3 dicas para um backup seguro dos documentos on-line da empresa

Home Google Drive
3 dicas para um backup seguro dos documentos on-line da empresa

3 dicas para um backup seguro dos documentos on-line da empresa

Manter os documentos e os arquivos essenciais bem protegidos e devidamente organizados, de forma a permitir o uso seguro e prático de todas as informações que sejam de suma importância para empresa é uma das maiores preocupações de qualquer gestor. No entanto, é recorrente, no cotidiano de grandes companhias, haver um esforço constante de monitoramento e de proteção de tudo o que as envolva.

Isso para garantir a eficiência de backups fundamentais para o seu funcionamento, o que, embora seja uma solução para o temido problema de se perder dados ou deixá-los “vazar” indevidamente, pode também ser um grande desafio! Mas há uma maneira de facilitar todo esse trabalho e investir em formas mais eficazes e mais seguras de se manter as suas informações sempre protegidas.

Deseja “desafogar” os seus computadores — permitindo que eles operem com maior desempenho e mais agilidade? Coloque em prática algumas algumas dicas que elencamos a seguir, para que você otimize o backup dos seus dados estratégicos e obtenha mais segurança e mais praticidade!

A importância do backup

Backups sempre foram importantes nas empresas, mas atualmente, ao contrário do que víamos antigamente, eles têm se tornado mais modernos e invariavelmente apoiados pela tecnologia. Assim, eles substituem pastas lotadas de papéis e caixas cheias de arquivos, muitas vezes, de difícil identificação!

Aliás, o uso da computação na nuvem para facilitar esse trabalho é extremamente notável quando falamos do assunto e essa é, sem dúvida, a dica número um. Diversas companhias utilizam hoje, por exemplo, ferramentas como o conhecido Dropbox.

Geralmente, o Dropbox funciona de modo a enviar todos os dados armazenados em uma pasta de um determinado computador para a web, salvando essas informações e esses documentos em um local mais seguro e independente da máquina em si. Ele já é um tanto quanto popular, por sincronizar automaticamente ações feitas com os arquivos e estar disponível para os sistemas operacionais mais utilizados ultimamente, como o Windows, o Linux e o Mac OS.

Embora eficaz para guardar os dados, ele tem recebido reclamação por parte dos usuários, já que não permite organização dos arquivos automaticamente e depende, sobretudo, de alguém para reunir tudo o que for mais importante em um único local para ser salvo. Prossiga na leitura e descubra mais dicas de como fazer mais pelo gerenciamento e pela segurança das suas informações, com outras opções às quais você também pode ter acesso facilmente.

As possibilidades do Google Apps para backups mais seguros

Bem, se você já sabia de tudo o que falamos e parou na pergunta “quais são as novidades?”, vamos discutir agora alternativas excelentes para fazer os seus backups on-line de forma ainda mais segura. O pacote de aplicativos do Google oferece um suporte completo para o armazenamento na nuvem e para o compartilhamento de informações.

Assim, é possível otimizar o trabalho de equipes inteiras e ajudar a sua empresa a estabelecer uma rotina de serviços organizada e com mais tranquilidade. Afinal, o Google Drive é capaz de salvar os seus arquivos de forma automática, sem que você tenha que se preocupar em perder dados importantes!

As principais ações vantajosas dessa solução:

– Utilize o Google Apps para gerenciar qualquer informação da sua empresa, mesmo as confidenciais e para ter proteção às informações da sua corporação. Assim, qualquer pessoa da sua instituição terá acesso a esses dados, podendo acessá-los e podendo monitorar o compartilhamento dessas tarefas de qualquer lugar e a qualquer hora do dia;

– Configure o backup automático para não correr o risco de perder dados por descuido ou por engano. Se uma pasta importante do seu computador for excluída sem querer, ela já estará salva no seu Google Drive, de acordo com a data e com o local em que foi salva;

– Usufrua das ferramentas de geolocalização configuráveis pelo Google Apps para garantir ainda mais segurança aos dados acessados por dispositivos móveis que podem ou não estarem autorizados. Assim, elas facilitam os bloqueios necessários;

– Crie contas individualizadas no Google para cada uma das pessoas que compartilharão os seus arquivos, para que seja possível controlar o acesso e as permissões de cada um a todos os dados salvos, mantendo-os em segurança;

– Desenvolva formas de trabalhar os seus conteúdos em conjunto com todas as aplicações da Google que podem ser ajustadas às configurações gerais de segurança, como o Google Agenda, o Google Docs e o Google Talk. Assim, será possível sincronizar os recursos sempre que possível pelo Google Sync. Isso trará um maior controle e mais facilidade para os seus backups on-line e para a segurança de suas informações;

– Gerencie o Google Apps pelo seu Android, garantindo ainda mais monitoramento e mais segurança no gerenciamento dos dados da sua empresa, inclusive de forma remota. Dessa maneira, você terá mais confiança do que se pudesse realizar essa função somente de um escritório.

Já sabe como passar a fazer o uso dessas ferramentas para garantir maior segurança e maior controle sobre os documentos essenciais da sua empresa? Se ainda restou alguma dúvida ou se quiser deixar um comentário, compartilhe abaixo ou entre em contato conosco!

Artigos Relacionados:

Preciso de alguma configuração diferenciada para instalar Google Apps?

Google Drive: seu aliado no dia a dia

 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: