Como as empresas podem se defender de ataques cibernéticos?

Home Segurança
Como as empresas podem se defender de ataques cibernéticos?

Como as empresas podem se defender de ataques cibernéticos?

Os ataques cibernéticos que usam malware são uma ameaça séria para todos. Ou seja, desde pequenos empresários às grandes corporações.

Um estudo da SonicWall relatou que mais de 10 bilhões de malwares foram detectados em 2018. Além disso, para agravar ainda mais a situação, a sofisticação dos ataques está se tornando mais avançada a cada ano.

Entretanto, felizmente, existem várias maneiras de garantir que você não seja vítima de um ataque cibernético de malware. Veja como proteger sua empresa contra esse tipo de ataque.

Não perca o artigo de hoje!|

O que é malware?

É importante saber o que é malware, antes de aprender como evitá-lo. Malware é um software desenvolvido para danificar ou desativar computadores e sistemas de computadores.

O malware pode roubar informações críticas do seu sistema ou rede, registrar as teclas digitadas, roubar suas credenciais, diminuir a velocidade da conexão à internet, alavancar o computador para enviar spam a outras pessoas e muito mais.

Além disso, infelizmente, ele não está apenas se tornando mais sofisticado. Ou seja, ele está a cada dia muito mais agressivo. O malware pode vir em forma de:

  • Adware;
  • Spyware;
  • Cavalos de Troia;
  • Worms;
  • Ransomware;
  • Phishing;
  • E muito mais…

Quais são alguns sinais de ataques cibernéticos?

Se você notar alguma das seguintes mudanças, poderá estar sob um ataque de malware:

  • Computador lento: o seu computador demora uma eternidade para iniciar? Não está funcionando exatamente como você espera? O sinal mais óbvio de que seu computador está infectado por malware é um computador lento. Isso ocorre porque o malware se instala no computador e executa programas, em segundo plano. Consequentemente, causando grandes lentidão e dores de cabeça;
  • Os temidos pop-ups: outro sinal de que sua rede está sendo atacada são as janelas pop-up. Um clique do mouse pode levar a uma dúzia ou mais de pop-ups flutuantes, anúncios sobre o mouse ou anúncios de ataque em massa. A boa notícia é que a maioria dos navegadores possui bloqueadores e ferramentas de limpeza integradas para ajudar a detectar e remover programas maliciosos;
  • Sequestro de navegador: se você iniciar o navegador e perceber uma nova página inicial, barras de ferramentas ou extensões, poderá estar sob ataques cibernéticos. Os criminosos usam softwares mal-intencionados para controlar o navegador e alterar como e o que ele exibe. Essas táticas bombardeiam você com sites e anúncios indesejados — o objetivo é aumentar a receita forçando cliques em anúncios;
  • Programas de manutenção desativados: quando o malware infecta o computador, ele, geralmente, se protege desativando os programas que normalmente o detectariam, isolariam e removeriam. Portanto, se você notar que programas como restauração do sistema, gerenciador de tarefas, localizador e atualização do Windows não funcionam, isso pode sinalizar uma violação de segurança.

Como proteger sua empresa contra ataques de malware?

Como proprietário de uma empresa, a etapa mais importante para proteger sua companhia contra ataques de malware é estar ciente da séria ameaça que os ataques cibernéticos representam.

Muitas pessoas tendem a menosprezar a seriedade e o destaque das ameaças cibernéticas. Por isso, hackers obtêm facilmente acesso aos seus sistemas e informações. Estar ciente dos tipos de ameaças cibernéticas existentes no mercado e suas opções para combatê-las são cruciais.

1. Proteja sua rede

A importância da segurança de rede não pode ser exagerada. É essencial ter um firewall para proteger e monitorar o acesso. Assim, adicionando camadas extras de segurança aos recursos e bloqueando conexões maliciosas a todos os protocolos e portas.

Sem proteção, sua rede e dados estão vulneráveis ​​às atividades e uso não autorizado, o que poderia permitir a introdução de malware perigoso em seu sistema. O malware na rede da sua empresa resulta em desastre, desde perda de dados e receita até a destruição completa da organização.

2. Instale o software antivírus, anti-malware e anti-ransomware

Para proteger sua empresa contra ataques cibernéticos, você precisa de várias camadas de segurança. Ter uma instalação antivírus não é suficiente. É por isso que é crucial investir em vários aplicativos de segurança.

A instalação desses aplicativos permite compensar a fraqueza de outro software. Consequentemente, fornecendo um forte nível de defesa contra malware e outros ataques cibernéticos prejudiciais.

3. Atualize regularmente seus sistemas, software e aplicativos

Uma das maneiras mais comuns de os hackers obterem acesso ao seu sistema ou software e injetar malware perigoso é através de falhas não corrigidas.

É por isso que os desenvolvedores estão constantemente criando atualizações e patches para acompanhar a natureza em rápida evolução do malware e dos ataques cibernéticos, preenchendo os “buracos” pelos quais os hackers podem obter acesso em um programa desatualizado.

A atualização regular de todos os seus ativos de negócios, de seus aplicativos de segurança a todos os softwares e computadores é fundamental para diminuir as chances de um ataque de malware. Da próxima vez que a opção de atualização aparecer no seu computador, não a ignore!

4. Aposte no software de criptografia

No infeliz caso de malware violar sua segurança e seus dados serem comprometidos, é importante ter um plano de backup. Parte deste plano envolve criptografar seus dados. Quando seus dados são criptografados, eles ficam codificados, o que significa que seus dados não podem ser traduzidos ou compreendidos por um hacker, tornando-os inúteis.

Portanto, para proteger sua empresa contra malware, criptografe todos os dados da sua empresa e armazene uma cópia de backup de todos os seus dados. Isso garante que, mesmo em caso de emergência, seus dados não sejam explorados ou perdidos permanentemente. Existem várias opções de software disponíveis que podem criptografar facilmente seus dados para você.

Em tempos de discussões sobre privacidade dos dados, ataques cibernéticos são coisa séria. Além de todas as medidas mencionadas, a computação em nuvem é uma grande aliada na proteção contra malware. Além de garantir sistemas sempre atualizados, ela permite que sua empresa conte com a segurança fornecida por especialistas da área, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Gostou do nosso artigo? Continue aprendendo e veja como se prevenir de um ataque ransomware com o uso da nuvem!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: