Inteligência artificial nas empresas? Descubra agora 5 aplicações!

Home Cloud Computing
Inteligência artificial nas empresas? Descubra agora 5 aplicações!

Inteligência artificial nas empresas? Descubra agora 5 aplicações!

Como as icônicas ficções científicas possam nos fazer imaginar, os avanços tecnológicos têm a finalidade de facilitar nossas tarefas diárias. Quando falamos em inteligência artificial (IA), vêm à memória clássicos como Os Jetsons e obras modernas, como Her.

Em vez de robôs humanoides, o que está presente em nosso dia a dia são supercomputadores capazes de processas e interpretar grandes volumes de dados. Já pensou em como a inteligência artificial nas empresas pode melhorar os processos? A gente te conta como ela otimiza os resultados. Acompanhe:

O que é inteligência artificial?

Essa área da ciência da computação se concentra em desenvolver softwares e máquinas com comportamento inteligente. Em termos informais, IA é onde estão categorizadas as máquinas que “pensam” como os humanos.

Um sistema inteligente normalmente consegue analisar dados em grande escala, compreender padrões e tendências e realizar predições com rapidez e precisão. Para as empresas, a grande novidade é que a IA está tornando tarefas corriqueiras mais inteligentes. Como? Realizando as chamadas análises preditivas.

O jargão “inteligência artificial” surgiu em 1956, diante das primeiras pesquisas de um grupo de cientistas da Dartmouth College, nos EUA. A ideia dos cientistas que cunharam o termo era descrever com tamanha precisão a inteligência humana que seria possível simular em máquinas. Passados mais de cinquenta anos, vemos inúmeros avanços na pesquisa iniciada na universidade americana.

Por que adotar inteligência artificial nas empresas?

Nas organizações, a IA é capaz de potencializar o diferencial competitivo, fazendo com que a companhia se destaque das concorrentes. Afinal, a inteligência artificial nas empresas torna possível que os dispositivos racionalizem, sinalizem decisões e solucionem problemas. Há inúmeras aplicações possíveis:

1. Assistentes pessoais

A Siri da Apple é um bom exemplo de assistente virtual que facilita processos simples. Os colaboradores podem consultar os calendários e visualizar tarefas, além de acionar alarmes e lembretes para não deixar passar nenhuma atividade.

2. Robotização

Os robôs mais modernos podem não estar tão longe dos filmes de ficção — eles já conseguem trabalhar autonomamente e aprender novos padrões em tempo real, além de interagir com outras máquinas. Alguns nem precisam ser programados, bastando ser ensinados uma vez a fazer o trabalho.

3. Chatbots

Os chatbots são recursos de inteligência artificial que utilizam conversas com linguagem descomplicada para interagir com apps. Para isso, reproduzem o comportamento decisório de um ser humano: eles são capazes de reconhecer nomes, números impressos em documentações e de avaliar a expressão do cliente.

Quando são ligados aos bancos de dados da empresa, onde estão gravadas todas as informações necessárias ao trabalho, os chatbots fazem conexões com o que o usuário está solicitando. Assim, podem encaminhar solicitações ao atendente e até resolver alguns problemas por conta própria.

4. Watson

Queridinho no ramo da computação cognitiva, Watson é um sistema que fala e entende a fala de terceiros. A tecnologia tem potencial para facilitar o atendimento aos clientes, o treinamento de funcionários e a gestão financeira. A grande sacada do sistema é aprender com a própria experiência, oferecendo resultados cada vez mais precisos.

5. Predições

Dotadas de inteligência artificial, as máquinas se tornam capazes de predizer cenários e encontrar soluções para as problemáticas dos gestores. Assim se torna possível realizar uma mensuração da eficiência das campanhas de marketing e dos planos de ação da empresa antes de colocá-los em prática.

Há também tecnologias capazes de segmentar seus clientes com base em comportamentos preditivos, agrupando os consumidores de acordo com seus padrões de resposta às ações da marca.

Agora você já sabe como aplicação da inteligência artificial nas empresas pode elevar seus diferenciais competitivos. Para ficar por dentro de mais posts interessantes, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: