Big Data Analytics: você sabe o que é?

Home Big Data
Big Data Analytics: você sabe o que é?

Big Data Analytics: você sabe o que é?

O Big Data Analytics permite que empresas trabalhem com grandes quantidades de dados, que são usados para ajudar no desenvolvimento de estratégicas empresariais.

É um termo recente, que ainda pode causar confusão entre alguns profissionais. Por isso, vamos mostrar neste artigo o que é Big Data Analytics, suas vantagens e qual a melhor solução para a implantação de um projeto desse tipo em sua empresa. Acompanhe!

O que é, exatamente, Big Data Analytics?

O conceito se refere a um tipo de análise que envolve uma grande quantidade de dados, tentando encontrar padrões e correlações entre eles. Esses números podem ser estruturados ou não.

Também é comum afirmar que a Big Data Analytics se caracteriza por 3 “Vs”:

  • volume: a quantidade de dados trabalhada é enorme, sendo comum que empresas trabalhem hoje com terabytes ou petabytes de informações;
  • variedade: os dados não precisam estar apenas em tabelas com números ou palavras. As análises de Big Data de hoje envolvem fotos, vídeos, conteúdos de redes sociais, etc;
  • velocidade: todos esses dados precisam ser coletados e processados numa grande velocidade. A periodicidade de coleta e processamento de dados evoluiu tanto que já é possível realizar análises em tempo real.

Qual o objetivo?

Os objetivos dos projetos de Big Data variam de acordo com o tipo de negócio, mas eles podem ser divididos em dois tipos:

Objetivos específicos

Uma análise que é feita para responder uma determinada questão de relevância da empresa, como, por exemplo, uma pesquisa de dados demográficos e econômicos para determinar onde instalar um novo hotel de uma grande cadeia.

Objetivos em aberto

Este tipo de observação envolve o monitoramento de um conjunto de dados para que estes lhe deem insights no futuro. Por exemplo, a mesma rede de hotéis pode monitorar as avaliações em sites de viagem para identificar pontos positivos e negativos de seu serviço.

Quais as vantagens?

Entre as maiores vantagens, podemos identificar:

  • redução de custos: apesar dos gastos com o investimento inicial, que podem ser altos no caso da empresa construir sua própria infraestrutura para trabalhar com Big Data, a análise permitirá que os executivos tomem decisões mais racionais e econômicas no futuro;
  • melhoria no desenvolvimento de produtos e serviços: a análise é muito utilizada para compreender o consumidor, o que leva a empresa a criar novidades mais apropriadas para eles;
  • identificação de novas oportunidades: as decisões sobre novos negócios ou mudanças na empresa são mais bem avaliadas se utilizarem Big Data.

Como implementar os projetos?

Em primeiro lugar, os projetos de Big Data não devem ser encarados apenas como algo de interesse no setor de TI, mas de toda a empresa. Esses métodos devem servir a estratégias desenvolvidas pelos chefes executivos da companhia.

Os projetos devem ser iniciados a partir da determinação de objetivos claros, e a empresa deve contar com uma equipe específica para a análise. Além disso, a implementação das práticas deve seguir uma abordagem iterativa.

A companhia precisa começar com casos específicos, antes de expandi-los à medida em que a equipe adquire mais conhecimentos. De maneira geral, o Big Data Analytics deve se tornar parte da cultura da empresa, se transformando numa atividade rotineira.

Do que se trata o Big Query, a solução de Big Data do Google?

Uma das melhores soluções para a implementação de seus projetos de Big Data é investir no Big Query, um produto do Google. A redução de custos é uma das grandes vantagens do Big Query, já que, com ele, sua empresa só precisa pagar pela quantidade de dados processados pela infraestrutura do Google.

Além de cuidar da escalabilidade, o Google encripta, replica e guarda os dados de sua companhia para aumentar a durabilidade das informações. O compartilhamento e o trabalho colaborativo também são facilitados pelo uso dessa ferramenta, integrando ao Google Cloud e a outros programas.

Você viu neste artigo o que é Big Data Analytics, os motivos pelos quais ele é importante para uma empresa e como implantar esse projeto onde você trabalha. Para se aprofundar ainda mais no assunto, saiba como o Big Data pode melhorar suas vendas!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: