Inteligência Artificial: descubra como implementá-la em sua empresa

Home G Suite
Inteligência Artificial: descubra como implementá-la em sua empresa

Inteligência Artificial: descubra como implementá-la em sua empresa

Quando falamos em inteligência artificial (IA), somos remetidos a animações clássicas, como Os Jetsons, mas também a ficções modernas, como a película Her. Como as ficções científicas nos fazem imaginar, a tecnologia evolui e adere a função de facilitar as tarefas diárias. Porém, robôs humanoides ainda são coisa do futuro.

Em vez de máquinas com forma humana, a inteligência artificial proporciona para as empresas supercomputadores com alta capacidade de processamento e interpretação de informações. Já imaginou como ela pode otimizar seus processos? Como implementá-la na sua companhia? A gente te conta neste post! Acompanhe:­­­­­­

Qual sua vantagem na empresa?

A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de softwares e equipamentos inteligentes. De maneira informal, a IA é a categorização dada às máquinas que “pensam”, imitando habilidades humanas de raciocínio.

Um sistema inteligente pode processar dados em grandes volumes, entender padrões e tendências e predizer certos processos com rapidez. Para as companhias, a principal novidade trazida pela IA é tornar tarefas do dia a dia mais simples, realizando as chamadas análises preditivas.

O termo inteligência artificial data de 1956, surgido durante as pesquisas de um grupo de cientistas da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos. O plano dos cientistas era dissecar os processos da inteligência humana a ponto de poder reproduzi-la nas máquinas. A pesquisa avançou e hoje mostra resultados sólidos, especialmente quando a IA é aplicada às companhias.

Como implementar inteligência artificial na empresa?

Em uma organização, a inteligência artificial é capaz de potencializar os diferenciais competitivos, levando a marca a se destacar de suas concorrentes. A IA torna possível que os dispositivos racionalizem, tomem decisões e ajudem na solução de problemas. Mas quais as alternativas para implementá-la na empresa?

Aplicar assistentes pessoais

Uma assistente virtual ajuda a otimizar atividades recorrentes e processos simples. Elas podem ser utilizadas no desktop ou nos dispositivos móveis, consultando calendários, planejando tarefas e emitindo notificações para não deixar passar qualquer atividade.

Conte com a robotização

Os robôs atuais não estão tão longe dos filmes de ficção! Os mais modernos são capazes de trabalhar com autonomia e gerar padrões de resposta em tempo real, além de promover interações com outras máquinas.

Graças ao eficiente aprendizado de máquina, alguns nem mesmo exigem programação, bastando que sejam ensinados uma única vez a realizar determinado trabalho.

Adote chatbots

Chatbots são um recurso de inteligência artificial que aplicam recursos de conversação para interagir com aplicativos. Os chatbots são capazes de reproduzir o comportamento decisório humano, reconhecendo nomes, números, documentos e ainda avaliando a emoção do cliente.

Esse recurso pode ser associado ao banco de dados da empresa, onde estão armazenados os dados necessários para o trabalho. Assim, os chatbots podem conectar as informações armazenadas ao que o usuário está solicitando.

Assim, o software pode direcionar solicitações aos atendentes da empresa e até aplicar resoluções de problemas sem interferência humana.

Escolha um bom software

Para aproveitar todo o potencial da inteligência artificial, é preciso investir em um software de qualidade. Pesquise bem o provedor dos recursos de TI: busque saber de sua popularidade no mercado e estude objetivamente as novidades que o fornecedor oferece para a empresa.

Gostou de saber como aplicar a inteligência artificial para potencializar seu negócio? Para elevar o seu diferencial competitivo com os melhores recursos de TI, entre em contato com a Santo Digital!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: