Vantagens da computação em nuvem: conheça 5 delas!

Home Cloud Computing
Vantagens da computação em nuvem: conheça 5 delas!

Vantagens da computação em nuvem: conheça 5 delas!

Cloud computing descreve o ato de armazenar, gerenciar e processar dados on-line, em nuvem, em vez de em seu próprio computador.

Essa tecnologia fornece uma maneira simples de acessar servidores, armazenamento, banco de dados e um amplo conjunto de aplicativos pela internet. As vantagens da computação em nuvem são muitas, desde o custo até a rápida recuperação de desastres.

Neste artigo, separamos os 5 maiores benefícios dessa tecnologia para mostrar a você como investir nesse recurso é uma boa ideia. Vamos lá?

1. Custo-benefício

Se você está preocupado com o que gastaria ao migrar para a nuvem, não está sozinho. Grande parte das organizações se preocupa com o custo inicial de adotar a solução.

Mas, pesadas as vantagens e as desvantagens de usar a nuvem, o empreendedor deve considerar mais fatores que seu investimento inicial. Aqui, estamos falando de ROI — retorno sobre investimento.

Uma vez que sua empresa estiver na nuvem, o acesso fácil aos dados do negócio economizará dinheiro a cada projeto. E, para aqueles preocupados em pagar por recursos que não utilizam, a nuvem é ideal. A maioria de seus serviços é a la carte, ou seja, você paga apenas pelo que consumir.

2. Mobilidade

Uma das vantagens da computação em nuvem é que ela permite o acesso móvel a dados corporativos por meio de dispositivos e smartphones. Se considerarmos que, globalmente, há mais de 2,6 bilhões de aparelhos por aí, essa é uma ótima maneira de garantir que ninguém seja deixado de lado.

Funcionários com agendas ocupadas, que vivem longe do escritório ou executam trabalho de campo, podem usar esse recurso para manterem-se instantaneamente atualizados.

3. Segurança

Algumas organizações ainda não migraram para a nuvem por preocupações de segurança. Afinal, quando há arquivos, programas e outros dados nos servidores de terceiros, como você pode saber que eles estão protegidos? Ou ainda: se você pode acessar seus dados remotamente, o que impede um criminoso cibernético de fazer o mesmo?

Essas preocupações não são exageradas, mas também não condizem com a realidade. É trabalho do seu provedor de nuvem se certificar, em tempo integral, da segurança dos dados dos dados confiados a ele. O resultado são sistemas melhor monitorados e mais eficientes do que uma pequena ou média empresa pode prover.

Mesmo que a maioria de nós não goste de considerar abertamente a possibilidade de roubo de dados internos, a verdade é que essa é a causa número um de vazamentos. Quando esse é o caso, pode ser realmente mais seguro manter informações sensíveis fora do local de trabalho.

Se ainda tem dúvidas, considere as informações a seguir: a RapidScale afirma que 94% das empresas viram uma melhoria em sua segurança depois de migrar para a nuvem.

A chave disso está na forte criptografia empregada na transmissão de dados e no fato de os provedores de nuvem oferecerem configurações de segurança bastante customizáveis.

4. Atualizações automáticas

Para operar em seu potencial máximo, sua empresa precisa garantir que tem acesso à tecnologia mais recente. E não há nada mais irritante do que esperar por uma atualização de sistema enquanto sua equipe poderia estar produzindo.

Aplicativos baseados em nuvem atualizam automaticamente e não forçam seu departamento de TI a trabalhar manualmente em cada máquina.

Isso economiza tempo, dinheiro e evita dores de cabeça. Afinal, sabemos que atualizar seus sistemas e aplicativos é também uma forma de preservar a segurança do seu negócio.

5. Recuperação de desastres

Outra das grandes vantagens da computação em nuvem é como ela permite a sua empresa contornar imprevistos. Não há nenhuma maneira 100% garantida de prevenir ou antecipar desastres que podem prejudicar sua organização.

Mas há, com certeza, algo que você pode fazer para acelerar sua recuperação. Serviços baseados em nuvem fornecem recuperação rápida de dados para todos os cenários de emergência, sejam eles desastres naturais ou simples quedas de energia.

Uma porção de vantagens da computação em nuvem deixa evidente que se trata de uma alternativa e tanto para o seu negócio!

Pronto para dar o próximo passo em termos de tecnologia? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e continuar acompanhando todas as nossas melhores dicas de TI!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: