- 6 minutos
- ago 7, 2024
O processamento de dados em nuvem tem sido apontado como o futuro da tecnologia da informação. Com soluções de estrutura, armazenamento e operação de sistemas, o investimento das empresas na experiência digital dos seus clientes é a nova realidade do mercado.
A adesão crescente das pessoas aos aplicativos que facilitam atividades burocráticas exige dos servidores uma capacidade maior de expansão, otimização de segurança e adaptação dos seus limites, uma vez que o defeito na plataforma da empresa afeta diretamente sua relação com o usuário/cliente e toda sua rotina operacional.
Esse aumento da produção e armazenamento de dados exige também segurança e, para que isso aconteça, as empresas trabalham com o Data Center na nuvem: a melhor estrutura para que os servidores e os equipamentos necessários possam funcionar de maneira eficiente!
Neste post, você vai entender o conceito de Data Center e como ele funciona na prática. Continue a leitura!
Um Data Center é uma estrutura que abriga recursos voltados para gerenciar e armazenar uma infraestrutura de TI e controlar o fluxo, processamento e distribuição de dados. Isso inclui servidores, computadores, cabos, redes e muitos outros ativos.
Fisicamente, esse recurso é instalado em ambientes controlados e protegidos para preservar a estrutura de tecnologia e os eletrônicos de uma empresa. Data Centers na nuvem funcionam como um centro de processamento externo com capacidade de expansão facilitada para processar grandes quantidades de informação.
Isso significa, por exemplo, que ao invés de utilizar recursos para alocar e operar um único servidor na empresa com capacidade limitada, ao contratar uma empresa Cloud Computing, sua necessidade de armazenamento é projetada visando o crescimento do negócio e sua expansão na rede.
Atualmente, toda empresa precisa contar com a tecnologia e gerenciar sua infraestrutura de TI de alguma forma, independentemente do seu tamanho e segmento. Por isso, a escolha do Data Center ideal é um ponto estratégico. Antes de decidir, conheça os principais tipos de Data Centers, suas características e como eles funcionam para saber qual melhor atende às demandas do seu negócio.
Também conhecido como Data Center corporativo ou próprio, esse modelo é aquele construído e gerenciado pela empresa. Nesse caso, a instituição precisa se planejar e investir em toda a estrutura necessária que envolve:
Um Data Center próprio tem a vantagem de permitir total controle da empresa sob suas operações de TI. Contudo, como se pode imaginar, os custos desse investimento são elevados. No mais, caso seja necessário, esse é um modelo difícil de escalar, uma vez que expandir um Data Center significa fazer um investimento em mais espaço e equipamentos.
Esse modelo combina elementos de um Data Center local com outro na nuvem. Essa abordagem é adotada quando a empresa decide manter certos tipos de dados (geralmente os mais sensíveis) em um servidor local, enquanto aloca outros dados e recursos na nuvem.
O Data Center híbrido é uma solução para empresas que não querem abrir mão do servidor local, mas desejam economizar com custos de infraestrutura.
Um Data Center na nuvem é baseado na tecnologia Cloud Computing, portanto é totalmente remoto e virtual. Isso significa que a empresa não precisa se preocupar com questões de infraestrutura física e tudo que ela envolve.
Para tal, empresas precisam encontrar parceiros que ofereçam Data Centers com alta disponibilidade, segurança e monitoramento constante. A nuvem apresenta uma estrutura completa, flexível e inovadora, que possibilita que empresas tenham o melhor da tecnologia, ao mesmo tempo que reduzem custos.
Todas as operações tecnológicas da sua empresa — como e-mails, armazenamento de dados, plataformas digitais, sites e sistemas de operações — acontecem por meio da infraestrutura na nuvem.
Ela possui duas características fundamentais para o TI do futuro — escalabilidade e flexibilidade — que permitem que o sistema opere com a margem necessária para não haver oscilações no sistema. Dessa forma, as empresas e clientes não são prejudicados.
Veja, a seguir, aspectos que mostram porque investir em um Data Center na nuvem é tão vantajoso para as empresas.
Lidar com dados, muitas vezes, sigilosos das empresas, é uma tarefa que exige atenção redobrada. O Google possui diversos Data Centers em nuvem espalhados pelo mundo para garantir o acesso aos dados de maneira segura.
Também disponibiliza diversas certificações para dar aos seus clientes o máximo de tranquilidade quanto a segurança dos arquivos da empresa no sistema em nuvem. Grandes empresas, como a Netflix e a Apple já migraram seus dados para a nuvem da Google.
A capacidade de gerenciar uma enorme quantidade de informação na nuvem garante uma economia de 65% a 90% no custo com operações em escritórios, segundo pesquisa da Google.
Essa diferença é gerada pelo fim de gastos com manutenções de Data Centers na nuvem, fim do aluguel de espaços, grandes quantidades de papéis, diminuição ou reaproveitamento de pessoal, melhoria no tempo de atendimento por meio de interfaces digitais, comunicação virtual e muitas outras melhorias na rotina operacional da empresa.
Isso favorece que sua empresa foque investimentos e esforços apenas em um ambiente de TI local enxuto e otimizado, que atenda suas necessidades e permita que a equipe opere com mobilidade e produtividade.
Outro benefício é que, sem ter que se preocupar com instalações e manutenções, sua equipe de TI poderá concentrar sua energia em assuntos estratégicos que gerem valor e competitividade para a empresa, como a criação de projetos e aplicativos, questões ligadas à governança e segurança de dados, entre outras ações.
Data Centers na nuvem são sistemas robustos que passam por atualizações constantes para entregarem aos clientes o que existe de mais avançado na tecnologia. Dessa maneira, sua empresa sempre pode contar em ter equipamentos e sistemas de ponta sem ter que arcar com os custos de ter que comprá-los de fato.
Contar com profissionais especializados e experientes é um desafio para as empresas. Com um parceiro de Cloud Computing, você não precisará contratar mão de obra, pois esses experts fazem parte do time do seu prestador de serviço na nuvem.
Ao contratar os serviços de uma empresa como o Google Cloud, por exemplo, você pode estar certo de que terá o suporte de um time de pessoas altamente qualificadas.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), promulgada em 2018, inaugurou uma era na gestão de dados no Brasil. Isso porque ela é uma legislação que dispõe sobre o tratamento que empresas devem dar aos dados pessoais de clientes e parceiros.
Todas as empresas que atuam no Brasil (mesmo as estrangeiras) precisam se adequar às regras e adotar processos de compliance para coletar, processar e armazenar dados de pessoas.
A LGPD reforçou para as empresas a importância de ter um sistema de governança de dados, de investir em segurança e ter processos que facilitem o controle e o acesso às informações. Tudo isso é facilitado com a adoção de tecnologias na nuvem.
Um Data Center na nuvem é uma solução estratégica que coloca uma empresa à frente das demais, além de oferecer ferramentas alinhadas com o futuro e com o que há de mais moderno em tecnologia. Conte com essa solução para otimizar e revolucionar sua estrutura e operações de TI.
Se você gostou deste post, aproveite a visita e assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão!