Afinal, qual é a importância dos dados na estratégia das empresas?

Home Big Data
Afinal, qual é a importância dos dados na estratégia das empresas?
afinal-qual-e-a-importancia-dos-dados-na-estrategia-das-empresas

Afinal, qual é a importância dos dados na estratégia das empresas?

Em um mundo cada vez mais informatizado, os dados se tornaram componentes de extrema importância para as organizações, independentemente do porte, setor ou tipo. Na verdade, eles são um dos maiores ativos empresariais, junto com produtos, serviços, propriedade intelectual e pessoas. No entanto, mais importante do que os possuir, é saber como usá-los em prol dos negócios. Por isso, ter uma estratégia assertiva de Data Analytics é fundamental.

Nos últimos anos, as inovações tecnológicas têm se desenvolvido tão rápido que muitas empresas não estão conseguindo acompanhar. Às vezes, isso as leva a mergulhar avidamente em diversas iniciativas, investindo em novas tecnologias e análises sofisticadas que não são adequadas para seus negócios. 

O fato é que, hoje, todos já percebem o potencial de uma estratégia baseada em dados. O que falta, muitas vezes, é saber como desenvolver uma abordagem que faça sentido para sua empresa.

A seguir, você conhecerá os principais aspectos que reforçam a importância dos dados na sua empresa e poderá descobrir também como desenvolver uma estratégia de Data Analytics focada em suas necessidades de negócio, assim como, criar um plano viável para o futuro. Confira!

A importância dos dados nas estratégias de negócio

A importância do Big Data para empresas e para toda a economia global está bem estabelecida. Com uma estratégia de Data Analytics assertiva, é possível aumentar a produtividade, reduzir custos, otimizar processos, melhorar a experiência do usuário, conhecer melhor seus clientes, identificar insights acionáveis e muito mais.

Em outras palavras, uma boa estratégia de dados ajuda sua empresa a entender como competir em seu mercado, com eficiência operacional, e a criar vantagem competitiva para garantir seu lugar no mercado.

No entanto, uma advertência importante ainda não foi enfatizada o suficiente: sem visão estratégica e planejamento cuidadoso, até mesmo um tesouro de Big Data servirá apenas para distrair as operações de negócios, em vez de impulsionar seu sucesso.

Como criar uma estratégia de Data Analytics assertiva

É importante lembrar que o objetivo de uma estratégia de Data Analytics não é simplesmente obter o máximo possível de seus dados, mas sim alavancar seus dados de forma a desbloquear todos os benefícios que sua empresa pode alcançar.

Assim, a necessidade de um suporte de decisão preciso, oportuno e perspicaz nunca foi tão grande.

Por isso, antes de iniciar sua estratégia de dados considere os seguintes pontos:

Comece com as ferramentas certas

Em primeiro lugar, identifique a tecnologia que você precisa incorporar para analisar seus dados de forma rápida, segura, eficaz e, ao mesmo tempo, financeiramente acessível.

Nesse sentido, optar por soluções baseadas em nuvem é fundamental, uma vez que dispensa investimentos em infraestrutura e sua empresa paga apenas pelos recursos que realmente utiliza.

Enrico Roman, Gerente de TI da SantoDigital destaca que:

hoje, o Google possui uma plataforma de serviços em nuvem segura que oferece poder computacional, armazenamento de banco de dados, distribuição de conteúdo digital, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outras inúmeras funcionalidades para ajudar as empresas em seu dimensionamento e crescimento. 

Dentre o conjunto de soluções da plataforma em nuvem do Google, destacam-se as soluções de Big Data e Data Analytics, que capacitam as empresas a adotar uma cultura orientada a dados, com ferramentas de centralização, preparação e análise, como Data Fusion, DataFlow, DataProc e BigQuery.

Roman ressalta que essas soluções são “construídas e mantidas pelo Google e comercializadas no Brasil pela SantoDigital, através de uma parceria global de sucesso”.

Relacione sua estratégia de dados com sua estratégia de negócios

Criar uma estratégia de dados não é uma atividade independente. Pelo contrário, ela deve ser guiada por sua estratégia de negócios abrangente.

Portanto, um ponto de partida crítico para qualquer estratégia de dados são os objetivos estratégicos do negócio. Em outras palavras, o que sua empresa está tentando alcançar e como os dados podem ajudá-lo a chegar lá?

De acordo com um relatório da Harvard Business Review, executivos, gerentes e profissionais são atormentados por dados imprecisos, obsoletos ou de difícil acesso e muitos deles não estão seguros sobre o rumo de suas estratégias de dados.

Nesse sentido, é muito importante contar com a ajuda de uma empresa especializada, capaz de identificar soluções eficazes com base nas suas necessidades de negócio.

Enrico Roman destaca que em seus projetos, independentemente do porte da empresa, as equipes da SantoDigital buscam

entender as “dores” de seus clientes, baseado em performance, custo e produtividade. Para isso, é preciso entender o negócio, o que o cliente faz, como ele aborda os problemas dentro da tecnologia que ele tem. Depois, passam a considerar os objetivos e, só então, ao desenvolvimento de um projeto sob medida para cada empresa.

Roman completa que “o foco da SantoDigital está  no cliente final, o usuário do produto”. 

Seja ágil

Não é novidade que, na era digital, tudo muda rapido. Isso significa que muitos dados podem ficar obsoletos. Ou seja, se sua empresa não agir rápido, os resultados de suas análises podem apontar tendências obsoletas.

Daí a importância de contar com soluções em nuvem, uma vez que sua empresa sempre contará com os recursos mais avançados e terá uma infraestrutura altamente escalável para atender às suas necessidades.

No entanto, a agilidade não se aplica somente à análise dos dados. Se sua empresa ainda não possui uma estratégia de Data Analytics, ela se encontra em desvantagem frente à concorrência e precisa agir rápido para recuperar o tempo perdido.

Nesse sentido, Enrico Roman destaca os diferenciais da SantoDigital, que utiliza métodos ágeis para ajustar processos em busca dos melhores resultados, gerando valor em todas as entregas.

Ele acrescenta que o Google possui metodologia ágil para cada projeto e que a SantoDigital se adapta a isso. “Esta abordagem nos permite ter foco na entrega e agir rapidamente para ajustar os processos em busca do melhor resultado”, conclui.

Implemente uma estratégia assertiva de Data Analytics em parceria com a SantoDigital

A SantoDigital possui a experiência e a capacitação necessária para ajudar sua empresa na construção e implementação de uma estratégia assertiva de Data Analytics. Seus prêmios e conquistas demonstram isso.

Por exemplo, ela possui o selo Expertise Data Lake Modernization, que assegura seu know-how na implementação de Data Lakes que permitem às organizações armazenarem, processarem e analisarem grandes volumes de dados estruturados e não estruturados de maneira ágil e econômica. 

Enrico Roman reforça que:

Nossos engenheiros são certificados, possuímos uma metodologia de desenvolvimento ágil e eficaz. Além disso, temos como cultura, o compromisso de entregar valor ao cliente, estabelecendo uma relação de parceria. 

Finalmente, é importante ressaltar que a SantoDigital trabalha com soluções de Data Analytics de ponta, desenvolvidas e mantidas pelo Google.

Segundo Roman, ultimamente, a SantoDigital tem feito diversas migrações de pipelines de outras Clouds para o Google Cloud Platform.

De fato, o Google nasceu de dados, ajudando a facilitar a vida de pessoas e empresas a partir de um buscador simples, eficaz e intuitivo. Hoje, a gigante de TI emprega esses mesmos conceitos no desenvolvimento de soluções empresariais modernas e inovadoras.

Agora você já conhece a importância dos dados nas estratégias empresariais e como sua empresa pode desenvolver uma abordagem assertiva.

Entre em contato com a SantoDigital e comece a utilizar os dados a favor da sua empresa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: