Como saber se minha gestão de TI é ineficiente?

Home Managed Services
Como saber se minha gestão de TI é ineficiente?
gestão de ti

Como saber se minha gestão de TI é ineficiente?

A gestão de Tecnologia da Informação (TI) é essencial para o crescimento da empresa, pois é esse setor que fornece os equipamentos, mantém as máquinas funcionando, instala e atualiza aplicações, sistemas, soluções etc. O departamento é responsável pelos processos organizacionais, assim como por toda a infraestrutura de TI, de modo que ocupa uma posição estratégica.

A transformação digital modificou praticamente todos os modelos de negócios, além de melhorar consideravelmente a performance das empresas de todos os ramos. Ela fez com que a gestão de TI se tornasse ainda mais relevante para os empreendimentos que precisam manter os fluxos de trabalho eficientes, monitorar os resultados e eliminar os gargalos.

Neste conteúdo, você descobrirá como funciona a gestão de TI e como é possível identificar se ela é ineficiente ou não! Aproveite as dicas fornecidas ao longo do post!

Como funciona a gestão de TI?

O sucesso de um negócio depende da comunicação e de uma série de outros fatores, como a automatização dos processos e a adesão às práticas da Era Digital. O uso de ferramentas para a captação de dados em tempo real e de tecnologias que geram relatórios para a obtenção de insights também depende da gestão de TI.

Exposição dos dados

O gerenciamento de TI conecta os colaboradores com clientes, fornecedores e parceiros por meio de uma série de soluções tecnológicas. Mas para que a tecnologia funcione com perfeição, os gerentes precisam ser eficientes, inclusive para evitar a exposição de dados, erros na comunicação interna e falhas graves que geram prejuízos inestimáveis.

Capacidade de resposta

A ineficiência na gestão de TI pode trazer graves consequências para os negócios. Contudo, saiba que é possível identificar se o gerenciamento é ineficiente ou não, pois isso afeta a capacidade de resposta da empresa e permite que os times compreendam de forma incorreta o que precisa ser feito. Quando isso ocorre, é necessário reestruturar o setor de TI.

Tentativas de invasão

O gerente de TI é o profissional responsável pela proteção dos dados, razão pela qual ele deve conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados. Com isso, poderá oferecer ambientes seguros aos usuários e evitar o recebimento de multas pela organização. Se você identificar tentativas de invasão de rede na empresa, é muito provável que a gestão esteja sendo ineficiente.

Por que a gestão de TI é tão importante?

A gestão de TI eficiente é muito importante para empresas de pequeno, médio e grande porte. Os profissionais desse setor mantêm os dados dos clientes, fornecedores e parceiros em segurança e evitam muitos transtornos. Caso os dados cheguem a vazar devido às falhas humanas ou vulnerabilidade técnica, o negócio perde a sua credibilidade no mercado.

A eficiência da TI é medida pela coleta, armazenamento e processamento das informações que servem para a geração de insights e para a tomada de decisões mais assertivas. Um sistema suscetível aos ataques cibernéticos, vazamentos, perda de dados e outros problemas técnicos é o resultado de uma gestão de TI ineficiente.

Um gerenciamento eficiente produz as seguintes vantagens:

  • melhora os resultados da empresa;
  • aperfeiçoa os relacionamentos com os clientes;
  • aumenta as vendas de serviços ou produtos;
  • aprimora a comunicação interna;
  • favorece a gestão dos funcionários.

Se a gestão de TI é eficiente, os processos precisam ser mais lucrativos e gerar menos custos, bem como devem estar protegidos de pessoas mal-intencionadas. O departamento de TI também integra os demais setores administrativos e operacionais de uma organização. Preste atenção nas rotinas para verificar se os colaboradores conseguem receber e transmitir suas mensagens.

Como a empresa identifica a ineficiência da gestão de TI?

Entenda que a gestão de TI não é infalível, pois tem as suas sensibilidades e pode falhar. O gestor não pode fazer de conta que não percebe esses problemas e deixar que eles se transformem em dificuldades insolúveis. Você pode evitar prejuízos na empresa, destruir os obstáculos e erradicar problemas. Veja a seguir como identificar a ineficiência em TI!

Analise os problemas de comunicação interna

A comunicação interna ineficiente poderá gerar falhas durante a troca de informações pelos times. Além do mais, a ineficiência atrasa os processos, aumenta os custos das operações, gera retrabalhos e causa muitos transtornos aos colaboradores. O gerenciamento eficiente, por sua vez, elimina os ruídos na comunicação e mantém as equipes engajadas.

Observe o gerenciamento dos ativos

Observe o gerenciamento dos ativos e fique atento à quantidade de itens passivos e ativos tecnológicos que a sua empresa tem. O gestor de TI é o responsável por providenciar a criação de uma lista de bens, como dispositivos, impressoras, câmeras, softwares, programas, licenças, banco de dados, computadores, servidores, sistemas, soluções, entre outros.

A ausência de controle dos ativos de TI impede a identificação da necessidade de manutenção preventiva, bem como atrapalha as decisões para a troca de equipamentos, realocação de recursos ociosos ou atualização de soluções ou sistemas. O gerenciamento de TI que mantém o foco nos bens da empresa oferece alta performance, segurança e eficiência.

Mapeie problemas com a segurança da informação

Faça o mapeamento dos problemas que ocorrerem relacionados à segurança da informação. Os gestores trabalham com diversos tipos de dados que podem ser sensíveis ou não para embasar as suas tomadas de decisão. Os profissionais utilizam projetos, informações bancárias, folhas de pagamento, relatórios, análises e uma série de documentos que são visados pelos cibercriminosos.

Desse modo, é preciso eliminar qualquer possibilidade de vazamento dessas informações. Afinal, se esses dados forem acessados por um hacker, a empresa terá um sério problema, pois até os seus clientes poderão ser afetados. Os dados sequestrados apontarão as falhas na gestão de TI, e o sucesso do empreendimento poderá ser comprometido com o pagamento de multas elevadas.

Verifique as soluções em nuvem

Priorize as soluções em cloud computing, visto que elas permitem o uso de ambientes virtuais mais seguros e ajudam as organizações a corrigir com agilidade as falhas de hardware e software. O armazenamento dos dados, as plataformas remotas, as aplicações e os sistemas integrados na nuvem são ótimos aliados dos gestores de TI.

Avalie as perdas financeiras

A gestão de TI não é apenas mais um custo. Observe o retorno dos investimentos feitos nessa área, pois apesar de os recursos não serem baratos, trarão melhores resultados e aumentarão a eficácia das operações. Entretanto, se a empresa tiver apenas perdas financeiras, significa que é necessário promover alguma mudança. Faça uma revisão dos processos, procure alternativas e crie políticas internas.

Agora você já sabe se a gestão de TI é ineficiente! Para mudar esse cenário e transformar o gerenciamento desse setor em um processo eficiente e assertivo na empresa, é necessário usar as ferramentas certas. Procure migrar os seus dados para uma infraestrutura na nuvem, utilize soluções em cloud e aproveite os serviços de gestão que a SantoDigital oferece!

Gostaria de continuar aprendendo? Então siga em frente e conheça o nosso post que fala sobre os benefícios da cloud computing para a gestão de TI!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: