Entenda a importância da tecnologia de treinamento para o mercado atual

Home Managed Services
Entenda a importância da tecnologia de treinamento para o mercado atual
tecnologia de treinamento

Entenda a importância da tecnologia de treinamento para o mercado atual

A tecnologia de treinamento é muito eficaz e fácil de utilizar para desenvolver as habilidades dos colaboradores. Existe uma série de ferramentas que são efetivas para aprimorar as competências dos profissionais e elevar o grau de interação entre os times. As soluções inovadoras facilitam o aprendizado e ajudam as pessoas a consolidar os seus conhecimentos.

O acesso aos treinamentos se tornou mais democrático com o desenvolvimento de tecnologias que facilitam as capacitações. Hoje os conteúdos podem ser acessados em qualquer horário e de qualquer lugar do mundo para a potencialização dos resultados dos negócios. Neste artigo, vamos explicar por que a tecnologia de treinamento é importante para o mercado atual.

Quer saber como funcionam as tecnologias de treinamentos? Continue a sua leitura!

Saiba como funciona a tecnologia de treinamento

As tecnologias transformaram o ambiente de aprendizado dos colaboradores em uma atividade mais interativa e social. Os profissionais interessados em se aperfeiçoar podem estudar por meio de plataformas digitais, tirar dúvidas em fóruns privados, sanar as dificuldades e fazer novas amizades, por exemplo. As tarefas executadas podem ser compartilhadas para o desenvolvimento conjunto dos aprendizes.

O ambiente digital promove uma competitividade positiva e aproxima pessoas de diferentes culturas.

As ferramentas tecnológicas podem ser aliadas para fomentar o aprendizado com o uso das mídias sociais para aplicar os novos conceitos em seu cotidiano. Elas auxiliam os colaboradores a não esquecer os treinamentos realizados após a saída das salas virtuais.

Compreenda a importância do treinamento com tecnologia

As soluções tecnológicas estão disponíveis para a maioria da sociedade que já está habituada a utilizá-las. As empresas podem aproveitar essa oportunidade e aplicar de forma positiva as funcionalidades que a inovação digital oferece.

As tecnologias auxiliam na alavancagem dos resultados, reduzem custos e economizam tempo. Observe a seguir os motivos para investir nelas!

Aprender a usar equipamentos

As empresas geralmente adquirem novos equipamentos para melhorar a produtividade da equipe e aumentar a sua eficiência. As tecnologias de treinamentos são essenciais para aprender a utilizar de forma adequada as soluções, evitar erros e realizar as tarefas com mais agilidade. Elas servem pra sanar dificuldades no manuseio de máquinas e sistemas.

As dúvidas sobre um equipamento ou software podem ser tiradas com o uso de tecnologias que servem para mostrar de modo efetivo e visual o funcionamento das novas ferramentas. Por exemplo, os materiais audiovisuais com tutoriais animados são importantes para que o colaborador compreenda como uma máquina funciona e de que maneira ela soluciona problemas.

Motivar os funcionários

A falta de motivação dos colaboradores é mais facilmente solucionada com o uso de tecnologias de treinamentos. Os funcionários que são estimulados a desenvolver novas habilidades se sentem valorizados e são motivados a produzir mais.

Há também, soluções disponíveis no mercado que são interessantes para que os gestores acompanhem o desenvolvimento dos times e colham resultados positivos.

Uma das maneiras de motivar os funcionários é aplicar tecnologias de treinamentos voltadas para a realização de ações de gamificação. Isso poderá manter o time engajado se os líderes incentivarem o compartilhamento de experiências, oferecerem e receberem feedbacks. Com plataformas digitais, é possível potencializar e mediar as interações entre os colaboradores.

Capacitar para novas funções

O uso da tecnologia nos treinamentos corporativos serve ainda para capacitar os colaboradores que têm potencial para desenvolver novas habilidades. Essa é uma opção relevante quando surgem novas funções ou vagas que podem ser ocupadas por um profissional que já faz parte da organização. O gestor pode disponibilizar os materiais no formato online e avaliar as lacunas de aprendizagem.

Dessa forma, não terá gastos com impressão de conteúdos nem precisará reservar locais específicos para os treinamentos. As tecnologias favorecem a identificação das lacunas de aprendizagem e permitem a oferta de materiais personalizados. Os colaboradores, por sua vez, têm liberdade para escolher o local e o horário para fazer e revisar as suas aulas.

Confira as melhores ferramentas para treinar colaboradores

Os treinamentos convencionais normalmente têm custos bastante elevados para as empresas. Esse é um dos motivos que levam os gestores a separar poucos colaboradores para participar das capacitações. Mas as tecnologias modificaram esse cenário, pois dispensam estruturas físicas, e os aprendizados custam menos e são mais abrangentes. Veja abaixo as melhores ferramentas para treinar os seus funcionários!

Conferências online

As videoconferências possibilitam a transmissão de palestras simultaneamente para várias unidades da organização sem a perda de conteúdos.

Os colaboradores tiram as suas dúvidas em tempo real e diretamente com os palestrantes. Os instrutores fazem os treinamentos, reuniões e apresentações ao vivo pela internet. Esses vídeos podem ser acessados e visualizados por muitos funcionários ao mesmo tempo.

Comunidades de prática

Nas redes sociais, é possível formar grupos online para o desenvolvimento de competências, compartilhamento de conhecimentos, informações, interesses e criação de conexões profissionais.

Os usuários formam comunidades de prática para trocar experiências pelo LinkedIn, Twitter, Facebook ou plataformas específicas. Um programa de aprendizagem conecta os participantes para a realização de cursos, eventos de treinamentos, seminários etc.

Download de podcasts

Os podcasts são arquivos de áudio que podem ser baixados em dispositivos móveis. As aulas são disponibilizadas aos usuários em um feed ou lista que é mantida atualizada pelos profissionais responsáveis pelos treinamentos.

Os áudios também podem ser acessados em todos os lugares e momentos, conforme a necessidade, a disponibilidade e a carga de trabalho do colaborador.

Página da web

Um blog é utilizado para compartilhar reflexões, opiniões e discussões. Eles são excelentes para programas de desenvolvimento e aprendizagem, tendo em vista que oferecem informações complementares a cursos e disponibilizam materiais didáticos.

A página da web pode ser transformada em um tipo de fórum com comentários sobre os treinamentos e muito mais.

Ambientes de trabalho colaborativo

Os ambientes de trabalho colaborativo, como o Google Workspace, também podem ser usados para a realização de treinamentos e a obtenção de novos conhecimentos.

Os espaços virtuais que permitem a cooperação em projetos e o compartilhamento de informações são úteis para aprimorar as habilidades dos colaboradores que trabalham em conjunto, comentam e editam projetos.

Santo Online Learning Center

A SantoDigital oferece aos seus clientes a melhor tecnologia de treinamento do mercado, conhecida como Online Learning Center (OLC). Essa plataforma foi criada especialmente para atender as necessidades de aprendizado dos profissionais da sua empresa. Nela você conseguirá postar os conteúdos das aulas online, monitorar a performance e acompanhar o engajamento dos times.

Entendeu a importância da tecnologia de treinamento para o mercado atual? Saiba que a OLC é um centro de aprendizagem que pode ser implementado em sua empresa para apoiar as suas equipes no desenvolvimento de competências e na superação de desafios. Nela os colaboradores poderão encontrar várias ferramentas para potencializar as suas habilidades e gerar resultados excelentes.

Gostaria de saber um pouco mais sobre a Santo Online Learning Center e saber como implantar essa tecnologia de treinamento na sua empresa? Entre em contato conosco e fique por dentro!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: