos de dados.

Nele, os dados são guardados em datas centers espalhados pelo mundo, o que faz com que essas informações possam ser acessadas de qualquer localidade, a partir de qualquer plataforma — bastando ter uma conexão com a internet.

Quem usa aplicativos do Google como o Gmail ou o Drive já está familiarizado com essa tecnologia, pois os e-mails e arquivos criados pelos usuários são armazenados em ambientes digitais que não consomem o espaço interno do computador ou do dispositivo móvel.

Veja, a seguir, as principais características do armazenamento em nuvem.

Escalabilidade e acesso sob demanda

A escalabilidade na nuvem se refere à sua habilidade de ampliar ou diminuir recursos conforme as demandas do usuário no longo prazo.

Assim, uma empresa que planeja expandir seu negócio pode continuar com o mesmo serviço e adquirir mais espaço de armazenamento no decorrer do processo. O mesmo vale para aquelas que desejam reduzir suas operações.

Elasticidade

A elasticidade é muito parecida com a escalabilidade, mas ela tem a ver com a capacidade de um sistema de suportar picos de demanda em um curto espaço de tempo.

Esse é um atributo útil para ambientes que apresentam mudanças rápidas ou cíclicas, pois a infraestrutura elástica é capaz de se adaptar às variações de forma autônoma.

Backups automáticos

Quem utiliza o armazenamento em nuvem tem a possibilidade de programar backups para que os seus arquivos sejam salvos automaticamente.

Além da comodidade — por não ser necessário fazer o procedimento manualmente —, isso é importante para proteger os documentos contra perdas causadas por falhas humanas ou operacionais.

Sincronização automática

A sincronização automática faz com que as edições em determinado arquivo sejam atualizadas instantaneamente em todos os dispositivos com acesso a ele.

Esse é um recurso essencial para o trabalho colaborativo em empresas, pois garante que toda a equipe tenha acesso às informações mais importantes da organização em tempo real.

Serviços de armazenamento na nuvem do Google

A seguir, confira as principais ferramentas de cloud storage do Google.

Google Drive

Os usuários empresariais têm acesso ao Google Drive por meio do Google Workspace, uma plataforma de trabalho colaborativo que oferece armazenamento e outros serviços na nuvem para organizações, como aplicativos de chamadas de vídeo, chat, e-mails e vários outros.

O Business Starter é a opção mais básica de assinatura e oferece 30 GB de espaço na nuvem para cada usuário, enquanto o Business Standard e o Business Plus disponibilizam 2 TB e 5 TB, respectivamente. Já os assinantes do plano Enterprise podem contar com armazenamento ilimitado.

Os planos também disponibilizam e-mails personalizados, ferramentas de gerenciamento e controle de segurança, além de suporte do Google. São quatro opções de assinatura para atender a empresas de variados portes, com recursos aprimorados para quem optar pelo upgrade da conta.

Google Cloud Platform

O Google Cloud Platform (GCP) é um conjunto de soluções para diferentes tipos de armazenamento na nuvem.

Os usuários podem escolher apenas as funcionalidades que serão úteis para a empresa, não precisando pagar nada por recursos que não serão utilizados.

A plataforma é estruturada em três tipos de serviços, SaaS, Paas e Iaas:

  • SaaS (Software as a Service), disponibilizando softwares por meio da internet;
  • PaaS (Platform as a Service), permitindo criar ambientes virtuais para a hospedagem de sites e aplicativos;
  • IaaS (Infrastructure as a Service), oferecendo hardwares virtualizados para os trabalhos de computação.

Armazenamento na nuvem totalmente seguro

Podemos responder a sua dúvida se o armazenamento na nuvem do Google é seguro com um sonoro sim! Todos os produtos do Google são pensados e desenvolvidos para fornecer segurança aos usuários.

É preciso lembrar que a empresa surgiu a partir da nuvem, por isso, tem experiência de sobra em reduzir ameaças nessa modalidade de armazenamento.

Conheça agora algumas medidas de segurança do Google que protegerão os seus dados.

Equipe de segurança

São mais de 500 profissionais de segurança e privacidade da informação, trabalhando em tempo integral para barrar qualquer tipo de ameaça aos dados. Um dos trabalhos dessa equipe é o Projeto 0.

A função dos engenheiros nesse projeto é descobrir as vulnerabilidades no dia 0, ou seja, antes mesmo que elas sejam divulgadas.

A partir desse projeto, são descobertas vulnerabilidades e as informações são divulgadas ao público, pois a empresa se preocupa tanto com a segurança dos seus produtos quanto da internet em geral.

Proteção contra ameaças externas

Os data centers que fazem os armazenamentos de dados da empresa utilizam hardware e sistema operacional próprios. Como todos os processos são controlados pela mesma empresa, o combate a ameaças é muito mais rápido e eficiente.

Segurança interna do centro de dados

O Google entende que, por mais criteriosa que seja a seleção e investigação dos funcionários antes da contratação, as pessoas estão sujeitas a falhas.

Apenas um pequeno grupo de funcionários tem acesso aos dados do usuário. Mesmo o grupo sendo pequeno, ele está sujeito a uma série de autenticações, como biometria e lasers, verificação e monitoramento de atividades.

Sigilo da informação

Os dados dos clientes ficam armazenados em data centers com alta tecnologia e são criptografados por meio de várias chaves com padrões avançados.

Esses dados são criptografados mesmo quando estão em trânsito entre o cliente e servidor, assim como na movimentação interna, quando passam de um servidor para outro.

A única maneira de o Google divulgar os dados dos seus clientes é por força da lei ou solicitação judicial, por isso, todos os dados estarão protegidos sigilosamente.

A junção de todas as medidas de segurança em nível tecnológico e de pessoal fazem com que o armazenamento na nuvem do Google seja uma solução segura para os dados da sua empresa.

Benefícios do armazenamento na nuvem

A segurança é um fator muito importante quando falamos em armazenamento de dados, mas a nuvem oferece vários outros benefícios que contribuem para a produtividade da empresa e a conveniência dos colaboradores.

Confira, a seguir, as principais vantagens dessa tecnologia.

Acessibilidade e mobilidade

As tecnologias na nuvem contam com interfaces intuitivas, que não oferecem grandes dificuldades aos usuários.

Por estarem em ambientes virtuais, elas podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo ou dispositivo com acesso à internet.

Mesmo sem redes disponíveis, é possível acessar alguns recursos off-line — o sistema atualizará os dados assim que a conexão for reestabelecida.

Você pode iniciar um trabalho hoje no seu computador e continuar editando o arquivo na semana seguinte com o celular, pois qualquer alteração é salva e sincronizada automaticamente entre os aparelhos com acesso à conta.

Dessa forma, uma equipe inteira pode trabalhar em um mesmo projeto, ainda que os colaboradores estejam em localidades distintas.

Diminuição de custos

Ao investir no armazenamento na nuvem, você elimina todos os custos relacionados à aquisição e manutenção de hardwares e softwares, pois essa responsabilidade é inteiramente da empresa provedora do serviço.

No caso de planos por assinatura, os usuários economizam pagando apenas pela quantidade de recursos que consumirem.

Outra vantagem da nuvem nesse aspecto é o fato de ela reduzir algumas despesas com materiais, já que os documentos ficam salvos em ambientes digitais em vez de ocupar o espaço interno da sua máquina ou da organização.

Melhor performance

Armazenar seus arquivos na nuvem contribui para a produtividade da equipe, uma vez que você economiza tempo com operações que o sistema faz em questão de minutos.

Chega de lembretes para fazer backups ou salvar documentos a cada alteração! Isso é feito de forma automática no cloud storage, para que nenhum dado importante seja perdido.

A rotina da organização ganha muito mais eficiência com os membros compartilhando informações entre si em apenas alguns segundos.

Qualquer documento pode ser facilmente encontrado sem que ninguém se perca em um mar de arquivos e pastas.

Total controle sobre os dados

Com as ferramentas administrativas da computação em nuvem, o administrador da conta pode gerenciar todos os usuários e dispositivos com acesso a ela.

Você define exatamente quais recursos podem ser usados por cada usuário e consegue acompanhar todo o histórico de atividades.

Se algum funcionário tiver o celular roubado, por exemplo, basta bloquear o acesso ao dispositivo para manter seus dados em segurança.

Adicione camadas extras de segurança, como senhas fortes e autenticação de múltiplos fatores, para dificultar ainda mais a invasão de hackers no sistema da empresa.

O armazenamento na nuvem é uma forma extremamente segura de proteger os dados, desde que você respeite alguns cuidados básicos.

Eduque os colaboradores sobre a melhor forma de cuidar da própria conta, como não acessá-la em redes públicas e não compartilhar os dispositivos com terceiros.

Utilize as ferramentas administrativas a seu favor e não deixe de contatar o suporte do provedor caso haja algum problema.

Quer saber como proteger ainda mais os seus dados corporativos? Leia mais um artigo nosso e conheça as principais falhas de segurança em infraestruturas na nuvem!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: