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- set 16, 2024
Os avanços tecnológicos têm a finalidade de facilitar nossas tarefas diárias, sobretudo nos ambientes corporativos. Quando falamos em aplicações da inteligência artificial (IA), embora pareça uma realidade distante, a tecnologia já se faz presente em muitos processos e atividades.
Basicamente, trata-se de supercomputadores capazes de processar e interpretar grandes volumes de dados, gerando vantagens competitivas para todos os tipos de negócios.
Neste post, a gente conta as possibilidades de uso da IA nas empresas que podem impactar diretamente no seus resultados. Acompanhe!
O jargão “inteligência artificial” surgiu em 1956, diante das primeiras pesquisas de um grupo de cientistas da Dartmouth College, nos EUA.
A ideia dos cientistas era descrever com tamanha precisão a inteligência humana, que seria possível simular em máquinas. Passados mais de cinquenta anos, vemos inúmeros avanços na pesquisa iniciada na universidade americana.
Hoje podemos definir a inteligência artificial (IA) como a área da ciência da computação que se concentra em desenvolver softwares e máquinas com comportamento inteligente.
Em termos informais, IA pode ser categorizada como máquinas que “pensam” como os humanos. Um sistema inteligente normalmente consegue analisar dados em grande escala, compreender padrões e tendências e realizar predições com rapidez e precisão.
Mas a grande novidade para as empresas é que a IA está tornando as tarefas corriqueiras mais inteligentes e ágeis. Como? Realizando as chamadas análises preditivas.
Nas organizações, a IA pode potencializar o diferencial competitivo, fazendo com que a companhia se destaque das concorrentes. Afinal, ela torna possível que os dispositivos racionalizem decisões e sinalizem para a melhor solução de problemas.
Há inúmeras aplicações possíveis da inteligência artificial na rotina das empresas. Confira algumas delas a seguir.
A Siri da Apple é um bom exemplo de assistente virtual que facilita processos simples. Os colaboradores podem consultar os calendários e visualizar tarefas, além de acionar alarmes e lembretes para não deixar passar nenhuma atividade. Tudo isso por comando de voz.
Os robôs mais modernos podem não estar tão longe dos filmes de ficção — eles já conseguem trabalhar autonomamente e aprender novos padrões em tempo real, além de interagir com outras máquinas. Alguns nem precisam ser programados, bastando ser ensinados uma vez a fazer o trabalho.
Os chatbots são recursos de inteligência artificial que utilizam conversas com linguagem descomplicada para interagir com apps, bem como otimizar o atendimento ao público.
Para isso, reproduzem o comportamento decisório de um ser humano: eles podem reconhecer nomes, números impressos em documentações e de avaliar a expressão do cliente.
Quando são ligados aos bancos de dados da empresa, onde estão gravadas todas as informações necessárias ao trabalho, os chatbots fazem conexões com o que o usuário está solicitando. Eles podem inclusive resolver alguns problemas por conta própria.
Queridinho no ramo da computação cognitiva, Watson é um sistema que fala e entende a fala de terceiros. A tecnologia tem potencial para facilitar o atendimento aos clientes, o treinamento de funcionários e a gestão financeira. A grande sacada do sistema é aprender com a própria experiência, oferecendo resultados cada vez mais precisos.
Dotadas de inteligência artificial, as máquinas se tornam capazes de predizer cenários e encontrar soluções para as problemáticas dos gestores.
Por exemplo, ela pode auxiliar na mensuração da eficiência das campanhas de marketing e dos planos de ação da empresa antes de colocá-los em prática.
Há também tecnologias capazes de segmentar seus clientes com base em comportamentos preditivos, agrupando os consumidores de acordo com seus padrões de resposta às ações da marca.
A aplicabilidade da inteligência artificial é um processo em constante evolução. Por isso, trouxemos alguns exemplos bônus para inspirar a modernização do seu negócio.
A IA generativa atua por meio do cruzamento de dados, para gerar respostas completas e inteligentes sobre os mais diversos temas, inclusive na rotina de trabalho da empresa.
Para isso, os softwares vão além da capacidade de processar grandes volumes de dados – eles são treinados para interagir com uma capacidade de raciocínio semelhante à dos seres humanos, simplificando decisões e a execução de inúmeras tarefas.
É o que acontece com o Bard, Inteligência Artificial do Google desenvolvida para garantir melhores experiências aos usuários durante o uso das aplicações que a empresa oferece como o Gmail, Google Docs, buscas na internet etc.
A automação de processos é mais uma das aplicações da inteligência artificial que contribui para a otimização de resultados da empresa, independentemente do seu tamanho ou segmento.
Isso porque, além de comprometer a agilidade na execução de tarefas, as operações manuais deixam o negócio mais exposto a erros.
Com o apoio da IA, a atuação de todos os departamentos se torna mais inteligente, fluida, rápida e intuitiva.
Afinal, as máquinas e tecnologias da IA são capazes não só de executar processos repetitivos, mas principalmente agir de forma independente, considerando os melhores caminhos e estratégias.
No desenvolvimento de produtos, as tecnologias oferecidas pela IA vão atuar diretamente na linha de produção: resolvendo problemas de codificação, executando tarefas, registrando dados e parâmetros, enfim otimizando a produtividade da empresa.
As redes neurais da IA conseguem suprir as dificuldades até mesmo de encontrar talentos com uma qualificação técnica mais específica.
A capacidade de processamento de um grande volume de dados está entre as principais aplicações da inteligência artificial na área de medicina e saúde.
Em termos de atendimento, isso permite uma otimização significativa de tempo, bem como uma análise mais precisa do quadro de cada paciente e na emissão de relatórios. É possível inclusive dar diagnósticos a partir de uma interação remota com o médico.
Para as etapas de recrutamento e seleção, a inteligência artificial age no mapeamento dos candidatos, selecionando as pessoas conforme as competências e habilidades exigidas em cada cargo.
Isso permite que a empresa encontre os profissionais mais adequados em menos tempo. E os profissionais do RH podem focar nas tarefas que requerem uma maior atenção no seu dia-a-dia.
Os recrutadores participam do momento mais decisivo do processo seletivo, depois de reunidos os candidatos com maior potencial para contratação.
Ademais, o uso da inteligência artificial também garante uma seleção imparcial, focada nas qualidades técnicas de cada pessoa e não na opinião do recrutador.
Viu como há um vasto leque de aplicações da inteligência artificial para as empresas? São funcionalidades que fazem toda diferença para quem busca agilidade, precisão e uma rotina de atividades mais produtiva.
Agora você conheceu as principais aplicações da inteligência artificial nas empresas. Aproveite para seguir a SantoDigital nas redes sociais – Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram – e ficar por dentro de mais informações relevantes.