Entenda como melhorar a comunicação interna na empresa

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Entenda como melhorar a comunicação interna na empresa

Entenda como melhorar a comunicação interna na empresa

Nos dias de hoje, comunicação é a palavra de ordem. Seja com os clientes, com os fornecedores ou com os funcionários, a troca de mensagens deve ser feita de forma clara e objetiva para que todos consigam se entender. Um erro muito comum que as organizações cometem é pensar e trabalhar a comunicação apenas no ambiente externo, esquecendo-se de como é importante fazê-la também internamente. Como forma de melhorar a comunicação interna, evitando rumores e estimulando o envolvimento dos colaboradores, podemos lançar mão de algumas políticas internas.

Sabia que uma comunicação interna reflete positivamente nas vendas, na procura de mais clientes e até na administração do negócio? Neste artigo, acompanhe algumas ferramentas que poderão ser implementadas na sua organização, de modo a melhorar a comunicação interna!

Trabalhar a consciência coletiva

Melhorar a comunicação interna não significa, necessariamente, grandes investimentos em ferramentas complexas e sofisticadas. Uma simples mudança de hábito, na própria convivência, já é capaz de alterar rotinas, minimizar erros de interpretação e melhorar o clima organizacional.

É preciso que os colaboradores entendam e tenham consciência da importância da interação entre eles. Isso impulsionará a produtividade, melhorando este indicador.

Incentivar o compartilhamento

Toda organização deve incentivar a troca como uma das atividades da comunicação no ambiente corporativo. Práticas, procedimentos, informações gerais: tudo o que for útil ao desenvolvimento das atividades da empresa deve ser de conhecimento de todos. Para isso, pense em canais de divulgação que sejam de fácil acesso ao seu grupo, como e-mails, jornal mural e redes sociais corporativas.

Estimular a troca de mensagens instantâneas

Adotar ferramentas de troca de mensagens instantâneas pode ser um facilitador dentro da empresa. A comunicação em tempo real faz com que os colaboradores se sintam estimulados a compartilharem e a interagirem.

O Google Hangout, é uma alternativa interessante para aproximar gestores de seus funcionários e torná-los acessíveis. Essa plataforma permite, além da troca de mensagens instantâneas escritas, chat de vídeos.

Utilizar agendas online compartilhadas

Esta é uma excelente ferramenta para que todos os funcionários tenham conhecimento das atividades realizadas pelos seus gestores e pelo restante da equipe. Aqui, a Google também oferece uma grande alternativa!

Pelo Google Agenda, é possível visualizar tarefas, sugerir edições, deixar comentários ou adicionar outras atividades. Inclusive, a ferramenta é eficaz para funcionários que dividem as mesmas tarefas.

Fazer reuniões objetivas

Todo mundo que participa de reuniões, pelo menos uma vez na vida, já teve a sensação de que ela não estava atendendo às expectativas. Neste ambiente, os colaboradores também devem ser estimulados a falarem.

Um ponto importante para que uma reunião seja eficaz é estabelecer uma pauta enxuta, com uma linguagem clara e objetiva. Algumas empresas realizam reuniões com os presentes de pé, evitando prolongamentos.

Usar a newsletter como forma de divulgação

Esta é uma ótima forma de manter os funcionários informados sobre as principais questões de uma empresa: novos contratos e parcerias, informações gerais, satisfação, reclamação dos clientes ou o que for importante que todos tenham conhecimento. É fundamental envolver alguns colaboradores nas notícias para dar unidade ao informativo e não passar a ideia de mero informe publicitário. Uma newsletter deve ser periódica, possuir linguagem de fácil entendimento e não ser longa.

Estimular o uso da intranet

Dentro do próprio site da empresa, pode ser criada uma página exclusiva para os colaboradores, de forma que eles acessem com seu login e senha, independente de onde estiverem e terem acesso às informações da organização. Essa é uma ferramenta eficaz para, por exemplo, avisar funcionários e gestores sobre alterações estratégias ou políticas da empresa. Importante que a intranet não substitua outras formas de comunicação.

Disponibilizar caixas de sugestões

Muitas pessoas têm receio de exporem sua opinião e serem punidas por isso. Pela caixa de sugestões, os empregados podem fazer suas pontuações de forma anônima.

É ideal para ambientes de trabalho mais conturbados. Os gestores devem estimular que os colaboradores escrevam suas críticas e suas sugestões. É importante que a empresa, de alguma forma, dê uma resposta às questões levantadas, podendo fazê-la pelos informativos.

Entregar cartilhas para novos funcionários

Uma comunicação interna eficaz é imprescindível para o desenvolvimento de uma empresa. Por meio dela, os funcionários ficam bem informados e confiantes, alcançando uma maior produtividade.

Estes documentos são fundamentais para que o colaborador tenha acesso às regras e às políticas da empresa. Além disso, é uma ferramenta que dará mais confiança àquele que está chegando. Na cartilha, estimule a comunicação e mostre quais os canais adequados para a troca de informação.

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Tem outras dicas de como é possível melhorar a comunicação interna nas organizações? Fique à vontade para contribuir pelos comentários!

photo credit: Internet computer business via photopin (license)

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