Produtividade da sua empresa: como a inovação pode ser uma aliada?

Home G Suite
Produtividade da sua empresa: como a inovação pode ser uma aliada?

Produtividade da sua empresa: como a inovação pode ser uma aliada?

Nos últimos anos, “inovação” tem sido um dos termos mais repetidos em congressos, feiras e convenções empresariais. E essa não é apenas uma palavra que está na moda. Sobretudo, trata-se de um elemento vital de qualquer empresa moderna, especialmente, em uma era de constante transformação digital. Mas, afinal, o processo de inovar pode ajudar a aumentar a produtividade?

A resposta para essa pergunta é “depende”. Inovar, por si só, não implica em melhoria de processos ou de eficiência operacional. Na verdade, para atingir esses objetivos é necessário uma série de fatores, dentre os quais está a inovação.

A seguir, você poderá entender a relação entre inovação e produtividade e como sua empresa pode utilizar ferramentas, em especial a tecnologia, para criar oportunidades e impulsionar o seu crescimento. Confira!

Inovar é preciso?

Se você perguntar para 10 pessoas diferentes como elas definiriam inovação, é provável que você obtenha pelo menos 8 definições diferentes.

De maneira global, esse conceito pode ser definido como introdução de algo novo. No entanto, a inovação nem sempre envolve o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Frequentemente, ela se concentra em melhorar o que já existe, por exemplo, o fluxo de trabalho da sua empresa, o processo de produção ou de vendas. Essa inovação pode levar a grandes melhorias no desempenho e na eficiência dos negócios.

No cenário atual, em que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, é possível dizer que a inovação é um fator essencial não só para manter as empresas competitivas, mas também para a continuidade de suas operações.

Por isso, fala-se tanto em cultura da inovação, que consiste em um processo de mudança  e melhoria contínua a fim de manter as organizações atualizadas com a realidade do mercado, o que possibilita otimizar os processos, reduzir os custos e aumentar a produtividade.

Como aumentar a produtividade por meio da inovação?

A inspiração para ideias inovadoras pode vir tanto de dentro do seu negócio quanto externamente – de clientes, fornecedores, novas tecnologias, etc.

A chave é analisar todas as possibilidades, de modo que você possa investir nas iniciativas que têm mais probabilidade de entregar o melhor retorno.

De modo geral, a inovação pode ajudar a aumentar a produtividade em três grandes pilares:

  • Tecnologia: na era digital, a tecnologia é um dos principais fatores de sucesso dos negócios. No entanto, ela precisa ser adotada estrategicamente, de modo a oferecer desempenho, segurança, suporte às operações, otimização de custos, além de agregar maior valor ao cliente.
  • Pessoas: em um ambiente de constante mudanças, as pessoas também precisam inovar para adequar seus conhecimentos e habilidades às novas demandas. Para isso, é preciso investir em treinamento constante, para que elas possam operar as novas ferramentas tecnológicas, bem como implementar políticas de retenção e motivação.
  • Processos: de nada adianta contar com tecnologias eficazes e pessoas capacitadas e motivadas se seus processos não estiverem desenhados de forma a permitir uma eficiência operacional. Em um ambiente em que a mudança é constante, é de extrema importância adotar uma metodologia moderna que permita a inovação contínua, como uma abordagem Design Thinking.

Dito isso, é importante salientar que esses três pilares estão intimamente ligados. Ou seja, quando sua empresa adota uma nova tecnologia ou ferramenta tecnológica, ela precisa capacitar as pessoas para utilizá-la e remodelar seus processos para aproveitar a solução implementada da melhor maneira possível.

Dessa forma, torna-se possível aumentar a produtividade, melhorar o desempenho operacional e tornar a sua empresa mais competitiva.

Quais ferramentas podem ajudar as empresas a aumentar a produtividade?

Como já dito, antes de inovar as empresas precisam filtrar as opções disponíveis no mercado para investir naquela que ofereça melhor retorno do investimento.

No entanto, existem soluções que são essenciais e que podem ajudar as empresas a aumentar a produtividade. Conheça algumas delas:

Computação em nuvem

As mudanças constantes exigem que as empresas tenham uma infraestrutura de TI moderna, escalável e flexível para que elas possam levar à diante suas estratégias de inovação.

Nesse cenário, a computação em nuvem é a solução ideal, uma vez oferece às organizações a possibilidade de aumentar ou diminuir seus recursos de TI conforme a sua necessidade, de forma rápida e segura.

Para isso, é necessário contar com um provedor de qualidade, que possa atender às necessidades da sua empresa a qualquer momento.

Ferramentas colaborativas

A colaboração é um ingrediente essencial para aumentar a produtividade nas empresas. Dessa forma, é essencial contar com ferramentas seguras, que ofereçam os recursos que seu negócio precisa para desempenhar as atividades do dia a dia.

Nesse sentido, vale destacar o G Suite, a solução de produtividade e colaboração desenvolvida pelo Google e baseada em nuvem.

Com ele, suas equipes podem colaborar em tempo real, utilizando ferramentas e recursos de última geração em um ambiente totalmente seguro.

Automação de processos

De fato, a automação de processos é uma das formais mais eficazes para aumentar a produtividade e melhorar o desempenho de sua empresa.

Utilizando soluções de Big Data e Inteligência Artificial, por exemplo, sua empresa pode tornar os processos de tomada de decisão muito mais ágeis, além de liberar seus colaboradores de uma série de trabalhos manuais.

Assim, é possível aumentar a produtividade, reduzir custos e ainda utilizar as habilidades de sua equipe em atividades com maior valor agregado.

Por onde começar?

Como já observado, a inovação deve ser feita de forma estratégia para que as empresas consigam atingir seus objetivos.

Para isso, é preciso uma análise criteriosa e completa que leve em conta a sua operação, suas metas, possibilidades e, principalmente, as soluções disponíveis no mercado que atendam às suas necessidades.

Por isso, é fundamental contar com uma assessoria especializada que ajude a sua empresa a inovar e, consequentemente, aumentar a produtividade da maneira mais assertiva.

Nesse sentido, você pode contar com a SantoDigital. Somos especializados em fornecer soluções tecnológicas sob medida para ajudar empresas de todos os segmentos e tamanhos a melhorar a eficiência operacional e a atingir seus objetivos de negócio.

Entre em contato agora mesmo e permita que nossos especialistas apresentem uma solução de inovação sob medida para a sua empresa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: