Descubra como o Big Data pode melhorar suas vendas

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Descubra como o Big Data pode melhorar suas vendas
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Descubra como o Big Data pode melhorar suas vendas

O Brasil tem mais de 150 milhões de usuários conectados à internet, sendo o quinto país com o maior número de internautas. Essas pessoas geram dados a todo momento: a cada clique, compra realizada, comentário deixado na web e check-ins, são reveladas informações dos usuários que podem ser muito úteis para o marketing de uma empresa.

Isso acontece porque, a partir desses dados a respeito do seu público-alvo, é possível criar experiências de compra mais personalizadas. Assim, o Big Data pode melhorar suas vendas de forma escalável, direcionada e precisa.

O investimento em dados gera o conhecimento da audiência e seus padrões de consumo, permitindo mais eficiência, tanto na venda e na precificação, quanto em decisões estratégicas. Ficou interessado? Então entenda de vez como o Big Data pode melhorar suas vendas.

O que é Big Data?

O Big Data é um conceito que se refere justamente ao conjunto de dados gerados por meio das tantas interações dos usuários na internet. Esse volume é, sem dúvidas, expressivo.

Contudo, por trás dessa quantidade avassaladora de informações, existe conhecimento qualificado e valioso sobre consumidores, hábitos, padrões, tendências e oportunidades.

Quando analisadas com o suporte de ferramentas que conseguem coletar e extrair conhecimento desses dados, o Big Data fornece percepções determinantes para:

  • guiar as tomadas de decisão corporativa;
  • realizar planejamentos;
  • potencializar a performance de campanhas de marketing;
  • e muito mais.

Como o Big Data pode melhorar suas vendas?

O potencial que o Big Data entrega para empresas a respeito de conhecimentos aprofundados sobre seu público-alvo, tendências do mercado e até mesmo riscos é gigantesco. Por isso, ele é fundamental para apoiar o planejamento de estratégias de vendas. Veja, abaixo, como esses dados podem ajudar a ampliar suas conversões.

Saiba onde seus clientes estão

Ao conhecer a origem dos seus clientes, é possível direcionar sua estratégia e seu posicionamento nos meios em que eles mais se relacionam, produzem e buscam conteúdo.

Faça isso evitando as “métricas de vaidade”, como: número de seguidores, postagens, comentários ou curtidas nas redes sociais. Seu orçamento deve ser direcionado para KPIs concretos, que realmente aumentem suas vendas!

Após o fim da ação, analise quantos leads foram convertidos nas redes sociais e tornaram-se clientes, quantos foram impactados por campanhas de e-mail marketing ou por landing pages e use esses dados como oportunidades de negócio.

Enxergue oportunidades

Utilizar os dados colhidos nas suas campanhas como oportunidades de atingir o seu público-alvo de forma direta é uma forma de gerenciar sua audiência, mantendo-a engajada com a sua marca mesmo após ter realizado a compra.

Esse relacionamento contínuo possibilita a criação de estratégias como o cross-selling — venda de produtos complementares ou que atendam ao mesmo perfil de público — e o up-selling — versões premium dos produtos que os clientes desejam adquirir.

Vamos a um exemplo prático? Se um cliente comprar um tênis de corrida, ele provavelmente precisará de meias, certo? Se você sabe qual é a renda média desse cliente, é possível oferecê-lo um produto mais caro, com mais qualidade e benefícios.

Isso significa utilizar o Big Data para um funil de vendas eficiente, aliando-o a ferramentas de automação que controlem esses processos e aumentem a competitividade da sua empresa. Por isso, trace uma estratégia eficaz de relacionamento com o cliente para que ele percorra todo o caminho da jornada de compra traçado pelo seu negócio.

Relacione-se eficientemente

A jornada de compra considera 4 estágios: atração, conversão, fechamento e encantamento. Essa é a versão do inbound marketing para o funil de vendas do marketing.

Todas as estratégias de Data-Driven marketing baseiam-se na noção de que apenas “vender as vantagens do seu produto” não é mais crucial na decisão de compra. Ou seja: para ser bem sucedida, a empresa deve ter empatia e entender a dor do seu cliente, proporcionando conteúdo relevante para seu cotidiano.

A dica aqui é criar uma estratégia de relacionamento com seus leads e uma experiência de compra completa para seus clientes, nutrindo-os com conteúdos relevantes. Isso criará clientes fiéis à sua marca.

Crie clientes fiéis à sua marca

O Big Data possibilita a geração de análises preditivas e cognitivas, traçando perfis de consumo dos seus clientes. Com essas informações, é possível direcionar suas estratégias de marketing e criar linhas de produtos mais inteligentes e eficientes, suprindo as necessidades do seu cliente e melhorando sua experiência de compra.

Um exemplo disso é a empresa Trigg, a nova Fintech do mercado brasileiro — mais conhecida como a irmã mais nova do Nubank. A empresa descobriu que clientes não usam pontuações de programas de milhagens e criou o cashback: em vez de pontos, ela concede descontos na próxima fatura.

Como adotar o Big Data para melhorar vendas?

O conhecimento que existe por trás dos dados é gigantesco. Por esse motivo, empresas podem aplicar essas visões para promover uma série de melhorias em seus processos de vendas e entender como aproveitar melhor as oportunidades e impulsionar conversões.

Assim, é possível personalizar os dados coletados pelo Big Data e fazer sua mensuração para:

  • aprimorar os passos na jornada do cliente;
  • desenvolver estratégias de vendas;
  • melhorar ofertas e promoções;
  • diminuir os custos;
  • entre outras tantas ações.

Lembre-se que o uso de tais dados com ferramentas de automação de marketing e CRM melhora a experiência de compra e aumenta a competitividade.

Contudo, para explorar o Big Data em toda sua potencialidade e fazer análises de qualidade, é preciso investir em ferramentas e recursos que apoiem empresas nesse processo.

Afinal, dados são gerados em altíssima velocidade e quantidade, dificultando a coleta e processamento humano dessas informações, de forma analógica. 

Para essa tarefa, existem sistemas capazes de coletar, tratar e armazenar dados de forma otimizada.

Além de capturar a guardar, as empresas precisam gerenciar esses dados, encontrar fontes confiáveis e processá-los de forma que eles se tornem informações inteligentes e acessíveis a todos da empresa.

Dessa maneira, os profissionais terão condições de absorver os enchimentos e usá-los de forma prática, para elaboração de estratégias e tomadas de decisão.

Essas ações demandam o investimento em uma infraestrutura de tecnologia integrada aos processos da empresa que permita o uso funcional de dados. A computação na nuvem se destaca como uma solução, que possibilita que empresas tenham um aparato tecnológico robusto e seguro para gerenciar dados.

Plataformas na nuvem, como Google Cloud Platform, funcionam como infraestruturas de TI remotas as quais empresas têm acesso a serviços de armazenamento e também ferramentas de processamento de dados sob demanda. Dessa maneira, é possível integrar todos os dados da empresa em um só lugar e gerar análises confiáveis e precisas de forma rápida e acessível.

Para isso, conte com a ajuda de parceiros certificados, como a SantoDigital, para realizar a migração de sua estrutura para a nuvem e comece a gerenciar dados com maior qualidade e escalabilidade para apoiar suas decisões de vendas.

O Big Data pode melhorar suas vendas de forma crescente, proporcionando eficiência em todas as ações e a certeza de um ROI mais alto. Invista em dados e aumente a competitividade e a receita da sua empresa!

Gostou de saber mais sobre o impacto do Big Data nas vendas e nos resultados do seu negócio? Se sim, aproveite para conhecer as soluções da SantoDigital para implementação do Google Cloud Platform.

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