Data Center: seus dados na nuvem com segurança e baixo custo

Home Cloud Computing
Data Center: seus dados na nuvem com segurança e baixo custo

Data Center: seus dados na nuvem com segurança e baixo custo

O processamento de dados em nuvem tem sido apontado como o futuro da tecnologia da informação. Com soluções de estrutura, armazenamento e operação de sistemas, o investimento das empresas na experiência digital dos seus clientes é a nova realidade do mercado.

A adesão cada vez maior das pessoas aos aplicativos que facilitam atividades burocráticas exige dos servidores uma capacidade cada vez maior de expansão e adaptação dos seus limites, uma vez que o defeito na plataforma da empresa afeta diretamente sua relação com o usuário/cliente e toda sua rotina operacional.

Esse aumento da produção e armazenamento de dados exige também segurança e, para que isso aconteça, as empresas trabalham com o Data Center na nuvem: a melhor estrutura para que os servidores e os equipamentos necessários  possam funcionar de maneira eficiente!

Vamos entender o conceito de Data Center e como ele funciona na prática. Continue nos acompanhando!

O Data Center e o aumento da informação

O Data Center é um centro de processamento de dados na nuvem que tem por objetivo otimizar as demandas de produção e distribuição de informações online da empresa.

Isso significa, por exemplo, que ao invés de utilizar recursos para alocar e operar um único servidor na empresa com capacidade limitada, um centro de processamento é externo e com capacidade de expansão facilitada para processar grandes quantidades de informação.

Tudo isso porque, ao contratar uma empresa cloud computing, sua necessidade de armazenamento é projetada visando o crescimento do negócio e sua expansão na rede.

Funcionamento

Todas as operações tecnológicas da sua empresa — como e-mails, armazenamento de dados, plataformas digitais, sites e sistemas de operações — acontecem por meio da infraestrutura na nuvem.

Ela possui duas características fundamentais para o TI do futuro — escalabilidade e flexibilidade — que permitem que o sistema opere com a margem necessária para que não haja oscilações no sistema e as empresas (e clientes) não sejam prejudicados.

Segurança

Lidar com dados pessoais e, muitas vezes, sigilosos das empresas, é uma tarefa que exige atenção redobrada. A Google possui vários data centers espalhados pelo mundo para garantir o acesso aos dados e principalmente segurança. Também possui várias certificações para dar aos seus clientes o máximo de tranquilidade quanto a segurança dos arquivos da empresa no sistema em nuvem.

Muitas grandes empresas, como a Netflix e a Apple já migraram seus dados para a nuvem da Google.

Economia

A capacidade de gerenciar uma enorme quantidade de informação na nuvem vem garantindo uma economia de 65 a 90% no custo com operações em escritórios, segundo pesquisa da Google.

Essa diferença é gerada pelo fim de gastos com manutenções de Data Centers na nuvem, fim do aluguel de espaços, grandes quantidades de papeis, diminuição ou reaproveitamento de pessoal, melhoria no tempo de atendimento por meio de interfaces digitais, comunicação virtual e muitas outras melhorias na rotina operacional da empresa.

Assim, podemos entender o funcionamento de um Data Center e por quê ele é considerado a nova tendência do processamento de dados e da tecnologia da informação.

E aí, gostou do artigo? Então siga a Santo Digital nas redes sociais e acompanhe mais posts como este!

photo credit: znichka.footage Loopable: Binary Sphere – Creative Commons Footage via photopin (license)

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: