Videoconferência no Google Meet: como gravar uma reunião no Google Drive?

Home G Suite
Videoconferência no Google Meet: como gravar uma reunião no Google Drive?
videoconferencia-no-google-meet-como-gravar-uma-reuniao-no-google-drive

Videoconferência no Google Meet: como gravar uma reunião no Google Drive?

O Google Meet é um aplicativo de videoconferência focado na realização de reuniões on-line. Ele causou um enorme impacto nos usuários, mesmo naqueles que não são fanáticos pelo serviço e vem causando de novo com sua nova funcionalidade para gravar a videoconferência no Google Drive.

Este aplicativo de conferência on-line suporta Windows e Mac OS, bem como o iOS e o Android para dispositivos móveis. Com o Google Meet, você pode realizar reuniões de vídeo de qualquer lugar, aulas de treinamento virtual, entrevistas remotas e muito mais.

Abaixo, você encontrará as etapas básicas para saber como usar e gravar a videoconferência no Google Drive para manter suas reuniões no Meet em segurança!

Como usar o Google Meet?

O Google Meet está disponível para empresas e é totalmente integrado ao Google Workspace ou ao G Suite for Education. Assim, você pode aproveitar esse serviço imediatamente. Uma conta comum do Gmail também pode usar este aplicativo, mas você não pode iniciar uma reunião, em vez disso, só pode participar de uma reunião que já tenha sido criada.

Para usar o aplicativo, basta acessar a página oficial do Google Meet. Se você tiver a conta corporativa, clique em “Iniciar uma nova reunião” e faça o login em seu nome de usuário. Uma vez logado, basta clicar em “Iniciar Reunião” e você pode começar com sua própria videoconferência  on-line.

Não é preciso ter conta do Gmail para acessar a reunião; tudo o que você precisa fazer é pedir o código, clicar em “Usar um código de reunião” e digitar o número para acessar a reunião on-line que está sendo realizada.

Como iniciar a gravação no Google Meet?

Quem é o organizador de uma reunião no Google Meet terá a possibilidade de gravar a videoconferência no Google Drive para que os outros participantes ou mesmo quem não pôde participar da reunião possam acessá-la posteriormente.

Os vídeos salvos serão armazenados no Drive do organizador ou poderão ser acessados pela Agenda do Google. Também é enviado um link da gravação por e-mail ao organizador. Ao acessá-lo, você poderá encontrar o vídeo da janela principal com a miniatura dos participantes, além dos documentos apresentados durante a reunião.

Todos os participantes, incluindo aqueles que acessaram a videoconferência por meio dos seus dispositivos móveis, serão notificados quando uma gravação for iniciada ou interrompida. No entanto, somente o organizador poderá controlar a gravação.

Para iniciar e parar uma gravação de videoconferência no Google Drive você deve seguir o passos abaixo:

  • Inicie ou participe de uma videochamada;
  • Clique em “Mais > Gravar a reunião” para iniciar;
  • Clique em “Mais > Interromper gravação” quando terminar. Ela será interrompida quando todos saírem da reunião;
  • Aguarde ao menos 10 minutos para que o arquivo da gravação seja gerado e salvo em “Meu Drive > Gravações do Meet” do organizador. Um e-mail com o link da gravação também é enviado para o organizador, que poderá compartilhá-lo com outras pessoas.

Leia também como economizar espaço no Google Drive para salvar suas gravações.

Como salvar a videoconferência no Google Drive?

Como falamos, as gravações são salvas automaticamente na pasta do Google Drive do organizador. No entanto, quando o organizador do evento é alterado ou a reunião ocorrer fora do evento na Agenda, o link da reunião será enviado para o novo criador.

No link enviado por e-mail, você deverá:

  • Clicar no link enviado para o e-mail;
  • Aguardar a gravação ser aberta;
  • Selecionar uma opção:
    • Clique em “Reproduzir” para reproduzir a gravação;
    • Clique em “Mais > Compartilhar” para compartilhar com outros usuários, digitando os nomes ou os endereços de e-mail. Você também pode copiar e compartilhar o link diretamente com quem quiser;
    • Clique em “Adicionar a Meu Drive” para adicionar a gravação a determinada pasta.

Os participantes no mesmo domínio do organizador receberão acesso à gravação automaticamente. Ela também será vinculada de forma automática ao evento na Agenda, quando a reunião for realizada por meio desta.

Gostou de aprender como gravar e salvar uma videoconferência no Google Drive? Aproveite e veja porque a videoconferência na nuvem é melhor do que a em rede!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: