Falta de gerenciamento de Dispositivos Móveis: conheça 4 problemas para a sua empresa

Home Cloud Computing
Falta de gerenciamento de Dispositivos Móveis: conheça 4 problemas para a sua empresa

Falta de gerenciamento de Dispositivos Móveis: conheça 4 problemas para a sua empresa

A tecnologia Cloud Computing revolucionou a forma como as empresas trabalham. Soluções baseadas em nuvem, como o G Suite, oferece inúmeros benefícios para os negócios, dos quais a mobilidade é um dos principais. No entanto, a falta de gerenciamento de dispositivos móveis pode causar sérios problemas para sua empresa.

A natureza e os tipos de ataques cibernéticos estão evoluindo rapidamente e os dispositivos móveis tornaram-se uma parte essencial dos esforços de segurança cibernética das empresas, e com razão.

A empresa de pesquisa Gartner prevê que, até 2021, 27% do tráfego de dados corporativos irão fluir diretamente de dispositivos móveis e portáteis para a nuvem.

Para proteger os dados corporativos que passam ou residem em dispositivos móveis, é imperativo entender completamente os problemas que eles apresentam.

Confira a seguir os 3 principais riscos atrelados à falta de gerenciamento de dispositivos móveis:

1. Códigos maliciosos

As ameaças de malware móvel geralmente são projetadas socialmente e se concentram em convencer o usuário a aceitar o que o hacker está vendendo. Os mais prolíficos incluem spam, links em sites de redes sociais e aplicativos nocivos.

Os usuários de dispositivos móveis ainda não estão sujeitos aos mesmos drive-by downloads que os usuários de PC enfrentam. No entanto, os anúncios para dispositivos móveis estão sendo cada vez mais usados ​​como parte de muitos ataques – um conceito conhecido como “malvertising“.

Uma das principais ameças malware móvel utilizado pelos cibercriminosos são os cavalos de Troia projetados para roubar dados. Eles podem operar na rede de telefonia celular ou em qualquer rede Wi-Fi em que o dispositivo esteja conectado.

Eles são frequentemente enviados via SMS. Uma vez que o usuário clica em um link, o cavalo de Troia é entregue por meio de um aplicativo, onde fica livre para se espalhar para outros dispositivos.

2. Ataques de Dispositivos

Os ataques direcionados ao próprio dispositivo são semelhantes aos ataques de PC do passado. Sem um gerenciamento de dispositivos móveis adequado, os usuários ficam sujeitos a investidas baseadas em navegador, explorações de estouro de buffer (buffer overflow), entres outras.

O serviço de SMS e de mensagens multimídia (MMS) oferecem caminhos adicionais para os hackers. Os ataques a dispositivos geralmente são projetados para obter controle do dispositivo e acessar dados ou para tentar uma negação de serviço distribuída (DDoS).

3. Interceptação de comunicação

Os smartphones e outros dispositivos habilitados para Wi-Fi e redes móveis são suscetíveis a muitos tipos de ataques.

Sem um gerenciamento de dispositivos móveis adequado, os hackers podem explorar pontos fracos nesses protocolos de dados de celular e Wi-Fi para interceptar a transmissão de dados.

Para empresas com colaboradores que usam serviços de hotspot Wi-Fi gratuitos, os riscos são ainda mais altos. As pessoas que fazem logon em sistemas corporativos utilizando essas redes, podem estar dando aos hackers acesso a um banco de dados corporativo inteiro.

4. Roubo do dispositivo

Os dispositivos móveis são pequenos, facilmente portáteis e extremamente leves. Enquanto seu tamanho diminuto os torna companheiros de viagem ideais, também os torna fáceis de roubar ou deixar para trás em aeroportos, aviões ou táxis.

O sistema de detecção de intrusão mais inteligente e o melhor software antivírus são inúteis contra uma pessoa maliciosa com acesso físico. Contornar uma senha ou bloqueio é uma tarefa trivial para um invasor experiente, e até mesmo dados criptografados podem ser acessados.

Isso pode incluir não apenas dados corporativos encontrados no dispositivo, mas também senhas armazenadas, o que pode conceder acesso a serviços corporativos, como e-mail e rede VPN.

Agora você já conhece os principais problemas que a falta de gerenciamento de dispositivos móveis pode gerar para sua empresa. Com o G Suite, você possui uma solução que irá ajudá-lo a lidar com todas essas situações.

Se você gostou deste conteúdo, também irá gostar de conhecer 4 maneiras de garantir segurança para as empresas com G Suite. Boa leitura!

 

 

Background vector created by pikisuperstar – www.freepik.com

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: