7 riscos que a falta de segurança da informação traz para o negócio

Home Segurança
7 riscos que a falta de segurança da informação traz para o negócio
falta de segurança da informação

7 riscos que a falta de segurança da informação traz para o negócio

As empresas se tornaram alvos de frequentes ataques virtuais que objetivam a obtenção de lucro fácil. Os sistemas informatizados podem ficar vulneráveis devido a uma série de fatores que levam os empreendimentos a se tornarem vítimas de cibercriminosos, por isso, é preciso se atentar à falta de segurança da informação na corporação.

Neste conteúdo, vamos explicar quais são os riscos da falta de segurança de dados nas empresas e mostrar o quanto isso pode custar para o negócio. Aqui, você descobrirá dicas de como evitar os perigos e obterá informações relevantes sobre espionagem corporativa, diminuição da produtividade, perda de contratos, interrupção de processos, baixa confidencialidade e muito mais.

Para entender mais sobre os riscos da falta de segurança da informação nas empresas, continue a leitura deste artigo!

Saiba quais são os riscos da falta de segurança dos dados

A falta de segurança da informação impacta as finanças e gera perdas substanciais de recursos nas empresas. Os hackers normalmente roubam os dados confidenciais relacionados ao objetivo do negócio ou às informações financeiras, como detalhes de cartões de crédito dos clientes.

Além disso, os criminosos podem acabar conseguindo transferir dinheiro de contas bancárias. Um ataque virtual pode levar à interrupção das atividades e fazer com que a empresa fique incapaz de efetuar transações online durante certo período. Consequentemente, haverá a perda de contratos ou negócios que são indispensáveis para o crescimento da organização.

As violações cibernéticas geram custos para reparar os dispositivos, as redes e os sistemas. Além disso, as ameaças virtuais causam danos à credibilidade das empresas e arruínam a reputação delas diante dos clientes.

A perda da confiança do público causa prejuízos inestimáveis porque afasta clientes, parceiros e fornecedores. Um negócio que tem o seu sistema informatizado invadido por criminosos perde vendas, tem os seus lucros reduzidos e pode até decretar falência.

Entenda quanto custa a falta de segurança da informação

A ausência de investimentos em segurança da informação custa caro para as organizações que acabam pagando pelos próprios dados que foram sequestrados por hackers. A maioria das empresas percebe isso quando passa por uma situação difícil e já sofreu os danos de um ataque virtual. É crucial investir em soluções preventivas de Tecnologia da Informação (TI).

Continue a leitura para saber quais são os principais riscos da falta de segurança da informação.

1. Roubo de dados

A empresa que não investe em segurança da informação pode ter os seus dados roubados. Eles ficarão inacessíveis em algumas situações, e os gestores precisarão pagar para voltar a acessá-los ou para empresas especializadas recuperá-los.

Isso se torna possível quando um ransomware invade a máquina e criptografa os seus arquivos. Os vírus também bloqueiam o acesso aos sistemas, e o hacker exige um resgate — que geralmente pode ser pago em bitcoin. O preço cobrado não é barato, podendo custar alguns milhares de dólares

2. Baixa confidencialidade

Caso a organização não faça investimentos para manter os seus dados seguros, o nível de confidencialidade será baixo. Essa situação poderá causar danos para empresas de pequeno, médio ou grande porte, não importando o segmento de atuação.

As informações sigilosas que ficam expostas aos hackers e sem a criptografia adequada podem prejudicar significativamente os seus negócios.

Uma empresa que não investe em segurança pode falir, pois tem uma deficiência grave na confidencialidade dos dados de todos os que se envolvem em suas atividades. É preciso prestar atenção nessa questão, pois os parceiros, fornecedores e consumidores já compreenderam a importância desse assunto e conhecem as consequências que um deslize pode causar.

3. Interrupção de processos

Deixar de investir em segurança atrapalha o funcionamento interno das organizações e as afeta de forma muito negativa. Ao sofrer um ataque cibernético, os processos são interrompidos e os serviços ofertados aos clientes ficam comprometidos. Dependendo da situação, haverá a interrupção parcial ou integral das atividades da empresa, e os transtornos serão imensos.

A interrupção dos processos gera prejuízos ao empreendimento, seus parceiros e clientes. Quando os dados de uma empresa são comprometidos pela falta de segurança, há um impacto considerável nas operações da organização. As falhas no departamento de TI, por exemplo, impossibilitam o acesso aos servidores e a documentos relevantes.

4. Perda de contratos

Um dos maiores riscos da falta de segurança da informação é a perda de contratos — que decorre da quebra de confiança dos clientes e de outros parceiros. A ocorrência de vazamentos, desastres, interrupção de serviços, espionagem e falhas nos sistemas destrói permanentemente a reputação de um negócio no mercado.

Os fornecedores e os clientes podem não se sentir à vontade para fechar negócios com uma empresa que tenha sofrido uma invasão efetuada por criminosos. Essa organização poderá perder espaço no mercado e fechar as portas por permitir que os dados corporativos sejam colocados em perigo. Sendo assim, mantenha as informações do seu negócio protegidas e evite prejuízos.

5. Vazamento de dados

Os consumidores evitam fornecer seus dados a empresas não confiáveis porque não querem que eles sejam acessados por criminosos virtuais. A negligência de um funcionário ou acessos não autorizados ao banco de dados pode dar origem a violações das contas digitais e causar desconforto. As consequências são ações judiciais e condenações por danos morais.

6. Diminuição da produtividade

Uma invasão pode interferir na produtividade dos colaboradores, tendo em vista que diversas ameaças virtuais simplesmente paralisam as atividades das empresas. Em virtude disso, a produtividade diminui e as vendas de serviços, produtos ou soluções podem cair exponencialmente. Após pagar as quantias exigidas por um hacker, o gestor pode levar até três dias para ter acesso aos arquivos — quando isso realmente acontece.

7. Espionagem corporativa

As invasões podem ser feitas por concorrentes que decidem se aproveitar das brechas no sistema para praticar a espionagem corporativa. Se isso acontecer, empresas que prestam serviços parecidos com os do seu negócio obterão vantagens no mercado por saberem quais são as suas estratégias de crescimento e desenvolvimento empresarial. Essas pessoas conhecerão detalhes do planejamento interno e se anteciparão a ele.

Compreendeu os 7 riscos que a falta de segurança da informação traz para o seu negócio? Para evitar que a segurança da informação seja prejudicada na empresa, você precisa investir em soluções em nuvem e em produtos de boa qualidade. Conte com parceiros que ofereçam infraestrutura em tecnologia, migração e consultoria para os seus projetos.

Precisa obter mais dicas para aumentar a segurança dos dados empresariais ou quer tirar algumas dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: