A comunicação da sua empresa está segura?

Home Gmail
A comunicação da sua empresa está segura?

A comunicação da sua empresa está segura?

E-mails e documentos vão e vêm em uma constância enorme dentro de uma empresa. No cotidiano dos funcionários, a comunicação se faz necessária para que as atividades funcionem da melhor maneira possível. E, nessas mensagens, muitas informações importantes circulam.

Por isso, é preciso ter muita atenção quando se trata da segurança da comunicação da sua empresa. Há dados e conteúdos que são sigilosos e estritamente internos, e devem permanecer privados, acessíveis apenas às pessoas que estão envolvidas. Afinal, você não quer que informações valiosas vazem para fora da sua companhia, ou mesmo que certos dados se percam, não é mesmo?

Se você nunca prestou muita atenção nisso, é bom começar. Será que a comunicação da sua empresa está segura?

Na tela, no papel

A comunicação empresarial envolve informações relevantes cuja perda pode ser catastrófica. Antes de pensar em ameaças externas, é importante considerar falhas e erros internos.

Por isso, os funcionários de uma empresa devem ter na cabeça que, da mesma forma que documentos físicos podem se perder, arquivos virtuais também são suscetíveis a isso, seja por problemas na máquina ou por erro de alguém que os apaga. A solução é simples: unir os mundos físico e virtual.

Qualquer e-mail com contratos, documentos ou informações importantes precisa ser salvo e guardado com cuidado. Da mesma forma, papéis e pastas devem ser escaneadas e salvas. Fazer backup em locais como o Google Drive é uma ótima opção. A comunicação na sua empresa fica muito mais segura assim.

Segurança na rede

a-comunicacao-da-sua-empresa-esta-segura-1

No entanto, nem sempre é simples manter a segurança quando se trata do meio virtual. São notórios os casos de espionagem, vazamento de informações e invasões de hackers em todo o mundo.

Não à toa, neste ano a Google promoveu uma importante mudança no seu e-mail, o Gmail, que passou a utilizar comunicações criptografadas entre seus servidores. Para isso, começou a usar, de forma contínua, a conexão encriptada https, que impede o grampeamento de mensagens que vão e vêm entre o usuário e servidores do Gmail, independentemente da rede ou do aparelho utilizado.

Além disso, você pode utilizar mais recursos voltados especificamente para a segurança na sua troca de e-mails. Dentre eles, estão o  S/MIME e o programa MAV Mail Security, que criptografam as mensagens, impedindo que elas sejam lidas por quem não está envolvido na comunicação.

Mobilidade sem riscos

Nos tempos atuais, é importante pensar também nos riscos envolvidos no uso de aparelhos móveis conectados à internet, como smartphones e tablets. Na correria do dia a dia, são ótimos para enviar e-mails e mensagens – mas também requerem cuidados.

O aplicativo Sicher!, voltado para os sistemas Android e iOS, usa criptografia ponto a ponto e tem o recurso de autodestruição. As informações armazenadas podem, além disso, ser codificadas. O Chadder, também presente nos dois sistemas, funciona de forma semelhante, com a criptografia sendo feita no próprio aparelho.

Tomando esses cuidados, a comunicação da sua empresa se tornará muito mais segura, tanto em termos de evitar perda de dados quanto de suas mensagens serem lidas por quem não deve.

Você conhece algum outro recurso interessante quando o assunto é a segurança da comunicação empresarial? Compartilhe com a gente por meio dos comentários!

Artigos relacionados:

Google Drive: seu aliado no dia a dia

Há segurança na nuvem?

photo credit: via photopin

 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: