Experiência do usuário na nuvem: por que é um assunto importante?

Home Cloud Computing
Experiência do usuário na nuvem: por que é um assunto importante?

Experiência do usuário na nuvem: por que é um assunto importante?

A tecnologia Cloud Computing é uma alternativa para quem não deseja adquirir licenças e instalar softwares em seus computadores. Contudo, a migração para a nuvem envolve alguns aspectos que não podem ser deixados de lado.

É necessário proporcionar uma boa experiência do usuário na migração de um software convencional para um SaaS ou outra forma de serviço disponibilizada na nuvem. Deve-se pensar nessa experiência, considerando que o sucesso de um produto está ligado também à forma como o cliente lida com ele, se consegue uma boa transição para a plataforma online ou se essa mudança proporciona transtornos.

Nesse contexto, a aplicação de UX é relevante para melhorar a experiência do usuário na nuvem. Portanto, continue com a leitura e veja por que ele é um assunto importante.

A usabilidade e a arquitetura cliente-servidor dos sistemas

A usabilidade dos softwares requer recursos que necessitarão de um suporte sólido de computação e armazenamento para os usuários. A utilização de um data center tradicional implica em custos altos e inviabiliza o projeto. Surge, então, a oportunidade de acessar um data center na nuvem, cuja arquitetura cliente-servidor deve ser fácil de configurar e amigável, pronta para novas demandas.

Os problemas na transição

Quando se migra de uma plataforma fixa para uma móvel — ou seja, de desktop para nuvem —, podem acontecer alguns problemas, como o tempo demorado de carregamento da página, o design da interface acaba não se aplicando de forma adequada ao realizar a transição, o desempenho do software não é aquele esperado, especialmente quando se situa distante dos provedores de data centers da empresa, e outras coisas.

Certamente, a tecnologia Cloud Computing vem se tornando uma das mais aplicadas estratégias de empresas, mas é necessário levar em conta que a transição para a nuvem requer ajustes e adaptações que garantam uma navegação fluida, a usabilidade e a acessibilidade.

A experiência do usuário na nuvem

A migração deve enfatizar a experiência do usuário na nuvem. Ou seja, deve ser realizada de modo que as expectativas dele se concretizem e ele possa usufruir das vantagens que a tecnologia Cloud Computing oferece.

Enquanto a Cloud Computing permite mais economia, escalabilidade e produtividade porque tem potencial para um processamento mais ágil e em maior quantidade, a UX (User Experience, ou Experiência do Usuário) melhora a experiência do usuário no layout do aplicativo ou no total de e-mails marketing enviados — a UX deve tornar o cliente mais satisfeito com a utilização de um produto ou serviço.

O UX design

Ligado à UX e à Cloud Computing, o UX design tem como objetivo tornar a experiência do usuário na nuvem algo marcante e positivo, que ele nunca esquecerá.

User Experience depende da nuvem para se desenvolver e criar interfaces que sejam mais humanizadas, com as quais o usuário possa interagir com naturalidade, de forma mais intuitiva que técnica.

Muitos recursos de UX estão na nuvem também, o que revela que deve existir um casamento perfeito entre a experiência do usuário e a Cloud Computing.

A importância da parceria

A parceria com uma empresa especializada na migração entre plataformas (desktop para nuvem) ajuda a reduzir as dificuldades do cliente, proporcionando uma experiência do usuário na nuvem positiva, onde o interesse dele se despertará ainda mais na medida em que confirma que tudo pode ser resolvido com simplicidade, sem complicações.

A empresa parceira encarrega-se de todos os aspectos da migração, inclusive os que estão associados à segurança, como os backups. Ela investe em otimização, oferecendo planejamento e execução de transformação digital, treinamentos, disaster recovery e outras coisas.

A parceria favorece a eficiência dos processos, garante a escalabilidade do sistema e reduz custos, principalmente porque evita erros, improdutividade e desgaste dos usuários.

Uma boa experiência do usuário na nuvem é de máxima importância para um aplicativo online dar certo e receber boa recepção do público.

Aproveite para saber mais sobre Cloud Computing, vendo como a nuvem pode melhorar a produtividade dos negócios em nosso outro post.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: