Área da saúde: 4 recursos que a nuvem pode trazer para o setor

Home Google Cloud Platform
Área da saúde: 4 recursos que a nuvem pode trazer para o setor
Analistas usado a tecnologia para a área da saúde

Área da saúde: 4 recursos que a nuvem pode trazer para o setor

A intensa competitividade do mercado e a consequente necessidade de otimização de resultados tem como reflexo a inovação nos mais diversos setores da economia. Isso explica, por exemplo, o crescimento significativo da computação em nuvem na área da saúde nos últimos anos.

De modo geral, a atividade produz um enorme volume de dados diários, e o apoio de sistemas digitalizados eficientes auxilia os médicos e profissionais na excelência do atendimento aos pacientes.

Por isso, mostraremos neste artigo como a tecnologia do cloud computing pode representar uma série de benefícios para seu negócio. Confira!

Qual a importância da nuvem para a área da saúde?

De forma resumida, as soluções em nuvem trazem melhorias significativas para todo o ecossistema da saúde. Para os profissionais, a tecnologia ajuda na obtenção de insights, automatização de tarefas burocráticas, entre outras funcionalidades que ajudam a otimizar sua performance.

Isso torna possível a ampliação das operações clínicas e, consequentemente, proporciona experiências mais satisfatórias aos usuários dos seus serviços.

Seja para acessar resultados de exames, fazer agendamentos e consultas, a verdade é que um sistema de cloud computing na área da saúde é um grande aliado para que milhares de pessoas obtenham respostas rápidas, na velocidade que demanda temas importantes como o bem-estar de cada um.

A nuvem ṕode ajudar a sanar processos críticos como atrasos no atendimento, perdas ou extravios de documentos e exames, gestão de recursos, entre outros desafios comuns no dia a dia da saúde.

Além disso, como as tecnologias vivem um processo de evolução constante, e a infraestrutura da nuvem facilita a implementação de todas as novidades, com menos impactos no orçamento e no fluxo de trabalho.

É por isso que ela se tornou um elemento-chave para todos os negócios que estão em busca de aprimoramento e otimização de resultados, inclusive no setor de saúde.

Quais os benefícios das soluções em nuvem para a área da saúde?

Veja, a seguir, quais são os impactos positivos das soluções e recursos tecnológicos em cloud para o setor.

Agilidade na prestação do serviço

Ao investir em soluções de cloud computing para a área da saúde, tem-se como um dos principais benefícios a melhora no gerenciamento do fluxo de trabalho e, consequentemente, da agilidade no atendimento aos pacientes.

Isso acontece porque, além da automatização de tarefas, as informações passam a integrar um único ambiente, onde os profissionais conseguem acessar prontuários, resultados de exames e fazer agendamentos em poucos cliques. É possível inclusive realizar consultas remotamente.

Com o apoio das ferramentas em nuvem, os profissionais são capazes de analisar conjuntos de dados massivos em tempo real, de modo que a obtenção de insights aconteça em um menor tempo de resposta.

Flexibilidade

Outro pilar da computação em nuvem que assegura inúmeras vantagens para o setor de saúde é a escalabilidade dessa tecnologia. Seus sistemas podem acomodar as mudanças nas cargas de trabalho sem grandes complicações.

A infraestrutura cloud é preparada para atender diferentes demandas, suportando a implementação de novos processos com agilidade, segura e sem comprometimento da prestação de serviços.

Nesse modelo, a instituição de saúde consegue montar uma infraestrutura de configuração única e com menos impactos no orçamento, já que os pagamentos dos serviços contratados são feitos de acordo com os recursos que a empresa utiliza.

Segurança

A infraestrutura em nuvem também se destaca pelo elevado nível de segurança. Afinal, os provedores desse tipo de solução costumam manter um sistema de proteção robusto, com o que há de mais moderno em termos de tecnologia para garantir a segurança dos seus data centers.

Backup, recuperação de desastres, controle de acessos. O risco de perda de documentos ou acesso indevido é muito menor na nuvem do que em uma infraestrutura física.

Para a área da saúde, que sempre lida com dados críticos de histórico médico, exames laboratoriais e diagnósticos histórico médico, um sistema de segurança eficiente é benéfico tanto para os pacientes, quanto para as informações administrativas da instituição.

Economia de custos

Por melhores que sejam as vantagens de um sistema automatizado, manter uma infraestrutura de hardware sempre requer mais gastos que a computação em nuvem.

É por isso que, ao realizar a migração para o cloud, as empresas também alcançam o benefício da economia de custos. Esse modelo traz escalabilidade para as aplicações da área da saúde por um preço significativamente mais baixo.

4 recursos que a nuvem pode proporcionar às empresas da área da saúde

Na área da saúde, a nuvem simboliza uma combinação perfeita entre necessidade e oportunidade das organizações e profissionais escalarem seus serviços, entregando valor ao seu público e acompanhando todas as mudanças nesse cenário.

A seguir, confira 4 principais recursos que o cloud computing pode proporcionar para o mercado.

1. Telemedicina em nuvem

A prestação de serviços online vivenciou um crescimento exponencial nas últimas décadas e, hoje, está presente nos mais variados mercados, a exemplo da área da saúde.

No entanto, mais do que oferecer serviços dentro da realidade digital, profissionais e organizações de assistência médica também precisam investir em ferramentas que garantam sua eficiência operacional. Nesse contexto, construir uma boa infraestrutura de TI é fundamental.

Prontuários eletrônicos, atendimentos à distância, laudos médicos e transações com fornecedores. A atividade médica engloba o armazenamento e troca de um grande volume de dados, tornando a computação em nuvem na área da saúde uma peça indispensável para se desempenhar um bom trabalho.

É por isso que a telemedicina em nuvem tem recebido destaque. Ela proporciona uma oportunidade de transição rápida e segura para o ambiente digital, sem a necessidade de aquisição de recursos de hardware e software.

Para os profissionais e instituições que já oferecem um atendimento remoto, o sistema ainda permite escalar seu trabalho gradativamente, expandir ou reduzir recursos de acordo com as demandas. Além de ser uma opção mais econômica.

2. Emissão e validação digital de laudos médicos na nuvem

A emissão e validação de laudos médicos online é mais uma etapa de atendimento beneficiada pela computação em nuvem na área da saúde. O uso da tecnologia possibilita centralizar todos os dados em um único ambiente, podendo ser acessados a qualquer momento, em poucos cliques.

Uma vez que as informações são lançadas no sistema, os médicos ou profissionais responsáveis conseguem elaborar os laudos à distância de forma rápida, menos burocrática e com redução nas chances de erros.

É possível acompanhar a emissão de laudos em tempo real e apenas usuários com permissão têm acesso às informações contidas nesses documentos. Após assinados, os laudos ficam disponíveis na nuvem, para consultas, impressões ou auditorias. Enfim, investir em cloud proporciona otimização dos pareceres técnicos.

3. Registro avançado de dados e históricos de pacientes

Quando se fala sobre os recursos que a nuvem pode proporcionar às empresas da área da saúde, não podemos esquecer do armazenamento organizado e acessível do histórico dos pacientes.

Primeiramente porque os documentos em papel ocupam mais espaço, levam mais tempo para serem preenchidos e existe uma chance maior de serem extraviados ou perdidos. Eles representam mais custos e menos segurança para os pacientes.

A partir da implementação da nuvem, o acesso ou inserção de dados de cada paciente pode ser feito com pesquisas rápidas, ao alcance de poucos cliques.

Além disso, as empresas prestadoras de serviço de cloud computing investem pesado em softwares para garantir o alto nível da sua segurança de dados. Portanto, além do seu ambiente ágil para os documentos médicos serem guardados, há também a facilidade de proteção dos documentos médicos.

4. Aplicativos inteligentes

A acessibilidade para o desenvolvimento de aplicações inteligentes é mais um dos recursos proporcionados pela nuvem que contribui para fortalecer o trabalho das equipes de saúde e, consequentemente, melhorar a experiência dos pacientes.

Nos últimos anos, empresas de tecnologia têm disponibilizado conjunto de infraestruturas padrões que simplificam o processo de criação de sites e aplicativos.

O Google é um exemplo disso. Durante a pandemia da Covid-19, a empresa desenvolveu o Cloud Health API, uma solução cloud voltada para as necessidades específicas da área da saúde, sobretudo para sanar falhas recorrentes no gerenciamento de informações.

As utilidades são as mais variadas como redução no tempo de atendimento, soluções de monitoramento e atendimento remoto, divulgação de exames, interações de chatbot com linguagem natural e aprendizado de máquina.

Em termos práticos, a nuvem também é sinônimo de capacidade para lançar aplicativos de uma forma menos burocrática e dispendiosa em termos financeiros, sem abrir mão da agilidade e segurança no centro de suas ações.

Case de sucesso – Myralis

A Myralis é uma empresa brasileira que atua na área da saúde com diversos tipos de medicamentos: suplementos alimentares, fitoterápicos, além de fármacos focando na saúde feminina, infantil, respiratória, osteometabólica e gástrica. Ela é considerada a maior fabricante de Vitamina D do país.

Para manter o seu posicionamento como líder de mercado, a empresa está sempre em busca de soluções inovadoras para o bem-estar do seu público.

A Myralis acredita que o investimento em tecnologia anda de mãos dadas com os avanços da empresa. Por isso adota uma estratégia agressiva de crescimento nesse sentido.

Antes de adotar soluções em nuvem Google para sua jornada de transformação digital, eles buscavam melhoria de performance, além de mais disponibilidade da sua infraestrutura de TI.

O grande desafio era tornar a sua arquitetura escalável, de modo que tecnologia e necessidades do negócio estivessem bem alinhados. E parte desse problema estava no fato de a Myralis trabalhar com recursos dimensionados no ambiente On Premise.

Então, a missão da SantoDigital neste projeto foi construir uma infraestrutura robusta, que complementasse o sistema corporativo, mas também tivesse um funcionamento baseado em máquinas virtuais e redes distintas.

Dentre as estratégias utilizadas, parte desse objetivo foi alcançado com a migração de algumas operações para o Google Cloud Platform. Resultado: a performance da Myralis foi otimizada em 80%.

Relatórios de sistemas que antes levavam em torno de 5 a 6 horas, por exemplo, passaram a ser executados em minutos. Sem deixar de mencionar a alta disponibilidade das ferramentas, resultando em desempenhos ainda mais satisfatórios.

Dessa forma, o posicionamento da companhia na área da saúde se tornou muito mais sólido.

Case Alliar

A Alliar Médicos é uma das maiores empresas de diagnóstico médico por imagens do país. Presente em 10 estados brasileiros, sua missão é garantir elevados padrões de qualidade em todos os laboratórios.

Suas principais unidades são certificadas com relevantes acreditações externas, como ONA e ISO9000; e internas, como o SIGA – Sistema Integrado de Gestão Alliar.

Mas a Alliar ainda tinha dois grandes desafios antes de adotar soluções em nuvem: aumentar a performance do seu ambiente e ao mesmo tempo reduzir custos significativos de TI.

Por atuar no segmento da saúde, a Alliar possuía aplicações críticas rodando 24X7. E migrar o seu ambiente sem causar impactos no dia a dia da empresa não era uma tarefa tão simples.

Então, o time da SantoDigital, ajudou realizando estudos que comprovaram à empresa a eficácia de migrar da sua plataforma atual para o Google Cloud.

Para atingir as expectativas de resultado, os especialistas SantoDigital, em conjunto com a Alliar, montaram um plano de migração para reduzir a indisponibilidade da migração e tornar uma virada transparente para os clientes.

Dentre as soluções aplicadas para o alcance de resultados bem-sucedidos, estão:

  • Migração dos servidores e aplicações da Azure para o Google;
  • Migração MySQL/Postgre SQL;
  • Migração do servidor Microsoft Windows;
  • Cloud Migration- Services;
  • Google Cloud Compute.

Como a SantoDigital pode ajudar na transformação do seu negócio?

A adoção da computação em nuvem na área da saúde, assim como em qualquer outro setor, vai muito além da implementação de tecnologias. O direcionamento de uma empresa expert nesse tipo de solução, como a SantoDigital, é decisivo para a escolha das ferramentas acertadas e obtenção de melhores resultados

Há mais de 10 anos atuando com cloud computing, a Santo acumula várias certificações e premiações do Google. A companhia conta ainda com a experiência de migração de mais de 180 máquinas em ambientes diversos e soluções avançadas de TI que seguem as mesmas diretrizes de implementação traçadas pelo Google Cloud.

Essa bagagem tornou a empresa uma autoridade em migração para a nuvem com eficiência e segurança. A SantoDigital é uma das principais parceiras do Google no Brasil e detém ampla experiência nos processos de implantação do Google Cloud Platform.

Com uma análise minuciosa da infraestrutura de TI e suporte técnico ao longo de toda a jornada de cloud migration, a SantoDigital também é a resposta para transformar as operações médicas e realidade dos pacientes.

A computação em nuvem na área da saúde tem um papel essencial na modernização dos atendimentos médicos. Ela traz um conjunto de ferramentas que vão muito além da automatização de tarefas, suas ferramentas são a chave para o fornecimento de serviços de saúde da maneira mais inteligente e otimizada possível.Quer ficar por dentro de todos esses benefícios e aprimorar a jornada de transformação digital do seu negócio? Conheça as soluções SantoDigital que podem ajudar nessa missão!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: