Quais as diferença entre G Suite e o Google Workspace

Home G Suite
Quais as diferença entre G Suite e o Google Workspace

Quais as diferença entre G Suite e o Google Workspace

O G Suite evoluiu e agora se chama Google Workspace. Mais do que uma simples mudança de nome, esse reposicionamento da marca reflete as transformações que o Google realizou na melhor solução de comunicação, colaboração e produtividade do mercado.

Desde julho 2020, o Google começou a integrar o Chat, Meet, Docs e demais aplicações ao Gmail. Junto com o novo nome, essa experiência integrada agora está disponível para todos os clientes.

Em suma, a mudança do G Suite para Google Workspace é uma respostas às transformações que estão acontecendo e que ainda irão acontecer no mercado de trabalho.

Mas, afinal, quais as principais diferenças entre G Suite e Google Workspace? Confira a seguir!

Maior integração

De fato, a proposta principal do Google Workspace é oferecer às empresas tudo que elas precisam em um só lugar.

Em outras palavras, as diferentes ferramentas do Google agora se integram melhor umas às outras. Confira alguns exemplos:

  • Links de visualização: no Documentos, Planilhas e Apresentações, os usuários podem visualizar os arquivos anexados em janelas pop-ups antes de clicar neles, para evitar a necessidade de alterar as guias e, assim, ser mais eficientes;
  • Menções mais inteligentes:  ao mencionar alguém no Documentos, Planilhas ou Apresentações com um @, uma pequena janela pop-up aparecerá na tela para fornecer algum contexto e sugerir ações;
  • Criação de documentos no Chat: em uma conversa no Google Chat, você pode criar um documento de texto, planilhas ou apresentações diretamente na janela ativa com os demais participantes, sem a necessidade de abrir uma nova aba;
  • Google Meet picture-in-picture em qualquer lugar: o serviço de videoconferência Meet está em ascensão e, portanto, estará disponível em picture-in-picture em outras ferramentas, como Documentos, Planilhas ou Apresentações.

Assim, é possível iniciar uma discussão oralmente com outras pessoas que estejam ativas no arquivo de forma instantânea. Esse recurso ajuda a otimizar processos de revisão, brainstorming e muitos outros e é fundamental neste momento em que cada vez mais empresas adotam rotinas de Home Office.

Novas funcionalidades

O Google Workspace oferece aos colaboradores a possibilidade de ser produtivo em qualquer lugar, mas isso não significa que eles estejam disponíveis o tempo todo.

Por isso, o Google adicionou novos recursos ao novo Gmail, como avisos de ausência e não perturbe para ajudar no gerenciamento do tempo.

No entanto, o maior ganho de tempo proporcionado pelo Google Workspace está na possibilidade de fazer tudo em uma janela.

Por exemplo, no Gmail você encontra todas as principais ferramentas de comunicação do Google, que podem ser acessados sem a necessidade de trocar de aplicativo.

E-mail, mensagens instantâneas e chamadas de vídeo agora estão lado a lado. Você não precisa mais decidir qual aplicativo abrir ou navegar, basta clicar no Gmail para obter a ferramenta desejada.

Colaboração otimizada

O Google Workspace permite uma colaboração ainda mais eficaz do que o G Suite.

Por exemplo, essa plataforma permite a criação de projetos diretamente da tela do Gmail, nos quais é possível adicionar a equipe de trabalho e desenvolver um fluxo de trabalho consistente e bem definido.

Em cada projeto, é possível definir prazos e responsabilidades, criar documentos que podem ser editados simultaneamente e muito mais. Além disso, você têm à disposição todas as ferramentas de comunicação, como Chat e o Google Meet, para interagir com sua equipe de trabalho de forma rápida.

Além disso, um novo recurso de convidar usuários permitirá a colaboração com pessoas de fora da sua empresa, como clientes ou fornecedores. Segundo o Google, os convidados poderão criar documentos nas salas de chat já nas próximas semanas.

Novos planos

O Gooogle Worskpace oferece mais opções de planos em relação ao G Suite que apresentam uma delimitação mais clara de recursos, sem deixar de oferecer soluções completas para atender às demandas de empresas de todos os tamanhos.

Em suma, você pode escolher entre os planos Business Start, Business Standard, Business Plus e Enterprise de acordo com as necessidades de seu negócio.

Google Workspace já está disponível para a sua empresa

Agora você já conhece alguma das principais diferenças entre o G Suite e o Google Workspace. De fato, a nova plataforma desenvolvida pelo Google é a solução ideal para o mercado de trabalho atual e futuro.

Trata-se de uma solução que privilegia a comunicação, a colaboração e a produtividade como nenhuma outra disponível no mercado.

Se você já possui o G Suite, o Google dará o tempo e o suporte necessários para que você faça a transição para um dos planos disponíveis de forma gradual.

Agora, se você não era assinante do G Suite, mas deseja implementar o Google Workspace na sua empresa, você pode contar com a ajuda da SantoDigital.

Somo uma das principais parceiras do Google no Brasil e podemos ajudar a sua empresa a migrar sua operação para o Google Workspace de forma rápida e segura.

Entre em contato conosco para saber mais ou para começar sua migração agora mesmo!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: