5 dicas para fazer backup de forma efetiva na empresa

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5 dicas para fazer backup de forma efetiva na empresa
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5 dicas para fazer backup de forma efetiva na empresa

Com os avanços tecnológicos, muitos trabalhos que antes eram realizados de maneira presencial foram automatizados.

Além disso, diversas atividades estão sendo feitas na modalidade home office, razão pela qual o backup das informações passou a ser algo ainda mais essencial para o bom andamento dos negócios empresariais.

Já existem muitas pessoas que conseguem salvar as informações com agilidade, enquanto outras veem o backup como algo complicado e que não precisa ser realizado.

Mas o ideal é que seja organizada uma rotina de backup, na qual sejam armazenados todos os dias os documentos, imagens, áudios e fotos.

Deseja saber mais sobre o backup? Confira este conteúdo!

Entenda qual é a importância de ter um plano de backup na empresa

O backup nada mais é do que uma cópia de todos os arquivos importantes que estão salvos em um computador, tablet, celular, câmera ou outro dispositivo que tenha espaço de armazenamento.

Ele pode ser feito de maneira automática ou manual, sendo que este é o mais comum. O usuário envia os dados que deseja guardar para um pendrive, DVD, ambientes em nuvem ou HD externo.

Os ambientes de nuvem estão sendo muito utilizados, pois o processo é automatizado e permite recuperar arquivos que foram excluídos.

Porém, nas versões gratuitas, não é possível salvar grande quantidade de informações, e o HD externo oferece maior espaço de armazenamento.

Vale salientar que o backup é de extrema importância para o bom andamento dos negócios.

Compreenda quais são os benefícios de fazer o backup dos dados

Fazer uma cópia dos dados melhora o fluxo de trabalho e aumenta a segurança empresarial. As informações são mantidas em um local de armazenagem e poderão ser acessadas quando houver necessidade.

Veja, abaixo, quais são os benefícios que ficam à disposição das empresas que fazem o backup!

Poupar espaço no computador

A tecnologia está evoluindo rapidamente e o armazenamento de informações se tornou fundamental para que as pessoas consigam acessar documentos e imagens sempre que precisarem.

Quando os arquivos são salvos no computador, celular ou outro dispositivo, uma quantidade de espaço é utilizada, e isso causa lentidão.

Com a prática regular de backups, é possível poupar espaço na memória desses dispositivos e permitir que eles tenham um melhor desempenho sempre que estiverem sendo utilizados.

Nunca mais perder um arquivo

Todo aparelho, seja ele um celular, seja um computador ou outro dispositivo, pode ser vítima de uma pane causada por quedas ou descargas elétricas.

No caso do sistema operacional, ele pode ser invadido por um vírus e seu arquivo poderá ser corrompido ou destruído em poucos minutos.

Com os dados armazenados em um ambiente distinto do que foi criado, você vai garantir que, diante de uma uma pane no sistema, todas as informações sejam guardadas e acessadas quando for necessário.

Essa vantagem vale tanto para empresas quanto para usuários domésticos.

Ter os arquivos sempre disponíveis

Assistir a filmes via USB, ouvir músicas no aparelho do carro por meio de um pendrive ou CD são atividades realizadas diariamente pela maioria das pessoas.

Os arquivos de trabalho também podem ser salvos nesses dispositivos ou na nuvem, e ficar à disposição para uso sempre que o usuário desejar.

Ter as informações armazenadas pode ajudar tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Prevenir-se contra o ransomware

O ransomware é um dos ataques digitais mais temidos por empresas de todos os portes e, inclusive, pelas pessoas que fazem o uso pessoal da Internet.

Ele é um vírus que sequestra os dados que estão alocados em um computador e só libera os arquivos para o dono mediante um pagamento. Qualquer pessoa está sujeita a esse tipo de ataque, e o backup é a única alternativa para não ter que se preocupar com isso.

Veja as 5 principais dicas para fazer um backup efetivo

Alguns métodos e formatos de backups podem ser considerados ultrapassados, ao longo do tempo, devido ao aprimoramento das soluções tecnológicas.

Saiba que a melhor defesa e a decisão mais acertada é efetuar as cópias de segurança em vários formatos diferentes. Veja, abaixo, as dicas que separamos para você executar o procedimento corretamente!

1. Escolha o método

A primeira sugestão é escolher o método que vai utilizar em sua empresa para fazer o procedimento, podendo optar por fazer backups físicos ou em cloud.

Nessa fase, é importante nomear uma pessoa para ser a responsável pelo acompanhamento das cópias de segurança e para que ela verifique periodicamente se os arquivos estão atualizados.

2. Mantenha uma política de processos de backup de dados

Empresas pequenas, médias ou grandes devem ter uma política específica para os processos de backups.

É muito comum que elas sejam solicitadas por provedores de seguros para ter a certeza de que existe um procedimento externo que valide o seguro cibernético empresarial.

3. Veja se tem capacidade para contingência

Outro detalhe importante é verificar a capacidade de contingência, pois devem ser avaliadas as quantidades de espaço de backup que estão em um hardware ou em segurança na cloud.

É muito comum que as empresas ultrapassem os limites sem perceber. Dê atenção a esse quesito e se certifique de que poderá fazer o armazenamento se a empresa gerar maiores volumes de dados em algum momento.

4. Verifique regularmente as atualizações de software

Não deixe de fazer a verificação para instalar as atualizações de software periodicamente. Esse processo é essencial para que os dados fiquem mais seguros e, até mesmo, para que o acesso a eles não seja prejudicado.

Sendo assim, procure dar os comandos necessários para atualizar os programas quando houver avisos do sistema ou programe para que seja atualizado automaticamente em determinado período.

5. Tenha um plano de recuperação de desastres (DR)

Imprevistos acontecem em qualquer empresa, e como não tem como prever essas situações, é importante ter um plano de recuperação para que os dados não sejam perdidos ou corrompidos. Podem ser definidos detalhes de procedimentos, tais como:

  • armazenamento;
  • restauração;
  • recuperação.

Geralmente, esse plano DR envolve backup em cloud, e são feitas replicações dos sistemas em provedores que garantem a disponibilização dos dados para que eles possam continuar sendo acessados.

Então, agora que você já sabe qual é a importância de fazer o backup das informações empresariais e que já teve acesso aos benefícios obtidos com o uso da ferramenta, não deixe de implementar esse procedimento em sua empresa.

Siga as nossas dicas e tenha a certeza de que o armazenamento dos dados está sendo feito de forma correta.

Gostou do nosso artigo? Veja também como funciona a arquitetura de dados, e fique por dentro de mais este assunto!

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