Por que usar o Big Data na indústria da construção civil?

Home Big Data
Por que usar o Big Data na indústria da construção civil?

Por que usar o Big Data na indústria da construção civil?

Você já ouviu falar em Big Data na construção civil? Essa é uma tendência na indústria que as principais construtoras e empresas do setor precisam conhecer para se manterem atualizadas e competitivas.

Big Data é um termo em inglês que em tradução literal significa “grandes dados”. Ele faz referência a uma quantidade gigantesca de conteúdo disponível no mercado atual que pode ser usada para otimizar as decisões de negócio, reduzir custos e aumentar sua eficiência. Diversas empresas já possuem casos de sucesso que são referência dessa prática.

Existem diversos meios de usar essa ferramenta no mercado. Por isso, colocamos abaixo os melhores benefícios do Big Data na construção civil. Confira!

Otimização de projetos

O primeiro uso possível de Big Data na construção civil é para otimização de projetos, em termos de previsão de cronograma, compra e uso de materiais, definição de tipos de obras e planejamento em geral.

Os dados históricos da empresa, em conjunto com dados disponíveis no mercado sobre construções e um maquinário com sistemas inteligentes, permite que as previsões de projetos e uso de recursos sejam otimizados, entregando melhores projetos, com custos menores.

O mais importante é que usando sistemas inteligentes de análise de dados é possível fazer inúmeras previsões e identificar a que melhor se adequa aos objetivos de cada projeto. Um exemplo disso é analisar o tipo de perfil de cliente de uma região, os projetos já existentes na área e dados de vendas para definir quais tipos de finalizações e funcionalidades são necessárias em cada obra.

Aumento da sustentabilidade

O termo sustentabilidade já é uma tendência em praticamente qualquer indústria, inclusive na construção civil. O uso e desenvolvimento de soluções ecologicamente corretas é um dos objetivos principais das maiores empresas do setor, porém essas práticas não são amplamente utilizadas devido a custos, normalmente maiores do que os materiais tradicionais.

Uma forma de criar projetos mais sustentáveis sem ter que aumentar seu orçamento é usar o Big Data para otimizar o uso de materiais, profissionais e maquinários. Soluções inteligentes analisam dados e identificam pontos de ineficiência que podem ser melhorados, evitando, por exemplo, desperdício de água e eletricidade. Dessa forma, um projeto feito com ajuda da análise de dados pode reduzir os custos de uma obra.​

Além disso, é possível adicionar a inclusão de sistemas inteligentes nos projetos finalizados, como eletricidade com base em energia solar e sistemas de irrigação com água de reuso. Essas funcionalidades tendem a aumentar o valor do projeto, compensando os custos.

Atendimento mais eficiente

Outro benefício do Big Data na construção civil é o desenvolvimento de um atendimento mais eficiente. As máquinas e aparelhos usados nas obras estão mais atualizados e contam com sistemas inteligentes que interpretam os dados de uso e apresentam previsões mais claras de seus projetos. Os sistemas usam tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning.

Dessa forma, os cronogramas apresentados tendem a ser mais precisos, sem criar as contínuas frustrações por atrasos em obras e necessidade de aumento no orçamento. O alinhamento feito com clientes e pessoas envolvidas em cada projeto é facilitado.

Além disso, os dados podem ser usados na gestão da empresa, otimizando ações de marketing e relacionamento. Pode-se, por exemplo, estudar melhor a cartela de clientes e identificar um perfil padrão, melhorando a busca por novos clientes e sua satisfação com os projetos.

Redução de custos

Por fim, todas essas mudanças e benefícios resultam no objetivo principal de qualquer empresa: a redução de custos. Com projetos otimizados, feitos em tempo menores e mais eficientes, sua empresa elimina desperdícios que geram prejuízos e reduzem sua lucratividade. O retorno sobre investimento aumenta quando sistemas inteligentes são adotados.

Fica claro que o Big Data é uma tendência importante para esse setor. Empresas que adotam essas soluções melhoram seus projetos e garantem benefícios fundamentais para competir em um mercado cada vez mais concorrido.

Se você gostou de saber como usar o Big Data na construção civil e melhorar seus resultados, não deixe de assinar nossa newsletter e se manter atualizado!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: