O que é data mining e como tirar o melhor para a sua empresa?

Home Cloud Computing
O que é data mining e como tirar o melhor para a sua empresa?

O que é data mining e como tirar o melhor para a sua empresa?

Data mining, ou mineração de dados, é uma prática que ganha cada vez mais relevância no mundo dos negócios. De fato, com o processo de transformação digital, essa abordagem tornou-se essencial para as empresas que desejam monetizar dados e se tornar mais competitivas.

Seu surgimento é uma resposta às necessidades das organizações modernas, consideravelmente mais complexas e que possuem forte dependência de dados.

Dessa necessidade, surgiu o Big data. Em suma, trata-se de uma enorme quantidade de dados que empresas precisam verificar e analisar quando desejam encontrar informações úteis para seus negócios.

Continue a leitura para saber mais sobre o data mining, sua aplicação e como ele pode ajudar a impulsionar os negócios de sua empresa!

O que é data mining?

Resumidamente, a mineração de dados é um processo que converte uma grande quantidade de dados brutos em informações úteis para os negócios. Seu principal objetivo é identificar padrões, fornecer insights e captar tendências.

Assim, as empresas podem aprender mais sobre seus clientes, desenvolver estratégias mais eficazes relacionadas às várias funções de negócios e, por sua vez, alavancar recursos de maneira mais otimizada e criteriosa.

Isso, dentre outras coisas, ajuda as empresas a estarem mais próximas de seus objetivos, a desenvolver soluções customizadas e a tomar melhores decisões.

Além disso, técnicas de data mining são usadas para criar modelos de Machine Learning que potencializam aplicativos modernos de Inteligência Artificial (IA).

Como funciona?

Para analisar uma grande quantidade de dados, em diferentes formatos, advindas de diferentes sistemas, se faz necessária a utilização de uma solução específica de Big Data, conhecida como Data Warehouse.

O procedimento consiste em extrair as informações de uma ampla variedade de sistemas, convertê-las em um formato comum e carrega-las no Data Warehouse. A partir daí, o sistema se encarrega de identificar os padrões e fornecer todas as informações úteis, com base nos esquemas pré-definidos.

Dentre as soluções de Data Warehouses disponíveis no mercado, o BigQuery se destaca graças a sua agilidade para processar dados, facilidade e método de cobrança baseado no uso, o que garante às empresas a melhor relação custo-benefício do mercado.

Como utilizar o data mining para os negócios?

Como já mencionado, o data mining pode ser utilizado para diversas finalidades. Confira a seguir algumas das principais aplicações que agregam valor às operações da sua empresa!

Compreendendo a satisfação do cliente

As empresas estão analisando dados de plataformas de mídia social por meio de “mineração de texto” para revelar como o público vê seus produtos e ofertas.

Isso é feito por meio do Processamento de Linguagem Natural (PLN) e do reconhecimento estatístico de padrões para entender percepções e sentimentos gerais com base no que as pessoas estão escrevendo sobre sua empresa.

Depois de entender o sentimento do público, você pode orientar o seu marketing e desenvolvimento de produtos para melhorar constantemente a maneira como as pessoas percebem a sua marca.

Anúncios direcionados

O data mining está ajudando as empresas a identificar clientes potenciais, para que possam segmentá-los com anúncios e promoções personalizados.

Empresas como a Netflix usa essas técnicas para oferecer recomendações com base na navegação, visualização e hábitos de consumo dos clientes. No geral, isso melhora o envolvimento e a experiência do usuário, além de aumentar as vendas e a retenção.

Previsão de vendas

O data mining possibilita identificar a periodicidade com a qual os seus clientes realizam compras e, assim, prever quando eles voltarão a comprar.

Você pode usar esse tipo de análise para determinar uma estratégia de obsolescência planejada ou descobrir produtos complementares para vender.

Essa análise também é útil para melhorar o gerenciamento de estoque e elaborar de fluxos de caixa e orçamentos mais eficazes.

Além disso, essas informações são essenciais para avaliar a eficácia das ações de marketing  e das estratégias voltadas ao aumento das vendas.

Segmentação de Mercado

Um dos melhores usos do data mining é segmentar seus clientes. E é bem simples. Com seus dados, você pode dividir seu mercado em nichos significativos como idade, renda, ocupação ou sexo.

Isso permite que você realize ações de marketing mais eficazes, ao utilizar uma abordagem que funcione melhor com cada público.

Essa segmentação também pode ajudá-lo, por exemplo, a entender sua concorrência. Você pode ter concorrentes diferentes em cada um dos seus segmentos de clientes. Essa compreensão permite a elaboração de estratégias muito mais eficazes e, assim, melhorar sua taxa de conversão.

Comece a minerar dados agora mesmo!

Agora que você já sabe mais sobre o processo de data mining, chegou a hora de implementa-lo em sua empresa.

O primeiro passo consiste em adotar uma solução de Big Data que atenda as necessidades do seu negócio, como o BigQuery. Com ele, você pode executar projetos sob demanda com a escalabilidade e a segurança da infraestrutura do Google Cloud Platform (GCP).

Além de contar com opções de preços escalonáveis e flexíveis para atender às suas necessidades técnicas e ao seu orçamento, o  primeiro 1 TB de dados de consulta processados por mês é gratuito.

Entre em contato com a SantoDigital e saiba como implementar o BigQuery e comece a minerar dados na sua empresa agora mesmo!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: