Escalabilidade em nuvem: por que que ela é uma das maiores vantagens da cloud?

Home Cloud Computing
Escalabilidade em nuvem: por que que ela é uma das maiores vantagens da cloud?

Escalabilidade em nuvem: por que que ela é uma das maiores vantagens da cloud?

A escalabilidade em nuvem é sem dúvidas, um conceito que atrai a atenção de muitos gestores de TI. E não é para menos. Esse é um dos principais benefícios que ajuda suportar a expansão das operações e permite que as empresas vislumbrem novos horizontes.

Basicamente, a escalabilidade indica a capacidade de um sistema (em sentido amplo) crescer, ou seja, em nenhum momento ele será pequeno demais para a demanda. Se um software ou uma infraestrutura não forem escaláveis, significa que à medida que há um aumento da documentação e dos dados enviados e processados, há redução significativa da performance.

Alguns dos principais benefícios de contar com a escalabilidade em nuvem são:

Redução de custos

Os recursos necessários para criar e gerenciar uma infraestrutura de TI interna não são baratos. É preciso investir em hardware, licenciamento de software, atualizações, manutenções, etc. Isso sem falar nos custos com energia elétrica, segurança física e construção de um data center.

Além disso, muitas vezes é preciso altos investimentos em recursos adicionais para que a empresa consiga ter desempenho aceitável em picos sazonais. Ou seja, na maior parte do tempo, essas soluções ficam subutilizadas.

Com a nuvem, as empresas podem ampliar seus recursos nos meses com alta demanda e reduzi-los quando as coisas desacelerarem. Consequentemente, pagando apenas pelo que utilizar. Melhor ainda, não há necessidade de comprar hardware caro. Assim, eliminando o maior custo inicial do gerenciamento de TI.

Soluções rápidas diante de imprevistos

Embora a maioria das empresas que efetuam planejamento tenha um nível previsível de demanda para seus sistemas de TI, há momentos em que elas são surpreendidas por imprevistos.

Isso pode ser a saída de um concorrente do mercado, mudanças inesperadas na economia ou resultados acima do esperado na estratégia de captação de novos clientes. Seja qual for o caso, sua empresa precisa reagir rapidamente para atender a nova demanda. E é aí que entra a escalabilidade em nuvem.

Com a infraestrutura de TI local, responder a aumentos repentinos na demanda é um processo lento, geralmente demorando semanas. Você precisa, por exemplo:

  • Pesquisar fornecedores;
  • Comparar orçamentos e condições de pagamento;
  • Encomendar e esperar a entrega;
  • Instalar e configurar;
  • Efetuar testes, etc.

Quando tudo estiver pronto, corre o risco de sua demanda ter migrado para a concorrência, que estava pronta para atendê-la prontamente.

Com a escalabilidade em nuvem, a infraestrutura física necessária para executar suas demandas de computação já está em operação no data center do seu provedor. Tudo o que eles precisam fazer é acelerar e alocar recursos. Um processo que leva minutos.

Maior gerenciamento de TI

O gerenciamento de uma infraestrutura de TI interna exige muito tempo e esforço. Levar em consideração a necessidade de planejar o crescimento dos negócios e os picos sazonais na demanda por recursos de computação dificulta ainda mais essa atividade em empresas mais enxutas.

Com a nuvem é muito mais fácil planejar suas necessidades de computação de um mês para o outro. Em vez de imaginar diferentes cenários e possíveis necessidades de computação para os próximos anos, você só precisa monitorar sua necessidade atual.

Isso significa menos tempo se perguntando quanta infraestrutura adicionar e mais tempo fornecendo resultados tangíveis para seus negócios.

Atenção: nem todos os provedores oferecem escalabilidade em nuvem

No geral, a escalabilidade em nuvem ajuda as pequenas e médias empresas a economizar dinheiro, aumentar sua capacidade de resposta em TI e reduzir o tempo e o trabalho gastos no planejamento de suas necessidades de computação.

No entanto, nem todo provedor possui infraestrutura necessária para oferecer a escalabilidade que seu negócio precisa. Por isso, antes de migrar para a nuvem, é preciso procurar uma solução que seja capaz de garantir esse importante benefício, como a Google Cloud Platform.

Essa solução conta com a qualidade, segurança e alto desempenho dos produtos Google e garante a escalabilidade em nuvem que sua empresa precisa.

Você pode contratar essa a nuvem da Google por meio de empresas, como a SantoDigital, que já foi eleita  o principal parceiro Google Apps for Work (atual G Suite) para a América Latina. Assim, além de contar com a qualidade dos produtos da gigante de tecnologia, você também passa a ter consultoria especializada e suporte técnico eficaz, disponível a todo momento que sua empresa precisar.

Agora você já sabe os principais benefícios da escalabilidade em nuvem. Aproveite e confira 3 razões para migrar sua infraestrutura para a Google Cloud Platform hoje mesmo.

Background photo created by xb100 – www.freepik.com

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: