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- set 16, 2024
Atualmente, a transformação digital ocupa lugar de destaque na estratégia e gestão das empresas. O uso da tecnologia passou a ser um grande motor para transformar as operações, responder mais rapidamente às demandas dos clientes e possibilitar novos modelos de negócios.
No entanto, segundo estudo da McKinsey & Co quase três em cada quatro iniciativas de transformação em larga escala não atingem plenamente os objetivos pretendidos. Por quê? Simplesmente porque as empresas cometem alguns erros, tanto de concepção quanto de execução ao implementar ações voltadas à transformação digital.
Continue a leitura para descobrir quais os principais erros que podem estar atrapalhando sua transformação digital e como resolvê-los.
Apesar de todo hype sobre transformação digital, não existe uma definição única que se aplique a todas as empresas. Encontrar a definição comum a todos em sua organização, no que se refere ao processo, cultura, tecnologia e casos de uso, é o primeiro grande desafio.
O problema é que a “transformação digital” torna-se uma armadilha para novos projetos de tecnologia, sem qualquer estratégia abrangente para orientá-la.
Nesse sentido, a solução é, em vez de se concentrar em projetos de tecnologia, definir suas iniciativas de transformação em torno de questões maiores e mais fundamentais. Um possível ponto inicial consiste em mapear a atual jornada do cliente e verificar como ela pode ser melhorada.
A transformação digital é sobre transformação cultural, adoção de tecnologia e alinhamento de processos para atender às demandas de agilidade. Um aplicativo, um chatbot ou uma IA podem fazer parte da resposta, mas a tecnologia deve sempre ser o meio para alcançar uma meta, não o objetivo em si.
As empresas que adotam a transformação, mas a tratam apenas como um projeto de TI, estão fadadas ao fracasso. Embora a tecnologia seja um facilitador essencial da transformação, ela é um meio para um fim maior.
Para ter mais chances de sucesso, é preciso enxergar a transformação como uma mudança de mentalidade corporativa, bem como uma mudança de tecnologia.
Promover mudanças comportamentais ajuda a infundir uma mentalidade inovadora e estratégica em toda a empresa. Por isso, pare de se concentrar na tecnologia e comece a focar no que seus clientes querem.
Antes de decidir qual tecnologia adotar, pergunte-se como seus clientes e usuários estão tomando decisões, onde começam sua jornada, para onde vão e por quê. Então, descubra as ferramentas tecnológicas que os levarão até lá.
Pode ser que você tenha mapeado a jornada do cliente, nivelado o organograma, criado equipes multifuncionais ágeis e investido pesadamente em tecnologia que permitirá que você concentre-se nos pontos problemáticos do cliente e responda em tempo real.
No entanto, tudo isso não é suficiente se seus funcionários ainda estiverem fazendo as coisas do jeito que sempre fizeram.
Quando as empresas adotam uma nova tecnologia, muitas vezes se concentram em apenas treinar os funcionários para usá-las. Se você não explicar aos funcionários por que está implementando uma tecnologia e os benefícios que ela trará, você enfrentará dificuldades com a adoção.
Uma estratégia melhor é envolver os colaboradores antes de embarcar nesse grande projeto de transformação digital e perguntar quais são os pontos problemáticos que eles enfrentam.
É importante engajar os usuários finais desde cedo para ajudá-los a encontrar soluções que atendam às suas necessidades. Disponibilizar suporte e treinamento após a implantação ajudará a garantir a segurança e o melhor uso das ferramentas adotadas.
Embora a transformação digital possa ser abrangente, ficar ambicioso demais no começo é outra receita para o fracasso – especialmente se você estiver tentando superar o ceticismo interno.
Assim como na maioria das iniciativas de TI em toda a empresa, você deve começar selecionando destinos mais fáceis de gerenciar e mostrando resultados positivos iniciais.
A grande mudança leva tempo, especialmente em empresas maiores, e as pessoas começarão a perder a fé se não virem progresso tangível. Tente dividir o esforço em fases menores, desde que elas possam fornecer valor concreto.
Muitas empresas abordam a transformação digital como um destino quando é mais uma jornada sem fim. Na verdade, as empresas estão nessa jornada desde que a computação foi aplicada pela primeira vez na automação de processos de negócios.
As empresas precisam perceber que a transformação digital é um processo e que está intimamente ligada à cultura da inovação. Simplesmente aproveitar as novas tecnologias como a nuvem não é bom o suficiente. Você deve continuar a transformar, melhorar seus negócios.
Em outras palavras, você deve, cuidadosamente, exigir que toda a sua organização melhore constantemente, se torne mais rápida, mais eficiente. Afinal, seus concorrentes estão fazendo o mesmo.
Agora você já sabe quais os principais erros que impedem as empresas de embarcarem definitivamente na transformação digital (e também como evitá-los).
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