Afinal, quais os benefícios da Cloud Computing para a gestão de TI?

Home Cloud Computing
Afinal, quais os benefícios da Cloud Computing para a gestão de TI?

Afinal, quais os benefícios da Cloud Computing para a gestão de TI?

A tecnologia, hoje, exerce papel central nas estratégias de negócio. É ela que impulsiona a inovação e abre caminhos que conduzem a benefícios como melhoria da comunicação empresarial, aumento da produtividade e economia de tempo e dinheiro. Por isso, a gestão de TI ganha cada vez mais relevância.

Nesse sentido, a computação em nuvem pode ser considerada como um componente estratégico para alcançar uma gestão de TI otimizada e eficaz.

De fato, a nuvem se tornou uma metáfora para a própria computação moderna, onde tudo pode ser consumido como serviço que, por sua vez, pode se conectar e combinar com outros serviços para atender a um número infinito de necessidades.

Por isso, não causa surpresa os resultados divulgados recentemente pela IDG, que revelam que as empresas estão adotando estratégias cada vez mais focadas em Cloud. Segundo o levantamento, impressionantes 59% dos entrevistados disseram ter intenções de ter grande parte ou toda a operação na nuvem nos próximos 18 meses.

Mas, afinal, quais os reais benefícios da Cloud Computing para a gestão de TI? Descubra a seguir!

Aumenta a capacidade de inovação da sua empresa

Uma das principais características da era digital é a mudança constante. A todo momento surgem novas tecnologias e ferramentas que alteram os requisitos de máquinas e infraestruturas.

Logo, incorporar essas novas soluções a todo momento é, simultaneamente, um desafio e uma condição para que as empresas possam se manter competitivas.

Se, por um lado essas inovações permitem alcançar benefícios como melhoraria de processos, otimização dos custos e aumento das receitas, por outro, exigem mudanças e investimentos na infraestrutura que podem inviabilizar a adoção.

Nesse sentido, a Cloud Computing é a solução ideal para sua empresa inovar sem precisar modificar a infraestrutura local. A nuvem oferece a flexibilidade necessária para que você possa se adequar perfeitamente a todas suas necessidades negócios.

Com um provedor de qualidade, você tem à disposição várias larguras de banda, uma infinidade de serviços modernos e inovadores, além de espaço de armazenamento e capacidade de computação flexíveis.

Assim, sua empresa pode responder a todas as demandas de novas tecnologias e aplicações de forma rápida, objetiva e a um custo acessível.

Em outras palavras, a Cloud Computing moderniza a sua gestão de TI e torna a sua empresa muito mais responsiva e inovadora.

Facilita a adoção de rotinas de trabalho remoto

O novo coronavírus impôs e está impondo uma série de desafios à gestão de TI nas empresas. Implementar rotinas de trabalho remoto de forma rápida e segura é um deles.

Aliás, essa é uma demanda com a qual as empresas tem que lidar a partir de agora, mesmo no mundo pós-pandemia.

Nesse sentido, a Cloud Computing é uma solução assertiva. Além de oferecer acesso seguro aos dados, essa tecnologia é a base para ferramentas inovadoras de colaboração e comunicação.

A computação em nuvem permite que todos os colaboradores trabalhem em um projeto exatamente ao mesmo tempo, estejam onde estiverem.

Essa configuração permite que todos tenham acesso a informações atualizadas sobre cada atividade, ao mesmo tempo que elimina as chances de perda de informação.

Além disso, as melhores soluções de Cloud Computing oferecem criptografia de dados em trânsito e em repouso, bem como opções de gerenciamento de usuários e acesso. Assim, sua empresa pode implementar rotinas de trabalho remoto com segurança, sem sobrecarregar a sua gestão de TI.

Garante alta disponibilidade

Outro grande desafio da gestão de TI é manter a infraestrutura, dados e aplicações sempre disponíveis para o bom andamento das atividades empresariais e também para evitar a ociosidade dos colaboradores.

Ao migrar para a nuvem de um provedor de qualidade, você tem a garantia de alta disponibilidade dos sistemas de missão crítica assegurada em contrato.

Aliás, a disponibilidade constante é um dos principais motivos pelo qual tantas empresas mudaram da infraestrutura local tradicional para a computação em nuvem.

Além disso, a Cloud Computing garante a alta disponibilidade de dados, conferindo segurança e mobilidade às empresas.

As informações podem ser acessadas por qualquer pessoa autorizada onde quer que ela esteja, a partir de diferentes dispositivos. Tudo que é preciso é uma conexão com a internet.

Contribui para aumento da segurança

Os dados hoje são alguns dos ativos mais importantes que as empresas possuem. Por isso, cabe à gestão de TI protegê-los contra desastres naturais, ciberataques ou qualquer tipo de incidente de segurança.

Nesse sentido, o backup é uma das principais medidas para garantir a disponibilidade e segurança de dados contra todo tipo de ameaça.

A Cloud Computing oferece as melhores soluções de backup no mercado, possibilitando a implementação de rotinas automáticas e garantindo uma recuperação rápida e assertiva.

Além disso, os melhores provedores oferecem proteção robusta aos dados armazenados na nuvem, elevando o nível de segurança da sua empresa.

Otimize a gestão de TI da sua empresa hoje mesmo!

Agora você já sabe como a Cloud Computing pode ajudar a melhorar a gestão de TI na sua empresa.

Se você deseja migrar sua operação para a nuvem e contar com esses e outros benefícios, a SantoDigital pode ajudá-lo em todo processo.

Entre em contato agora mesmo e passe a contar com infraestrutura flexível, segura e altamente responsiva, que permitirá aos gestores de TI tomar as melhores decisões para guiar a sua empresa rumo ao sucesso.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: