Google Workspace: o que é por que a sua empresa não pode deixar de usar!

Home Gmail
Google Workspace: o que é por que a sua empresa não pode deixar de usar!

Google Workspace: o que é por que a sua empresa não pode deixar de usar!

A pandemia da COVID-19 trouxe uma série de novos desafios para as empresas. Dentre eles, destaca-se a necessidade de implementação de rotinas de trabalho remoto, que, provavelmente, irão permanecer no mundo pós-pandemia. Nesse sentido, o Google Workspace surgiu como resposta a essas novas demandas.

Mas, ele não se limita a isso. Trata-se de uma solução que conta com ferramentas avançadas de colaboração, comunicação e produtividade, que podem ser perfeitamente aproveitadas em qualquer regime de trabalho.

No entanto, vale ressaltar que essa é uma versão mais enxuta, ideal para empresas que não precisam de novas soluções de e-mail ou agenda, por exemplo.

A seguir, você poderá descobrir mais detalhes sobre essa poderosa solução do Google e conhecer as principais aplicações e os motivos pelos quais você deve implementá-las na sua empresa. Confira!

O que é o Google Workspace?

O Essentials é a versão mais recente e reduzida do Google Workspace para ajudar seus colaboradores a serem mais produtivos. Assim, fornecendo um conjunto de ferramentas modernas, flexíveis e seguras.

Para as empresas que desejam implementar rotinas de trabalho remoto, mas que não precisavam dos recursos do Gmail ou do Google Agenda, essa é a solução ideal, pois oferece todos recursos necessários para manter suas equipes conectadas e produtivas.

O Google Workspace também oferece excelentes recursos de colaboração e agrega maior segurança aos seus dados devido à sua arquitetura baseada em nuvem. Essas características o tornam uma solução muito atrativa, mesmo para organizações que não têm pretensão de implementar Home Office.

Quais aplicações disponíveis e por que utilizá-las?

As ferramentas presentes no Google Workspace, visam, principalmente, otimizar a comunicação e colaboração, permitindo que suas equipes sejam mais produtivas.

Dentre as aplicações oferecidas, vale destacar:

Google Meet

Hoje, contar com uma ferramenta eficaz e segura de videoconferência é essencial para as empresas de todos os tamanhos.

Esse tipo de solução, além de ser uma alternativa segura para realizar reuniões em um contexto de pandemia, ajuda as organizações a economizarem tempo e dinheiro no período de normalidade.

Com o Google Meet, você pode realizar reuniões com clientes, fornecedores, equipes em trabalho remoto, etc, sem a necessidade de locomoção e sem se preocupar em reservar salas que comportem todos os convidados. Na versão Google Workspace, essa aplicação comporta até 150 participantes.

Para garantir a melhor experiência possível, as conferências do Google Meet são integradas ao Google Artificial Intelligence, oferecendo recursos como legendas ao vivo e layouts adaptáveis, tudo sem a necessidade de plug-ins.

Participar de uma reunião Meet é tão fácil quanto um clique. Você pode enviar convites apenas compartilhando um link, que pode ser acessado diretamente no navegador, sem a necessidade de realizar qualquer instalação.

Além disso, o Google Meet se destaca pela performance e segurança. Durante a pandemia, o uso diário dessa aplicação multiplicou por 25 vezes. Tudo isso sem apresentar falhas de segurança ou problemas de desempenho.

Finalmente, com você pode integrar a Google Meet a diversas soluções de e-mail e Agenda disponíveis no mercado.

Editores de textos, planilhas e slides

Além do Meet, o Google Workspace inclui as aplicações Documentos, Planilhas e Apresentações que permitem que suas equipes realizem atividades do dia a dia e colaborem em tempo real de forma rápida, segura e intuitiva.

Por serem baseadas em nuvem, essas ferramentas podem ser acessadas a partir de diversos dispositivos a partir de qualquer lugar. Basta ter conexão com a Internet, quase sempre sem a necessidade de realizar qualquer instalação.

Isso garante que seus colaboradores tenham acesso a arquivos sempre atualizados, podendo, inclusive, editá-los simultaneamente. Dessa forma, é possível ganhar mais agilidade, aumentar a troca entre as equipes e facilitar o processo de acompanhamento e revisão das atividades.

Além disso, com o Google Workspace você pode controlar as alterações, criar diferentes versões de um arquivo e gerenciar as permissões de cada usuário, conferindo os privilégios de visualização e edição de acordo com a necessidade.

Google Drive

O Google Drive simplifica o armazenamento, a abertura, o compartilhamento e a edição de conteúdo.

Trata-se de uma solução de armazenamento em nuvem integrada com as outras soluções do Google Workspace. Por exemplo, um documento de texto armazenado no Google Drive pode ser aberto diretamente na aplicação Documentos.

Você pode até mesmo compartilhar esses documentos e fazer edições em tempo real, então colaborar com sua equipe nunca foi tão fácil.

O Google Drive também é compatível com dezenas de aplicativos para que você possa:

  • Assinar documentos importantes eletronicamente;
  • Editar arquivos de áudio;
  • Editar fotos e vídeos;
  • Converter arquivos;
  • Ver PDFs, etc.

Assim como as outras aplicações do Google Workspace, o Google Drive pode ser acessado em qualquer lugar com conexão à Internet.

Você também pode sincronizar todos os seus dispositivos para que qualquer coisa em que você esteja trabalhando no Drive em um dispositivo esteja acessível para todos.

Além disso, você pode compartilhar os documentos facilmente com qualquer pessoa. Basta criar o link e definir os privilégios de acesso pertinentes.

Agora você já conhece as principais aplicações do Google Workspace. Além delas, você ainda tem à disposição:

  • Forms, para criar questionários ou pesquisas de forma simples e dinâmica, para posteriormente analisar os seus resultados em planilhas;
  • O Sites, para criar portais de Intranet, página de projetos, sites temporários para eventos, etc;
  • O Keep para criar notas e lembretes para você não se esquecer de nada.

Com todas essas ferramentas, o Google Workspace permite manter as equipes conectadas e produtivas onde quer que estejam.

Além disso, sua empresa passa a contar com os recursos necessários para implementar rotinas de trabalho remoto com facilidade e eficiência.

Vale lembrar que além do Essentials, o Google Workspace conta com outros planos mais completos para atender às necessidades da sua empresa.

Sejam quais forem as demandas de sua empresa, a SantoDigital pode ajudá-lo, no planejamento e coordenando a implementação do Google Workspace com rapidez e segurança. Entre em contato para saber mais!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: