Google Workspace: qual o plano ideal para o meu negócio?

Home Google Cloud Platform
Google Workspace: qual o plano ideal para o meu negócio?
google-workspace-qual-o-plano-ideal-para-o-meu-negocio

Google Workspace: qual o plano ideal para o meu negócio?

O G Suite foi durante anos, o conjunto de aplicações empresariais de comunicação, colaboração e produtividade do Google. Recentemente, essa solução passou por algumas mudanças. Seguindo as novas tendências do mercado de trabalho, agora chama-se Google Workspace.

O Google Workspace não introduz muitas novidades em termos de aplicações. Na verdade, houve uma mudança de abordagem, para tornar os produtos mais funcionais e integrados. 

Também foram adicionados novos recursos que tornam essa solução ideal para rotinas de trabalho centralizadas, híbridas e remotas, colocando-a à frente das principais concorrentes.

Assim, as empresas que já possuíam o G Suite podem migrar tranquilamente para o Google Workspace, visto que as aplicações permanecem as mesmas as quais os usuários já possuem familiaridade.

A nova abordagem oferece uma experiência de usuário aprimorada, visto que todas as ferramentas de comunicação e colaboração, como chat, e-mail, voz, videochamadas e gerenciamento de conteúdo estão centralizadas em um só lugar.

Outra mudança importante foi a definição de novos planos de assinatura. Conheça-os a seguir e descubra qual deles é o mais indicado para a sua empresa!

Quais os planos disponíveis e o que esperar de cada um deles?

O Google Workspace está dividido em 2 novas famílias de ofertas: Business e Enterprise.

Em termos gerais, a linha Business é recomendada para  organizações de pequeno e médio porte (PME), com menos de 300 funcionários, e a Enterprise para as demais.

No entanto, a definição do plano ideal para a sua empresa não deve se basear apenas no número de colaboradores. É preciso levar em consideração as aplicações e recursos presentes em cada oferta e analisar qual delas supre as necessidades do seu negócio.

Conheça mais detalhadamente cada plano.

Google Workspace Business Starter

Esse plano conta com funcionalidades que o tornam ideal para freelancers e pequenas empresas.

Com um pequeno custo mensal, os assinantes contam com um e-mail profissional com domínio próprio e ferramentas de comunicação e produtividade suficientes para atender necessidades operacionais mais básicas.

O Business Starter tem características similares ao antigo G Suite Basic. Neste plano você conta com:

  • um conjunto de ferramentas colaborativas inteligentes, incluindo Gmail, Documentos, calendários compartilhados, etc;
  • videoconferências por meio do Google Meet com até 100 participantes simultâneos;
  • 30 GB de armazenamento baseado em nuvem (Google Drive) por usuário;
  • controles de segurança e gerenciamento;
  • suporte padrão.

Google Workspace Business Standard

O Business Standard possui características similares ao antigo G Suite Business e é recomendado para empresas de médio a grande porte ou empresas pequenas que precisam de mais armazenamento para salvar arquivos ou de recursos avançados de videoconferência.

Recursos adicionais para usuários do Business Standard:

  • Videoconferência aprimorada: você aproveita as vantagens da videoconferência com até 150 participantes simultâneos no Google Meet, além de poder gravar as reuniões no Drive, criar enquetes, perguntas interativas, salas temáticas e ainda conta com o recurso de “levantar a mão” para gerir melhor a participação dos convidados;
  • Mensagens de bate-papo do Chat aprimoradas: esse plano permite que os usuários se comuniquem com pessoas de de fora do seu domínio (outras empresas que usam o Google Chat) e oferece o recurso de ativar ou desativar o histórico de conversas;
  • Gerenciamento avançado de documentos: permite que você envie documentos no Google Drive por meio de um processo de aprovação formal;
  • Intelligent Google Cloud Search: permite que você encontre tudo o que precisa dentro do armazenamento em nuvem com mais rapidez e facilidade;
  • Armazenamento aprimorado: cada usuário conta com até 2 TB de armazenamento na nuvem. 

Google Workspace Business Plus

Esse é o plano mais completo da família “Business”. Com ele, os usuários podem aproveitar os benefícios do Business Standard, além de segurança e conformidade aprimoradas, mais armazenamento para colaboração, bem como reuniões de nível empresarial.

Além de todos os recursos presentes no plano Standard, aqui você ainda conta com:

  • Reuniões de nível empresarial: permitem que você hospede reuniões com até 250 participantes e inclui recursos de controle de participação e redução de ruído;
  • Google Vault: aplicação que permite que você retenha, pesquise e exporte os dados de sua organização a partir de aplicativos do Google;
  • Segurança aprimorada: possui recursos avançados de gerenciamento de endpoints e diretórios;
  • Muito mais armazenamento: capacidade de armazenamento de até 5 TB para cada usuário. 

Google Workspace Enterprise

A família Enterprise possui planos mais flexíveis que podem ser ajustado de acordo com suas necessidades específicas de negócio.

Conforme já mencionando, é uma solução mais voltada a grandes organizações, mas nada impede que pequenas e médias empresas optem por esse plano, caso queiram contar com recursos mais avançados.

Uma das grandes vantagens da família Enterprise é que não há um mínimo ou máximo de usuários nos planos.

Além de todos os recursos presentes no Google Workspace Business Plus, aqui você encontra recursos ainda mais avançados, o que inclui:

  • Armazenamento em nuvem ilimitado (tamanho máximo de arquivo único 5 TB);
  • Controles de arquivamento e retenção para e-mail, bate-papo e documentos;
  • eDiscovery em todos os e-mails, bate-papos e documentos (Google Vault);
  • Relatórios de auditoria estendidos para rastrear a atividade do usuário;
  • Transmissão de reunião ao vivo para até 10 mil participantes;
  • Prevenção contra perda de dados do Google Drive (DLP);
  • Cancelamento de ruído nas reuniões pelo Google Meet;
  • Prevenção contra perda de dados do Gmail (DLP);
  • Suporte técnico aprimorado.

Agora você já conhece os planos do Google Workspace e pode escolher com mais propriedade o que melhor atende as necessidades da sua empresa.

Mesmo assim, se precisar de ajuda em sua decisão ou se deseja implementar essa solução na sua empresa agora mesmo, entre em contato com a SantoDigital. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e conduzir a sua migração de forma rápida e segura.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: