4 maneiras de garantir segurança para as empresas com o G Suite

Home Cloud Computing
4 maneiras de garantir segurança para as empresas com o G Suite

4 maneiras de garantir segurança para as empresas com o G Suite

Garantir a segurança de dados é um procedimento essencial para todas as empresas. No entanto, essa não precisa ser uma tarefa complicada. Com o G Suite, os administradores podem gerenciar e ajudar a proteger suas informações confidenciais e seus usuários de maneira relativamente simples. Ele oferece ferramentas intuitivas que ajudam na prevenção de perda de dados.

Confira a seguir como é possível garantir a segurança da sua empresa utilizando o G Suite!

1. E-mail criptografado

A criptografia de e-mail é uma opção segura para preservar informações transmitidas entre parceiros, clientes, fornecedores e colaboradores. Utilizando essa tecnologia, você torna o conteúdo das mensagens ilegíveis, garantindo que suas informações confidenciais não sejam interceptadas e acessadas por terceiros. Além disso, a criptografia é eficiente contra malwares e outras ameaças.

Com o G Suite, você pode criar regras de compliance e roteamento para exigir que as mensagens sejam assinadas e criptografadas usando o S/MIME.

Mesmo se os usuários desativarem a criptografia acidentalmente, sua regra irá modificar essa ação, garantindo a segurança dos seus dados.

Também é possível criar regras para assegurar que as mensagens sejam criptografadas quando determinados padrões forem detectados, como números de cartão de crédito, ou se a mensagem contiver expressões específicas.

2. Proteção contra phishing

Os spammers podem, às vezes, falsificar o remetente de uma mensagem de e-mail para que  ela pareça vir de um domínio de uma organização respeitável. Conhecida como phishing, essa prática costuma induzir os usuários a clicarem em links para, assim, coletar dados confidenciais.

Para ajudar a impedir o phishing, o Google participa do programa DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance ou Autenticação de Mensagens, Relatórios e Conformidade em tradução literal). Isso permite que os proprietários de domínios digam aos provedores de e-mail como lidar com mensagens não autenticadas provenientes, teoricamente, de seus domínios.

Os clientes do G Suite podem implementar essa solução criando um registro DMARC em suas configurações de administrador e implementando um registro Sender Policy Framework (SPF) e chaves  DomainKeys Identified Mail (DKIM) em todos os fluxos de mensagens de e-mail.

3. Gerenciamento de força da senha de seus usuários

Uma das formas mais comuns de hackers invadirem computadores é adivinhando as credenciais de acesso. Senhas simples e comumente usadas permitem que intrusos obtenham facilmente acesso e controle de um dispositivo de TI. Dessa forma, uma senha forte fornece proteção essencial contra fraudes financeiras e roubo de identidade.

Os administradores do G Suite podem  gerenciar  e rastrear a força da senha de todos os usuários da sua organização.

Assim, é possível definir o requisito de força mínima e máxima, o que obriga o usuário a escolher uma senha forte, algo com uma combinação improvável de letras, números e caracteres especiais.

As senhas são, sem dúvida, essenciais para a segurança. No entanto, além de criar uma boa senha, as pessoas devem aprender como protegê-la e usá-la com sabedoria. Isso significa nunca a compartilhar e, se não for possível lembrar, manter a cópia escrita em um local seguro.

4. Gerenciamento de acesso para aplicativos de terceiros

No G Suite, você pode selecionar especificamente quais aplicativos de terceiros terão acesso aos dados de seus usuários (nos serviços do Gmail, Drive, Agenda e Cloud Platform).

Além disso, todos os aplicativos precisam de permissão dos usuários para acessar seus dados.

No entanto, é muito importante que os administradores, periodicamente, revisem as permissões e removam o acesso de aplicativos não utilizados ou que possam apresentar riscos de segurança.

Essas foram as 4 maneiras como o G Suite ajuda a garantir a segurança dos dados de sua empresa. Se você gostou desse conteúdo, também irá gostar de descobrir porque o treinamento dos colabores é um aliado na segurança de dados. Boa leitura!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: