Google Cloud: entenda como está ajudando o setor de saúde

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Google Cloud: entenda como está ajudando o setor de saúde

O Google Cloud Platform (GCP) é um ambiente virtual em que ficam hospedados diversos serviços e aplicativos, além de um considerável espaço de armazenamento na nuvem.

A solução foi criada para que as empresas e os seus colaboradores tenham sempre em mãos as ferramentas certas para um trabalho dinâmico e flexível.

O potencial da plataforma Google Cloud é tão grande, que ela disponibiliza funcionalidades específicas para as entidades que estão atuando no combate à COVID-19.

Continue a leitura deste artigo e veja os benefícios do Google Cloud para o setor da saúde!

Como o Google Cloud ajuda no conjunto de dados públicos de saúde

Os conjuntos de dados, ou datasets, desempenham um papel fundamental na saúde pública, pois é a partir deles que os cientistas podem desvendar padrões relacionados a uma determinada doença e criar estratégias para o seu combate.

Esse recurso se torna ainda mais importante durante uma crise epidemiológica global.

Com o objetivo de apoiar o trabalho dos pesquisadores, o Google divulgou um conjunto de dados de saúde pública para o processo de análise durante a pandemia.

Além de não pagarem nada por isso, os interessados podem acessar as informações com ferramentas como o BigQuery, também de forma gratuita.

O repositório ficará disponível para as autoridades pelo tempo que for necessário e inclui diversas variáveis que influenciam no avanço da doença, como indicadores econômicos, país de origem, hospitalizações e vacinações.

O Google também está disponibilizando relatórios de mobilidade da comunidade, informando sobre os avanços das políticas públicas de enfrentamento à COVID-19.

API específica para empresas de saúde

API é a sigla do inglês para Aplication Programming Interface, que pode ser traduzida como “Interface de Programação de Aplicativos”.

Esse nome se refere a um conjunto de padrões que formam a infraestrutura essencial de sites e aplicativos, sendo a forma mais prática de criar produtos digitais baseados em um mesmo serviço.

Pensando nisso, o Google desenvolveu o Cloud Health API, uma solução na nuvem pensada para as necessidades específicas de empresas do setor da saúde.

A iniciativa foi tomada para sanar falhas recorrentes observadas em sites de organizações que hospedam informações relacionadas à COVID-19.

Apesar de o lançamento ser anterior à pandemia, ele permite que os profissionais acessem, em tempo real, dados imprescindíveis para o combate da doença.

Situações emergenciais exigem tecnologias ágeis e acessíveis, como a Cloud Computing, capazes de levar os melhores cuidados à população de qualquer lugar do mundo.

Atendimento a distância e serviços de telemedicina

A pandemia ampliou consideravelmente a oferta de serviços remotos à comunidade, como uma forma de reduzir aglomerações e evitar que as pessoas se exponham ao vírus ao saírem de casa.

Apesar de ter surgido de uma necessidade, essa é uma forte tendência para os próximos anos devido à comodidade que ela traz.

O Google Cloud oferece uma série de ferramentas online para que as empresas promovam um atendimento de excelência a distância.

Aplicativos como o Google Meet, o Gmail, o Google Chat e o Google Drive permitem trocas de mensagens instantâneas, videoconferências, compartilhamento de arquivos e muito mais.

Médicos e pacientes podem realizar consultas por chamadas de vídeo quando encontros presenciais não forem viáveis, além de compartilhar resultados de exames e outras informações relevantes para o tratamento.

Da mesma forma, pessoas que se encontram internadas têm a possibilidade de se comunicar com seus entes queridos que estão em casa.

Os trabalhadores da linha de frente também podem contar com a edição Frontline do Google Wokspace, pensada especialmente nas demandas dos profissionais que apresentam um maior risco de exposição ao coronavírus.

O objetivo é que eles tenham sempre em mãos as informações necessárias para executar o trabalho com eficiência e segurança.

Ferramentas colaborativas para o trabalho remoto

O Google Workspace é um exemplo de tecnologia que está ganhando cada vez mais adeptos durante a pandemia.

A plataforma foi desenvolvida para conectar as equipes em um ambiente digital repleto de soluções para o trabalho colaborativo, de modo a impulsionar a produtividade dos serviços de saúde.

Cada colaborador recebe uma quantidade significativa de espaço na nuvem para armazenar seus arquivos, que podem ser compartilhados com outros membros da organização em questão de segundos.

Os usuários podem ficar tranquilos quanto à segurança dos dados pessoais, pois a plataforma oferece tecnologia de ponta contra ataques cibernéticos.

O Google Cloud melhora a integração entre os departamentos e deixa o trabalho remoto muito mais eficiente. Além disso, todos os arquivos da organização ficam centralizados em uma plataforma acessível, fácil de utilizar e que oferece várias ferramentas administrativas para que você tenha total controle sobre a sua conta, como:

  • gerenciamento de usuários e dispositivos;
  • senhas fortes, verificação em duas etapas e chave de segurança;
  • registros de atividades;
  • limitação da localização geográfica dos dados.

O Google Workspace Frontline oferece ainda recursos avançados de gerenciamento para que os profissionais da linha de frente tenham ainda mais segurança durante o uso dos seus dispositivos móveis.

A edição também facilita a criação de aplicativos personalizados com o AppSheet

Coleta anônima de dados com o National Response Portal

O Google Cloud anunciou sua parceria com o HCA Healthcare, um dos maiores provedores de saúde dos EUA, para um projeto que visa demonstrar a evolução da pandemia em tempo real.

Ele tem como base a coleta de dados de milhões de pessoas, para serem compartilhados entre os profissionais da saúde de forma totalmente anônima.

O National Response Portal tem o objetivo de criar algoritmos que melhorem a atuação de entidades envolvidas no diagnóstico e tratamento da COVID-19.

As informações são retiradas de registros médicos e dispositivos de monitoramento acoplados aos pacientes, que não são identificados no processo.

O Google e o HCA garantem que o programa não descumprirá nenhuma norma de segurança quanto ao compartilhamento de dados pessoais, pois os pacientes terão a sua privacidade assegurada.

Como a SantoDigital pode ajudar

Esses foram apenas alguns exemplos de como o Google Cloud vem ajudando o setor da saúde a fornecer cuidados de qualidade aos pacientes durante a pandemia de coronavírus.

Mas você já imaginou como seria ter uma ferramenta dessas no seu ambiente de trabalho? A SantoDigital é a parceira ideal para quem busca as melhores experiências no universo da computação em nuvem.

Somos uma das maiores referências do país na entrega de produtos do Google Cloud Platform, mas a nossa atuação não para por aí.

Nós estamos presentes em todas as etapas de implementação do projeto, desde o planejamento estratégico até o suporte no pós-venda, pois precisamos garantir que as necessidades únicas de cada cliente sejam atendidas.

Está esperando o que para ter o Google Cloud na sua empresa? Entre agora mesmo em contato com a SantoDigital e veja como podemos ajudar você nessa jornada!

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