Google Meet: como aproveitar ainda mais o app?

Home Google Meet
Google Meet: como aproveitar ainda mais o app?

Google Meet: como aproveitar ainda mais o app?

O Google Meet, uma das soluções de videoconferências mais populares e seguras da atualidade, vem ajudando empresas de todos os tamanhos a enfrentarem os desafios da COVID-19.

Sem dúvidas, ele se tornou uma ferramenta indispensável para o bom andamento das rotinas de home office e também permite a realização de reuniões online com clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

Isso, além de contribuir para a segurança de todos, ajuda as empresas a ganhar tempo e reduzir custos com viagens, locomoção, hospedagem, etc.

De fato, o Google Meet oferece todos as funcionalidades necessárias para tornar sua chamada ou videochamada prática e produtiva.

A seguir, você vai conhecer algumas dicas de como otimizar o uso dessa poderosa ferramenta. Confira!

O que é o Google Meet?

O Google Meet é a solução de videoconferência empresarial oferecida como parte do Google Workspace. Ele também está disponível para usuários gratuitos do Google com algumas limitações.

Você pode utilizar essa solução em diversos dispositivos, como notebooks, tablets e smartphones e pode se comunicar com pessoas dentro e fora da sua organização.

Inclusive, é possível utilizar o Google Meet sem realizar nenhuma instalação, basta acessar a versão web pelo navegador.

Como aproveitar ainda mais os recursos do Google Meet?

Conheça a seguir algumas dicas importantes de como obter os melhores resultados em reuniões virtuais no Google Meet.

Encontre as condições ideais para a realização da reunião

Durante uma videoconferência pode acontecer uma série de imprevistos, especialmente quando você se encontra fora do escritório.

Muitos desses inconvenientes podem ser minimizados quando você escolhe o lugar mais apropriado para realizar a sua reunião. Algumas dicas são:

  • Escolha um local bem iluminado para que sua imagem esteja nítida para os demais participantes;
  • Priorize ambientes pouco movimentados, para que não haja interrupções ou pessoas passando ao fundo;
  • Se estiver em um ambiente coabitado, comunique às demais pessoas sobre o período em que você estará em reunião, para evitar importunações e barulhos durante a reunião.

Ajuste suas configurações de áudio e vídeo

Uma das vantagens de usar o Google Meet é que você pode personalizar sua resolução, um recurso que outras plataformas de vídeo não têm.

Quando sua conexão não estiver muito boa, você pode optar por uma resolução mais baixa para que seja possível manter uma comunicação fluída e estável.

Já quando a conexão está boa, o ideal é que você priorize uma resolução mais alta, que  fornecerá melhor qualidade de vídeo.

Para alterar a resolução e se ajustar melhor a sua conexão, basta seguir esses passos:

Passo 1: durante uma chamada do Google Meet, clique no ícone “Mais” (três pontos verticais) e depois em “Configurações”. Em seguida, selecione a guia “Vídeo” à esquerda.

Passo 2: Escolha o tipo de resolução que deseja alterar. Você pode selecionar “Enviar” ou “Receber Resolução”. Resolução de envio é o que sua câmera enviará para outros membros da chamada, enquanto a resolução de recepção é o que você vê dos outros participantes.

Passo 3: Selecione a resolução que você deseja usar. Lembre-se que 360p é resolução padrão e que 720p é alta definição. Para receber, você tem opções adicionais disponíveis para aproveitar ao máximo sua conexão. Você pode optar por receber “Somente Áudio”, uma “Definição Padrão” e até uma opção de “Um Vídeo por Vez” para visualizar somente o participante que estiver falando.

Utilize os atalhos de teclado do Google Meet

Uma maneira de maximizar o uso do Google Meet é aprender os atalhos integrados. Assim, você pode ter controle de aspectos da ferramenta sempre precisar tirar as mãos do teclado.

Compartilhe sua tela durante uma reunião

Muitas vezes, além de falar, você deseja compartilhar com os demais participantes algumas informações que estão em sua tela, como gráficos, planilhas, imagens, etc. Com o Google Meet, isso é simples.

Assim que desejar começar a compartilhar seu conteúdo, basta clicar no botão “Apresentar Agora” mostrado no canto inferior direito. Em seguida, será perguntado se deseja compartilhar sua tela inteira, uma janela ou uma guia do Chrome (se estiver usando o navegador).

Para interromper o compartilhamento, clique no botão “Parar Apresentação”.

Escolha o melhor layout para acompanhar a reunião

Deseja alterar a forma como você vê os outros participantes e o conteúdo para ter uma melhor experiência?

O Google Meet permite que você mude seu layout facilmente durante uma videoconferência. Basta clicar no botão “Mais” (três pontos verticais) e, em seguida, “Alterar Layout”; aqui, você pode selecionar um dos tipos de visualização disponíveis.

Automático: permite que o Google Meet escolha o layout. Por padrão, você vê 9 blocos na tela.

Bloco: Mostra até 49 pessoas na tela simultaneamente.

Destaque: A apresentação atual ou participante ativo preencherá toda a janela.

Barra lateral: O participante ativo ou a tela compartilhada é mostrado em uma visão grande, com participantes adicionais mostrados ao lado.

Agora você já conhece algumas dicas de como aproveitar ainda mais a utilização do Google Meet.

Se você deseja implementar essa ou outras soluções do Google na sua empresa agora mesmo, entre em contato com a SantoDigital, uma das principais parceiras do Google na América Latina!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: