Deep Learning: entenda o conceito de uma vez por todas!

Home Machine Learning
Deep Learning: entenda o conceito de uma vez por todas!

Deep Learning: entenda o conceito de uma vez por todas!

Um assunto ainda obscuro e difícil de entender para muitos gestores é o conceito de deep learning — ramo da machine learning —, bem como a importância dessa tecnologia e a possibilidade de aplicá-la nas empresas atualmente. Bom, para ajudá-lo a encontrar a resposta para essas e outras questões, organizamos este pequeno post.

Nas próximas linhas, você poderá verificar o conceito de deep learning, como ele se situa dentro do ramo de machine learning e quais suas reais aplicações, hoje, para as empresas. Continue conosco e confira!

Deep learning

Para podermos falar sobre esse conceito, precisamos, primeiro, dar uma olhada em inteligência artificial e machine learning — a teoria de que é possível que as máquinas aprendam sem que todas as suas atividades devam ser previamente programadas.

Machine learning, de uma maneira prática, é o uso de uma série de algoritmos para a coleta, a análise e o “aprendizado” a partir das interações do sistema. Isso é geralmente feito com o apoio do Big Data. Já o conceito de deep learning constitui a aprendizagem profunda por meio da implementação de redes neurais, uma técnica da machine learning.

Sua principal aplicação, hoje, é em soluções para o reconhecimento da fala, o processamento da linguagem natural e a visão computacional. O Google Tradutor, por exemplo, utiliza a deep learning.

Importância

A tecnologia de deep learning tem auxiliado no avanço em várias áreas do conhecimento, assim como no desenvolvimento de diversas soluções. Sua importância é tal que o Google, recentemente, disponibilizou um curso gratuito sobre o assunto por meio da plataforma TensorFlow.

Essa tecnologia permitiu a criação de diversas aplicações práticas para a inteligência artificial, como desenvolvimento de carros autônomos, diagnósticos de saúde automatizados em apoio a médicos, entre outras soluções.

Aplicações empresariais

As empresas têm muito a ganhar com o desenvolvimento de soluções tecnológicas com a utilização de deep learning. Entre as várias possibilidades de aplicação, podemos destacar:

  • melhoramento da experiência dos clientes na interação com a empresa;
  • otimização das campanhas de marketing com uma análise sólida de comportamentos;
  • compreensão e análise de sentimentos por meio da leitura da linguagem natural;
  • melhoramento das ofertas de acordo com a navegação e os interesses dos clientes;
  • previsão de falhas em processos e máquinas;
  • melhoramento da precificação de produtos e serviços de acordo com as reações dos consumidores;
  • detecção de tentativas de fraudes;
  • reconhecimento de padrões de navegação e comportamento;
  • filtragem de spams e mensagens indesejáveis em e-mails;
  • prevenção contra invasões e roubos de informação confidencial sob a tutela da empresa;
  • reconhecimento de imagens.

Essas são algumas das principais aplicações que a deep learning possibilita, hoje, para as empresas. É possível encontrar, no mercado, uma série de soluções de inteligência artificial baseadas nessa tecnologia para atender a essas demandas.

Os benefícios de utilizar essa técnica de machine learning são vários, como a redução de custos por uma melhor eficiência dos processos, o cometimento de menos erros por parte da interação humana nas tarefas e uma melhor produtividade da equipe, que contará com informações mais precisas e confiáveis.

Boa parte das grandes empresas já enxerga o futuro na implementação de inteligência artificial e está apostando em investimentos na área de deep learning. Você ainda vai ouvir falar muito sobre esse termo e suas possibilidades e vantagens.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a visita ao nosso blog e descubra quais são os 5 exemplos de aplicação da machine learning em empresas! Vamos lá!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: