Governança em TI: entenda as principais práticas para alavancar negócios

Home Big Data
Governança em TI: entenda as principais práticas para alavancar negócios

Governança em TI: entenda as principais práticas para alavancar negócios

Nos últimos anos, termos como Big Data, Internet das Coisas e Indústria 4.0 passaram a figurar constantemente no ambiente corporativo. Esses são apenas alguns dos frutos da transformação digital, que revolucionou a forma como as empresas operam. Nesse novo cenário, a governança em TI torna-se essencial para alinhar os recursos tecnológicos com as estratégias de negócio.

De forma simplificada, isso significa que, para sua empresa alavancar os negócios é preciso mais do que implementar soluções tecnológicas eficazes.

É necessário, antes de mais nada, planejamento e análise crítica para identificar as ferramentas e tecnologias que oferecem os melhores resultados, de acordo com a sua realidade.

Continue a leitura para entender mais sobre o que é a governança em TI, sua importância e as principais práticas que devem ser adotadas para alavancar negócios.

O que é governança em TI?

A Gartner define governança em TI como “os processos que garantem o uso eficaz e eficiente da TI, permitindo que uma organização alcance seus objetivos.”

Em outras palavras, pode-se dizer que trata-se de uma estrutura formal que garante que os sistemas e infraestruturas de TI forneçam o valor que uma organização precisa, além de limitar os riscos associados a eles.

Isso envolve, dentre outras coisas, análise do Retorno do Investimento, ROI,  estratégia de continuidade dos negócios, adequação a leis e regulamentos e muito mais.

Por que a governança em TI é importante?

Uma vez que a tecnologia da informação é hoje um dos pilares essenciais para o sucesso das empresas, ter uma governança em TI é fundamental.

É ela que cria uma estrutura para a implementação de políticas, processos de negócios e controles para, efetivamente, oferecer suporte a todos os serviços que um departamento de TI fornece.

Sem dúvidas, as empresas que possuem diretrizes sobre como incorporar a tecnologia em seu negócio estão muito mais preparadas para inovar e extrair o melhor a TI tem a oferecer.

Quais as melhores práticas para alavancar negócios?

De fato, existem diversas práticas que podem ser incorporadas à sua governança em TI para que sua empresa consiga alavancar negócios fazendo um uso criterioso e bem planejado da tecnologia. Confira algumas das mais importantes.

Alinhamento estratégico de TI

O alinhamento estratégico de TI garante que os serviços e investimentos de TI atendam aos objetivos de negócios resultantes do planejamento estratégico.

Hoje, uma das principais ações nesse sentido é a migração de infraestrutura e sistemas para a nuvem.

A Cloud Computing, dentre outros benefícios, permite que as empresas se adaptem rapidamente a grandes mudanças. Ou seja, torna possível alinhar a infraestrutura e demais recursos à diferentes volumes de demanda de forma rápida e fácil.

Essa escalabilidade permite que sejam traçadas metas ambiciosas, sem a necessidade de investimento inicial infraestrutura local.

Além disso, torna-se muito mais fácil responder a demandas sazonais ou inesperadas, uma vez que, em sua grande maioria, os serviços em nuvem são cobrados por uso.

Análise do retorno do investimento

O departamento de TI demonstra valor para os departamentos quando conclui os projetos conforme especificado, dentro do prazo e dentro do orçamento.

Outra forma de agregar valor é melhorar a satisfação do cliente, oferecendo soluções que valorizem a experiência de compra e a relação dos consumidores com a marca.

Por isso, é fundamental analisar criticamente o retorno dos investimentos em TI, para que sua empresa possa destinar os recursos financeiros da melhor maneira possível.

Atualmente, as soluções em nuvem têm apresentado o melhor ROI para as empresas, uma vez que favorece à redução de custos e ao aumento da produtividade.

Gerenciamento de riscos

A governança em TI não está focada no gerenciamento de riscos em si, mas sim nos controles e políticas internas que permitem que o departamento de TI possa avaliar e limitar os muitos riscos relacionados ao uso da tecnologia.

Isso inclui, por exemplo, estratégias para adequação a leis e regulamentos, como a LGDP, estipulação de treinamentos sobre segurança da informação para colaborares, etc.

Aqui também se faz necessária a elaboração de um plano para recuperação de desastres e continuidade dos negócios.

Nesse sentido, a nuvem pode ser uma grande aliada das empresas. Soluções robustas, como o Google Cloud Platform, oferecem recursos de segurança avançados, além de contar com infraestrutura e configuração adequadas para lidar com todos os tipos de ameaça.

Medição de desempenho

A medição de desempenho demonstra o quão bem a TI cumpre seus objetivos e identifica áreas onde são necessários investimentos ou reformulações para entregar melhores resultados.

De fato, o acompanhamento do desempenho é o fator que permite a contínua melhoria organizacional e garante que a alavancagem dos negócios seja uma constante.

Quando sua empresa migra para a nuvem, é possível determinar os índices aceitáveis de desempenhos dos serviços contratados, por meio de Acordo de Nível de Serviço (SLA, na sigla em inglês).

Assim, você consegue ter a garantia que suas aplicações críticas apresentarão desempenhos alinhados com as necessidades e objetivos do seu negócio.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a governança em TI, sua importância e as principais práticas que ajudam a alavancar negócios.

Como você pôde perceber, a Cloud Computing está alinhada com as melhores práticas que permitem que sua empresa utilize os recursos tecnológicos da melhor maneira possível.

Para isso, é necessário escolher o provedor adequado para a sua empresa que, essencialmente, é aquele que está alinhado com os seus requisitos de segurança, desempenho e suporte.

A SantoDigital é uma parceira do Google que oferece soluções em nuvem sob medida para todos os tipos de negócio.

Entre em contato conosco e descubra nossas soluções para ajudar a sua empresa a ter melhores resultados com sua TI.

Aproveite e descubra também como monitorar os custos de sua infraestrutura de TI de forma assertiva!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: