Quais as vantagens de banco de dados na nuvem?

Home Cloud Computing
Quais as vantagens de banco de dados na nuvem?
As vantagens de banco de dados na nuvem

Quais as vantagens de banco de dados na nuvem?

Para as empresas, há inúmeras vantagens do banco de dados na nuvem. Essa solução confere, por exemplo, a possibilidade de acessar as informações a partir de qualquer lugar do mundo. Nos dias atuais, isso é altamente significativo para organizações de todos os segmentos e portes.

Quando pensamos sobre sistema de armazenamento de dados, é comum que tenhamos em mente, a realização de backups remotos, a proteção contra ciberataques e a recuperação de desastres. Mas, a possibilidade de acessar as informações a partir de qualquer lugar do mundo, também é altamente significativa nos dias atuais.

É por isso que investir em um banco de dados na nuvem se tornou uma peça importante na corrida pelo melhor desempenho e resultados. Quer saber por que? Então, confira a leitura completa deste artigo!

O que é um banco de dados na nuvem?

O banco de dados na nuvem é um conceito que está diretamente ligado ao cloud computing. Assim, podendo ser definido como o acervo de informações, aplicativos e documentos de uma empresa implementados no ambiente cloud, ou seja, no espaço adquirido pela empresa em um data center.

É, portanto, um serviço voltado para a administração dos dados e operações da empresa na perspectiva de serviços oferecidos no cloud computing. Uma arquitetura virtual para a gestão de dados.

O banco de dados na nuvem assegura as mesmas vantagens da nuvem, como flexibilidade, escalabilidade, desnecessidade de uma infraestrutura física e pagamento, de acordo com seu consumo.

Quais são os modelos de banco de dados na nuvem?

Embora o cloud computing possa apresentar inúmeras variações de modelos de bancos de dados na nuvem, existem duas alternativas principais que são mais utilizadas no mercado.

Tradicional

No modelo tradicional, temos uma infraestrutura de TI com características semelhantes a um banco de dados local, porém suas operações são totalmente virtuais.

Além disso, o gerenciamento desse recurso é de responsabilidade da empresa. É o contratante quem cuida da gestão do seu acervo, do aprovisionamento e manutenção desse banco de dados.

A boa notícia é que a empresa não precisa investir em estrutura física. Mas depende de uma equipe especializada para cuidar dos seus dados na nuvem.

DBaaS – Banco de dados como serviço

O banco de dados como serviço, por sua vez, também é uma estrutura que funciona totalmente na nuvem, especialmente baseado em serviços de SaaS (Software como Serviço) e PaaS (Plataforma como Serviço).

No entanto, a parte técnica da ferramenta fica a cargo do provedor — provisionamento, manutenção e previsão. Ademais, a empresa contratante também é beneficiada com configurações avançadas de criptografia, backup, entre outras.

Quais as vantagens de um banco de dados na nuvem?

Assim como a cultura do cloud computing, a migração para um banco de dados na nuvem traz vantagens significativas para a competitividade de qualquer negócio, sejam eles de grande ou pequeno porte. Confira alguns desses benefícios a seguir.

Redução de riscos e maior proteção de dados

As informações se tornaram um dos principais recursos para todos os tipos de empresas. Nos ambientes competitivos cada vez mais acirrados da presente “Era da Informação”, contar com um sistema de armazenamento de dados na nuvem que integre e distribua os dados de forma eficiente é fundamental para o sucesso no mercado.

Muitos líderes empresariais ainda demonstram certo receio quanto aos sistemas de armazenamento de dados na nuvem, principalmente, em relação à segurança das informações.

Entretanto, essa solução pode trazer mais confiabilidade ao armazenamento, por meio de recursos como criptografia, firewalls avançados e senhas. Na prática, como não dependerá mais de hardwares, a organização se protege melhor contra acidentes e roubos.

Flexibilidade

Contar com um banco de dados na nuvem implica em habilitar novos módulos e disponibilizar mais espaço ao sistema. 

Afinal, não é preciso adquirir servidores mais potentes e discos para realizar backups de arquivos: basta contratar um plano ou negociar mais espaço com os fornecedores.

É possível migrar para a nuvem os registros de atividades dos demais setores da organização, sem, para tanto, ter de contratar um novo software. 

Isso confere maior flexibilidade à organização, à medida que garante a continuidade, a qualquer momento, dos serviços prestados.

Mobilidade

Com os dados na nuvem, a distância não é um problema. Uma vez que os arquivos são hospedados na internet, todos os colaboradores (devidamente autorizados) podem acessar esses dados, seja qual for sua localização geográfica.

Essa vantagem é indicada, principalmente, para organizações com grandes estruturas internas, que operam com home office ou cujos colaboradores atuam externamente com frequência.

Esses profissionais se beneficiarão, também, da possibilidade de atuar estrategicamente, podendo acessar ferramentas cruciais, necessitando apenas de uma conexão de internet. 

Consequentemente, seus índices de produtividade não serão comprometidos quando estiverem fora do ambiente corporativo.

Acesso colaborativo

Os sistemas de armazenamento em nuvem permitem que os profissionais compartilhem e editem os mesmos arquivos e documentos (as informações são trocadas em um ambiente confiável, seguro e centralizado).

Consequentemente, a integração entre distintos setores é facilitada, dotando de maior agilidade a transição e a finalização das tarefas.

Cumpre ressaltar, por fim, que, ao promover e intensificar a colaboração, o banco de dados na nuvem viabiliza uma busca mais ágil por soluções inovadoras, para o atendimento de demandas.

Como migrar ou implementar um banco de dados na nuvem na empresa?

O primeiro passo para uma migração bem-sucedida de um banco de dados na nuvem é definir os objetivos da empresa e os requisitos que ela precisa cumprir para alcançá-los — qual a maturidade digital da empresa, estratégias, disponibilidade de orçamento etc.

É um cenário que exige bastante cuidado em relação à compatibilidade da solução com os recursos que a empresa já tem, bem como nas perspectivas de escalabilidade, para a escolha de um espaço de armazenamento coerente com as suas necessidades.

Defina a solução de nuvem adequada, escolha as ferramentas ideais para levar o seu acervo para a nuvem, crie uma equipe para supervisionar o processo de transição e revise o seu plano estratégico antes de executá-lo.

No caso de aplicações e componentes, por exemplo, o mais indicado é mover um único item primeiramente para uma avaliação de desempenho. E deixar para mover os recursos mais críticos quando o ambiente já estiver testado e funcionando bem.

Outro diferencial no sucesso da estratégia é contar com o apoio de quem tem expertise no assunto para direcionar todos esses passos, como a SantoDigital, que é parceira na implementação e migração das mais diversas opções de bancos de dados nos serviços do Google Cloud Platform.

A SantoDigital se preocupa em oferecer soluções extremamente eficientes, conforme as necessidades de cada organização e com todo o suporte que o seu negócio precisa para se conectar com a melhor experiência do universo cloud.

A implementação de um banco de dados na nuvem é uma estratégia capaz de otimizar muitos processos e ferramentas da sua rotina de operações. Além de garantir a flexibilidade, economia de custos e todas as vantagens da colaboração remota.

Gostou do nosso artigo? Então que tal conferir, também, quais são as opções de bancos de dados nos serviços do Google Cloud Platform?

[rock-convert-cta id=”6713″]

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: