Veja como o Google Workspace pode ajudar na gestão de TI

Home Google Workspace
Veja como o Google Workspace pode ajudar na gestão de TI
gestão de ti

Veja como o Google Workspace pode ajudar na gestão de TI

A cada dia que passa, mais sistemas estão atrelados a novos recursos tecnológicos que acabam por facilitar — e às vezes até extinguir — tarefas cotidianas nos escritórios e, inclusive, na gestão de TI das empresas.

Essas mudanças também podem causar novas lacunas e situações que pedem por novos processos, novos tipos de profissionais e de serviços prestados, novas áreas de estudo, entre outros detalhes não menos importantes. São espaços que precisam ser preenchidos de acordo com o surgimento das inovações dessas áreas.

Uma das mais afetadas, a Tecnologia da Informação (TI) é responsável pelo gerenciamento das informações de um determinado sistema ou de uma determinada empresa. Para qualquer projeto que envolva o uso de várias tecnologias e tipos de dados diferentes, é necessário que haja um gerenciamento desses recursos para um bom andamento e crescimento do negócio.

Para o cumprimento dessa missão, temos a área de gestão de TI trabalhando a todo vapor, tendo como foco tanto a manutenção desses sistemas de dados e das suas tecnologias quanto a otimização e o controle dos serviços que são operados durante seu funcionamento.

No cumprimento de tais tarefas, são utilizados alguns recursos que possibilitam o envolvimento e o gerenciamento de toda a equipe, facilitando a comunicação e o compartilhamento de dados entre todos os colaboradores.

Um desses recursos é o Google Workspace, uma plataforma multisserviços que pode ajudar muito na gestão de TI em todo tipo e tamanho de empresa. Se você quer saber mais sobre como inovar a comunicação e o compartilhamento de dados em diversos setores da sua organização, acompanhe nosso artigo e confira as últimas novidades que a SantoDigital traz para você!

Como o Google Workspace pode ajudar na gestão de TI?

O Google Workspace tem uma série de pacotes de serviços criados especialmente para que o cotidiano de suas equipes seja agilizado de forma contínua. Isso é ainda mais necessário na área de gestão de TI, pois é uma das áreas da empresa que mais sofrem modificações constantes devido aos avanços tecnológicos.

A implementação desses recursos servirá para otimizar os processos internos e externos de gerenciamento que envolvam tecnologia e fluxo de dados dentro e fora da empresa.

Para que possamos explorar as possibilidades e oportunidades que o Google Workspace pode trazer às nossas equipes e gestores, trazemos a seguir algumas questões que devem ser levadas em conta na hora de escolher esse recurso.

Organização da rotina na gestão de TI

Pelos serviços utilizados estarem dentro de uma mesma plataforma, a organização de suas equipes é bastante otimizada. Os diversos serviços variam entre o Google Agenda, o Google Calendário, o Gmail, o Google Docs, o Google Drive, entre outros. A plataforma permite que todos esses serviços estejam integrados entre si.

Essa integração acaba, portanto, facilitando muito a organização pela equipe de gestão, pois é realizada de forma automatizada, sem necessidade de supervisão ou de um controle pessoal por parte de um gestor para cada tipo de serviço ou ferramenta. 

Otimização de recursos

O Google Workspace facilita a otimização dos recursos de sua empresa por não exigir a compra de vários serviços e softwares que correm o risco de nunca serem utilizados. Além disso, como toda a estrutura está hospedada em nuvem, as equipes de TI não se ocuparão mais com atualizações ou bugs nos softwares, nem mesmo com problemas no hardware — tudo isso fica por conta do serviço do Google Cloud.

Isso certamente trará uma economia de tempo e de recursos, deixando uma margem para otimizações de outros processos internos que poderão facilitar ainda mais o andamento dos negócios. Com isso, barateiam-se custos e promovem-se melhorias no serviço prestado, tudo ao mesmo tempo.

Controle unificado das políticas de uso

Com o Google Workspace é possível que uma única conta controle todos os usuários de uma equipe. Por exemplo, o administrador responsável pelo sistema é capaz de modificar as políticas de uso ou alterar alguma configuração de acesso disponível para determinados usuários por meio de um painel.

Com isso, é garantido, também, o compliance, podendo ser utilizado até mesmo em caso desses recursos serem disponibilizados aos clientes. Tudo para promover a privacidade, a qualidade na prestação do serviço e a sua segurança ao lidar com dados importantes e sigilosos.

Arquivos salvos automaticamente

Pelo serviço disponibilizado pelo Google Workspace estar hospedado em nuvem, sua equipe de gestores acaba por não ter mais a necessidade de realizar backups regulares. A facilidade da tecnologia faz com que qualquer alteração realizada em um arquivo seja compartilhada instantaneamente.

Além dessa vantagem no compartilhamento, a plataforma conta com recursos de salvamento automático, assim como controles de versão dos documentos. Enfim, chegou a hora da gestão de TI dar adeus aos problemas com organização e corrompimento de arquivos. Tudo fica mais fácil com o Google Workspace.

Como a SantoDigital pode ajudar a minha empresa a dar os primeiros passos com o Google Workspace ?

Para que sua equipe possa ficar cada vez mais ágil com o uso dos recursos disponibilizados pelo Google Workspace, é necessário realizar sua implementação. Essa tarefa necessita de uma equipe preparada e com muita atenção, principalmente nas questões que envolvem a integração dos aplicativos de terceiros e os sistemas convencionais já utilizados pela empresa.

Saiba que isso é tudo de melhor que a SantoDigital, como umas das maiores parceiras do Google Cloud no Brasil, pode oferecer para você. Nossos colaboradores possuem a experiência necessária para fazer essa migração da maneira mais produtiva possível para seu negócio progredir além dos concorrentes.

Como vimos no decorrer do artigo, o Google Workspace é uma plataforma robusta e completa que pode agregar muito à agilidade de organização das equipes. Isso gera um alívio no setor de gestão de TI, trazendo sua empresa para mais perto das possibilidades inovadoras que a tecnologia vem oferecendo.

Quer saber mais sobre a integração desses recursos e melhorar a gestão de TI de sua empresa? Acesse nosso artigo sobre Quais os benefícios da Cloud Computing para a gestão de TI? Aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo e passe a contar com infraestrutura flexível e responsiva sem deixar a segurança em segundo plano — permita aos seus gestores de TI tomarem as melhores decisões, guiando a sua empresa rumo ao sucesso!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: