Quais as vantagens de banco de dados na nuvem?

Home Cloud Computing
Quais as vantagens de banco de dados na nuvem?

Quais as vantagens de banco de dados na nuvem?

Para as empresas, há inúmeras vantagens do banco de dados na nuvem. Essa solução confere, por exemplo, a possibilidade de acessar as informações a partir de qualquer lugar do mundo. Nos dias atuais, isso é altamente significativo para organizações de todos os segmentos e portes.

Além de elevar a eficiência, o banco de dados na nuvem também diminui os custos de processos e operações em longo prazo. Com efeito, quando pensamos sobre esse sistema de armazenamento, é comum que tenhamos em mente, sobretudo, a realização de backups remotos, a proteção contra ciberataques e a recuperação de desastres.

Embora esses elementos sejam de importância crucial para o seu negócio, existe uma série de outras vantagens disponíveis às empresas que optam por esse modelo, algumas das mais importantes são abordadas a seguir. Boa leitura!

Redução de riscos e maior proteção de dados

As informações se tornaram um dos principais recursos para todos os tipos de empresas. Nos ambientes competitivos cada vez mais acirrados da presente “Era da Informação”, contar com um sistema de armazenamento de dados na nuvem que integre e distribua os dados de forma eficiente é fundamental para o sucesso no mercado.

Muitos líderes empresariais ainda demonstram certo receio quanto aos sistemas de armazenamento de dados na nuvem, principalmente, em relação à segurança das informações.

Entretanto, essa solução pode trazer mais confiabilidade ao armazenamento, por meio de recursos como criptografia, firewalls avançados e senhas. Na prática, como não dependerá mais de hardwares, a organização se protege melhor contra acidentes e roubos.

Flexibilidade

Contar com um banco de dados na nuvem implica em habilitar novos módulos e disponibilizar mais espaço ao sistema. Afinal, não é preciso adquirir servidores mais potentes e discos para realizar backups de arquivos: basta contratar um plano ou negociar mais espaço com os fornecedores.

É possível migrar para a nuvem os registros de atividades dos demais setores da organização, sem, para tanto, ter de contratar um novo software. Isso confere maior flexibilidade à organização, à medida que garante a continuidade, a qualquer momento, dos serviços prestados.

Mobilidade

No bando de dados na nuvem, a distância não é um problema. Uma vez que os arquivos são hospedados na internet, todos os colaboradores (devidamente autorizados) podem acessar esses dados, seja qual for sua localização geográfica.

Essa vantagem é indicada, principalmente, para organizações com grandes estruturas internas, que operam com home office ou cujos colaboradores atuam externamente com frequência.

Esses profissionais se beneficiarão, também, da possibilidade de atuar estrategicamente, podendo acessar ferramentas cruciais, necessitando apenas de uma conexão de internet. Consequentemente, seus índices de produtividade não serão comprometidos quando estiverem fora do ambiente corporativo.

Acesso colaborativo

Os sistemas de armazenamento em nuvem permitem que os profissionais compartilhem e editem os mesmos arquivos e documentos (as informações são trocadas em um ambiente confiável, seguro e centralizado).

Consequentemente, a integração entre distintos setores é facilitada, dotando de maior agilidade a transição e a finalização das tarefas.

Cumpre ressaltar, por fim, que, ao promover e intensificar a colaboração, o banco de dados na nuvem viabiliza uma busca mais ágil por soluções inovadoras, para o atendimento de demandas.

Gostou do nosso artigo? Então que tal conferir, também, quais são as opções de bancos de dados nos serviços do Google Cloud Platform?

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: