- 3 minutos
- abr 8, 2024
Você sabia que aplicativos podem ser criados ou personalizados sem depender de programadores? Agora, tal tarefa já não está limitada aos profissionais de TI graças ao Google AppSheet.
Essa plataforma de desenvolvimento — com fácil interação no Google Workspace (GWS) — oferece para todos a possibilidade de se tornar um desenvolvedor. Mais do que isso, ela ajuda a melhorar as tecnologias utilizadas em sua organização.
Então, confira este artigo e não perca tempo para conhecer mais sobre essa ferramenta!
O AppSheet é uma plataforma associada ao Google Workspace, que serve para o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma — tanto para navegadores web como para dispositivos móveis — sem a necessidade de escrever um código-fonte.
Com essa solução, qualquer usuário pode criar apps, mesmo sem ter experiência em programação. Isso é feito de forma ágil, intuitiva e com recursos de segurança que permitem que empresas maximizem a utilização da plataforma em seus negócios.
A interface dos aplicativos pode ser personalizada a partir de modelos de UX (User Experience ou Experiência do Usuário), IA (Inteligência Artificial) e ML (Machine Learning ou aprendizado de máquina).
Assim, ao projetar recursos gráficos ou interativos utilizando essa funcionalidade, é possível entender e antecipar as demandas dos usuários. Além disso, com esse recurso, a navegação se torna simples e amigável.
Quando se trata de interatividade, a implementação de PLN — processamento de linguagem natural — contribui para um aplicativo intuitivo.
Isso porque apresenta várias características, como possibilidade de pesquisar e apresentar opções de comandos, capacidade de obter informações de imagens e facilidade para elaborar modelos de previsão a partir de dados históricos.
Ao automatizar os fluxos de trabalho para que tarefas e processos empresariais aconteçam sem depender da ação humana, o app desenvolvido passa a ser ágil e útil.
Essa medida é válida, por exemplo, para atividades como aprovação de pedidos, envio de e-mails e mensagens, notificação de participantes, geração de relatórios etc.
A integração das aplicações desenvolvidas com as ferramentas do Google Workspace proporciona a continuidade das atividades e trocas entre essas tecnologias.
Já a conexão com diversos bancos de dados — planilhas, Google Drive, Cloud SQL etc. — permite tanto a coleta avançada de informações como a sincronização off-line.
O AppSheet favorece a conexão com uma grande variedade de fontes de dados, do Google Sheets ao Salesforce. Essa característica empodera o colaborador, que pode desenvolver aplicativos de forma mais rápida e personalizada.
Mais do que isso, os dados podem ser coletados de maneira online ou offline, utilizando os dispositivos para agregá-los de forma relevante. Por exemplo, podem ser usados a leitura do código de barras, as localizações de GPS, imagens, OCR (Optical Character Recognition) etc.
Todas essas informações permitem melhorar os resultados alcançados. Nesse caso, é possível agilizar os processos, aumentar a produtividade e aperfeiçoar a qualidade dos dados.
A plataforma do AppSheet permite definir políticas empresariais e personalizar os recursos e dados que serão exibidos para cada usuário, protegendo conteúdos sensíveis ou estratégicos.
Isso porque é possível manter a visibilidade e o controle do ecossistema de aplicações. Ou seja, a segurança da informação é garantida, assim como é possível desenvolver apps com rapidez.
Com o AppSheet, você cria aplicativos personalizados, que atendem às demandas organizacionais e auxiliam no alcance dos objetivos estratégicos. Por exemplo, você pode adicionar formulários, campos, gráficos e mais.
Ainda é possível criar regras de negócio, definir workflows e implementar estilos customizados para a aparência da solução.
Como independe de experiência ou especialização em programação para ser usado, o AppSheet oportuniza que todos os colaboradores usufruam dele de maneira autônoma. Basicamente, qualquer usuário pode desenvolver aplicativos, melhorá-los ou estruturar automações personalizadas sozinho.
Muitas dessas soluções tecnológicas — sejam criações de novos apps, sejam melhorias nos existentes — têm um amplo impacto no negócio e no crescimento da empresa. Elas são inovações que permitem melhorar os resultados e obter vantagem competitiva.
Isso somente é possível porque, além dos desenvolvedores de TI, outras pessoas estão envolvidas. Afinal, quando um usuário constante apresenta as suas dificuldades e demandas ainda no processo de criação, o produto pode superá-las previamente.
Uma vez que o AppSheet oportuniza a colaboração entre todos os membros da equipe, isso se torna fácil.
Diante da possibilidade de desenvolvimento, personalização e automação dos aplicativos, de acordo com as necessidades dos usuários, executar as atividades da empresa vira algo mais simples.
Isso, somado à integração completa com outras soluções do Google Workspace e à eliminação de tarefas repetitivas executadas de modo manual, gera melhorias significativas na produtividade e na economia de tempo.
Os aplicativos desenvolvidos pelo AppSheet são disponibilizados para diferentes dispositivos e plataformas. Assim, você pode acessar via Android, iOS ou navegadores web. Na prática, isso assegura alcance e versatilidade maiores.
Devido à sua personalização, os apps criados com o AppSheet atendem às demandas do negócio. A ferramenta está alinhada aos objetivos estratégicos, inclusive por facilitar a escalabilidade, caso seja necessário.
No entanto, o principal destaque é a personalização de funcionalidades e design. Por exemplo, você pode fazer o controle de inventário de maneira mais eficiente por desenvolver um aplicativo voltado para essa finalidade. Se preferir, também existem os templates padronizados.
A segurança de dados é um fator relevante para o AppSheet. Na integração com o Google Workspace, os apps conseguem receber as configurações de gerenciamento de acesso e proteção da informação do GWS. Dessa forma, são aplicados controle de acesso, autenticação de dois fatores e mais. Isso favorece o compliance.
Por ser voltada para profissionais que não são programadores, o AppSheet tem uma interface bastante intuitiva e fácil de usar. Esse é o motivo da facilidade do desenvolvimento de apps customizados. Assim, a solução pode ser utilizada para diferentes finalidades.
Uma forma de usar o Google App Sheet no ambiente corporativo é no lead tracking. Basta configurar a solução para que a coleta de dados seja automática, identificando a origem por meio de parâmetros de rastreamento ou de forma manual.
Além disso, as ferramentas de análise disponibilizadas permitem gerar relatórios e gráficos que sinalizam as tendências de maneira bastante clara.
Você pode aperfeiçoar a gestão de projetos usando o método Kanban com AppSheet. Isso porque você pode criar apps com essa finalidade, monitorando a evolução do fluxo de trabalho, delegando tarefas e gerenciando cronograma e orçamento. Também é possível trabalhar com atualizações em tempo real.
Nas empresas de logística, especialmente, é possível usar o Google AppSheet para o controle de inventário, rastreamento de encomendas, automação dos processos de despacho, verificação de qualidade e geração de rotas de entrega. Isso gera eficiência e redução de custos.
A coleta de dados com o AppSheet é avançada, porque várias fontes são usadas. Além disso, o processo é automatizado, o que gera uma simplificação das etapas, com economia de recursos e tempo.
Fluxos de aprovação podem ser criados por meio da solução do Google, seja para despesas, seja para férias, compras e mais. Tudo isso traz rapidez aos workflows, aumenta a eficiência operacional e evita a perda de tempo com autorizações manuais. Isso porque são verificados se os critérios são atendidos.
A gestão de vendas também pode ser melhorada com o AppSheet, porque aplicativos para rastreamento de leads, gerenciamento de oportunidades, elaboração de relatórios etc. podem ser criados com facilidade. Assim, consegue-se verificar exatamente o que precisa ser feito e aumentar a eficácia do trabalho.
O AppSheet compõe o conjunto de soluções que o Google Workspace oferece para empresas. O acesso básico a ele é parte de algumas licenças do GWS, mas qualquer negócio também pode comprar a opção mais robusta.
Ou seja, é fácil usar o app ideal para o desenvolvimento de soluções próprias em conjunto com a melhor plataforma para a digitalização dos processos de negócio e que proporciona um ambiente de trabalho virtual com diversos aplicativos.
Porém, para que o sucesso da transformação digital seja completo, é importante contar com a ajuda de especialistas da SantoDigital. Somos um dos maiores parceiros Google Cloud da América Latina.
Nossas experiências, em mais de 10 anos no mercado e mais de 2000 empreendimentos migrados, fazem com que sejamos aptos a ajudar de maneira eficiente na implementação e no bom andamento do uso dessas tecnologias. Ainda, disponibilizamos serviços complementares como:
Usar o AppSheet é uma grande oportunidade para promover melhorias nas tecnologias implementadas pela sua empresa. Diante das vantagens que suas funcionalidades oferecem, qualquer colaborador pode contribuir criando, otimizando e automatizando apps ou suas funções.
Não perca tempo e entre em contato com a SantoDigital para começar essa transformação em seu negócio o quanto antes!
O AppSheet serve para o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma — tanto para navegadores web como para dispositivos móveis — sem a necessidade de escrever um código-fonte. Por isso, permite coletar dados valiosos de diferentes fontes e agregá-los como informações, simplificar processos, reduzir custos e tempo e aumentar a qualidade dos dados.
Você pode implantar AppSheet como um conjunto de soluções que o Google Workspace oferece para empresas. O acesso básico a ele é parte de algumas licenças do GWS, mas qualquer negócio também pode comprar a opção mais robusta. Nesse caso, é importante contar com uma empresa especializada para sua implementação, como a SantoDigital.