Inteligência artificial: o que é e quais seus benefícios?

Home Google Cloud Platform
Inteligência artificial: o que é e quais seus benefícios?

Inteligência artificial: o que é e quais seus benefícios?

Os primeiros computadores eram máquinas simples, capazes de executar apenas algumas operações matemáticas básicas. Hoje esses dispositivos já são capazes de aprender os nossos gostos, identificar tendências e processar um grande número de informações em tempo real para tomar decisões e automatizar processos.

Nesse cenário, os algoritmos de inteligência artificial ganharam destaque. Eles permitem que computadores sejam integrados a diferentes partes do nosso dia a dia, automatizando a nossa rotina e executando atividades com mais agilidade e segurança.

Quer saber mais? Então continue a leitura deste post!

O que é a inteligência artificial?

Algoritmos de inteligência artificial podem ser definidos como qualquer software que, avaliando um contexto, consegue tomar decisões para atingir um objetivo. Isso pode ser aplicado à exibição inteligente de conteúdos ou mesmo a atividades que eliminem a necessidade de um humano interagir com uma máquina, como a direção de um automóvel.

Para serem criados, os algoritmos de inteligência artificial devem ser alimentados com um grande número de dados. Isso é crucial para que eles possam identificar padrões e, dessa forma, avaliar sempre a melhor forma de executar a operação que é esperada pelo usuário.

Um exemplo está nos serviços que classificam fotos automaticamente, como é o caso do Google Photos. Como o algoritmo de aprendizado de máquina que está por trás da ferramenta já analisou milhões de imagens, ele consegue classificar objetos, locais e eventos com alta precisão.

Dessa forma, o usuário pode buscar imagens a partir do contexto de uma fotografia ou mesmo o local em que a foto foi tirada.

Quais são os benefícios do uso da inteligência artificial no nosso dia a dia?

As tecnologias de inteligência artificial trouxeram uma série de benefícios para o nosso dia a dia. Tanto no ambiente corporativo quanto fora das empresas as pessoas podem integrar soluções de IA para automatizar processos e conseguir executar atividades com mais simplicidade. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

Aumento da automação

A inteligência artificial contribui (e contribuirá) para o aumento da automação de diferentes tarefas. Atividades como dirigir carros, entregar produtos, classificar itens e prever tendências serão executadas com maior grau de precisão. Assim, empresas podem manter serviços de alta qualidade independentemente do seu setor de atuação.

Redução de custos operacionais

Com a redução de erros e o aumento da produtividade, empresas que adotam a inteligência artificial conseguem eliminar custos operacionais facilmente. Empresas de transporte, por exemplo, não precisarão de motoristas para guiar as frotas de caminhões — e como eles se locomoverão ininterruptamente, as entregas terão prazos ainda menores.

Mais comodidade

Um dos maiores benefícios da inteligência artificial é a possibilidade de tornar o nosso dia a dia mais prático. Isso é o caso, por exemplo, de assistentes como a Siri e o Google Now.

Elas se integram ao nosso calendário para indicar o melhor momento para ir até um compromisso no nosso meio de transporte favorito, impedindo que o usuário se atrase para um encontro ou uma reunião, por exemplo.

Como tornar a nossa vida mais inteligente e conectada?

A inteligência artificial promete transformar a nossa sociedade profundamente em uma escola que talvez só tenha sido vista na Revolução Industrial e na Revolução Tecnológica.

Nos próximos anos, sistemas inteligentes conseguirão adaptar-se rapidamente a diferentes cenários, fornecendo dados que sejam relevantes a usuários e executando ações automaticamente. Consequentemente, os computadores serão integrados profundamente a diferentes atividades — educação, ciências, finanças e até mesmo a medicina.

Gostou dessas notícias e quer saber como isso vai acontecer? Siga os nossos perfis no Facebook e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades da área!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: