5 tendências de tecnologia em nuvem para 2021

Home Cloud Computing
5 tendências de tecnologia em nuvem para 2021
5-tendencias-de-tecnologia-em-nuvem-para-2021

5 tendências de tecnologia em nuvem para 2021

No último ano, mudanças fundamentais, algumas temporárias e outras permanentes, ocorreram devido à pandemia. Com um cenário ainda obscuro, uma das poucas certezas é que a Cloud Computing continuará a evoluir para acomodar essa nova realidade. Por isso, é fundamental ficar atento às tendências de tecnologia em nuvem para 2021 para que a sua empresa possa estar preparada para enfrentar os desafios atuais e futuros.

Sem dúvidas, as demandas tecnológicas das organizações aumentaram em complexidade com a pandemia, visto que os locais de trabalho rapidamente se tornaram mais descentralizados, com um grande número de colaboradores atuando remotamente ou em regime híbrido.

Ao mesmo tempo, novas tecnologias estão tornando mais fácil gerar, processar e analisar dados instantaneamente para um melhor desempenho de negócios. Essas demandas operacionais estão mudando a forma como as empresas aproveitam a computação em nuvem.

Agora que você já sabe que esse mercado continua em crescimento e evolução, fique por dentro das principais tendências de tecnologia em nuvem para 2021 a seguir!

1. A hora e a vez das estratégias multicloud

Atualmente, os grandes provedores de nuvem pública adotam uma abordagem independente para os serviços que fornecem. Isso significa que cada um deles oferece plataformas que, nativamente, não integram com soluções concorrentes. No entanto, 2021 deve marcar grandes transformações nesse aspecto. 

Soluções como o BigQuery Omni, por exemplo, uma das novidades do Google Cloud Platform, permite que as empresas integre dados de diferentes plataformas para realizar análises mais completas e assertivas.

Além disso, os provedores têm, frequentemente, acenado para o início das contribuições de nuvem múltipla e de provedor conjunto. Esse tipo de parceria podem acelerar os lançamentos de novas ferramentas e permitir que as empresas tenham mais facilidade em implementar estratégias multicloud.

2. Serviços agregados de Big Data, Cloud Computing e IoT

As principais tendência de tecnologia em nuvem para 2021 indicam uma integração cada vez mais acentuada entre diferentes tecnologias.

Nesse sentido, vale destacar o casamento perfeito entre nuvem, Big Data e Internet das Coisas (IoT).

De fato, a tecnologia 5G permitirá que cada vez mais empresas incorporem a IoT para captar dados e, assim, oferecer produtos e serviços mais assertivos, tomar melhores decisões estratégicas e melhorar os fluxos de trabalho.

Para isso, é preciso incorporar soluções de Big Data que permita analisar os dados de forma rápida e eficaz a um custo acessível.

A computação em nuvem, nesse sentido, é essencial para armazenar os dados em segurança e torná-los acessíveis a diferentes ferramentas a qualquer momento.

Além disso, a nuvem oferece escalabilidade para que as empresas não fiquem limitadas a determinada capacidade de armazenamento.

3. Orquestração e otimização automatizadas em nuvem

A natureza multifacetada de supervisionar a qualidade e a quantidade de serviços interconectados entre aplicativos é um grande desafio até mesmo para as empresas de TI mais experientes.

Assim, é inegável que a orquestração e a otimização automatizadas devem estar presentes entre as tendências de tecnologia em nuvem para 2021.

Inclusive, o gerenciamento automatizado de serviços e desempenho deve ser uma das partes principais na escolha de um provedor de nuvem a partir desse ano, pois as organizações podem precisar lidar com uma centena ou mais de serviços de diferentes provedores.

4. Crescimento da conteinerização

A  ascensão do Kubernetes aumentou amplamente o uso de contêineres na nuvem. Em 2021, esse processo deve ganhar ainda mais força.

De acordo com previsões do IDC, neste ano, 95% dos novos microsserviços serão implantados em contêineres.

Esse acentuado crescimento está alinhado com outras tendências de tecnologia em nuvem para 2021 citadas anteriormente. Por exemplo, as ferramentas de orquestração automatizam o gerenciamento, a implantação, o dimensionamento e a rede. Isso permite o desenvolvimento implementação de aplicações de forma mais rápida e barata.

Os contêineres são conhecidos tanto pela agilidade quanto pela portabilidade. Ao construir armazenamentos de dados ou serviços com essa abordagem, os desenvolvedores podem mover com mais eficiência em ambientes multicloud.

Essa portabilidade também é benéfica para desenvolvedores que desejam testar seus aplicativos em vários sistemas operacionais para ver se isso faz diferença em algum dos resultados.

5. A IA melhorará a eficiência e a velocidade da computação em nuvem

As demandas de recursos tecnológicos mudam a todo momento. Por isso, a nuvem se tornou tão popular, pois permite que as empresas adequem os recursos de TI às suas necessidades tempestivamente.

Nesse sentido, a  Inteligência Artificial (IA) atua como um facilitador fundamental e, por isso, figura entre as tendências de tecnologia em nuvem para 2021.

De fato, a IA impulsiona melhorias em diferentes frentes. Por exemplo, ela permite provisionar recursos de maneira mais assertiva, automatizar uma série de tarefas manuais, além de otimizar a segurança dos dados.

Em outras palavras, a IA ajuda as empresas a gerenciar seu ecossistema em nuvem de forma automatizada e assertiva, ajudando a reduzir custos, melhorar a eficiência e a disponibilidade de recursos de acordo com a necessidade.

Incorpore as tendências de tecnologia em nuvem para 2021 na sua empresa

Agora você já conhece algumas das principais tendências de tecnologia em nuvem para 2021. O próximo passo é identificar quais delas fazem sentido para a sua empresa e, em seguida, incorporá-los a sua estratégia de TI.

Nesse sentido, você pode contar com o ajuda da SantoDigital, uma empresa especializada em implementar soluções estratégicas baseadas em Cloud Computing.

Entre em contato agora mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a implementar as tendências de tecnologia em nuvem de forma eficiente, segura e econômica.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: