Cloud Data Fusion: veja como criar um pipeline de dados seguro e sem código!

Home Big Data
Cloud Data Fusion: veja como criar um pipeline de dados seguro e sem código!
cloud-data-fusion-veja-como-criar-um-pipeline-de-dados-seguro-e-sem-codigo

Cloud Data Fusion: veja como criar um pipeline de dados seguro e sem código!

O conceito de empresa digital evoluiu significativamente ao longo dos anos. Atualmente, ele está associado ao uso de soluções para coleta e análise de dados de forma ágil e eficaz. Nesse sentido, o Google, cujos algoritmos rastreiam e analisam milhões de sites diariamente, se tornou referência em soluções de gerenciamento de dados corporativos. Seu produto Cloud Data Fusion é uma de suas ferramentas capazes de oferecer aos negócios uma vantagem competitiva ainda mais forte.

Em suma, o Cloud Data Fusion permite que os usuários criem e gerenciem rapidamente pipelines de dados. A melhor parte é que, em vez de ter que escrever toneladas de código para conectar uma fonte de dados a um warehouse, você pode usar uma interface gráfica para criar os pipelines necessários apenas arrastando e soltando.

Tudo isso os ajuda a se concentrar na análise de dados reais e na obtenção de insights para melhor atendimento ao cliente e eficiência operacional. Saiba como isso é possível a seguir!

O que é um pipeline de dados?

O pipeline de dados é basicamente mover alguns dados de suas fontes originais para outro sistema, data warehouse ou data lake, enriquecendo e limpando-os conforme necessário ao longo do caminho.

Esse procedimento permite que você extraia dados de qualquer número de fontes, cuidando da integração de dados antes que qualquer ferramenta de análise de dados possa ser aplicada.

Essas fontes de dados podem ser qualquer coisa, desde armazenamento em nuvem até logs de aplicativos, dispositivos IoT, transações online e publicações em mídias sociais.

A integração de diversos dados em um único pool pode ajudá-lo a ir além da análise de “visão de túnel” para uma visão mais abrangente do desempenho de seus negócios.

Como o Cloud Data Fusion cria pipeline de dados?

Normalmente, um engenheiro de dados precisa criar um conector específico para integrar as diferentes fontes de dados para, depois, adicioná-lo a um pipeline.

Porém, com o Google Cloud Data Fusion você pode aproveitar as vantagens de uma ampla biblioteca de código aberto de conectores pré-configurados para fazer isso automaticamente.

Ele também fornece um conjunto de transformações populares, que você pode usar para limpar e unificar diversos dados em seu pipeline sem código e sem a necessidade de gerenciar uma infraestrutura subjacente. Dessa forma, as empresas podem economizar horas diárias de trabalho.

Mas o que torna o Google Cloud Data Fusion incomparável é, obviamente, sua interface sem código para a construção de pipelines de dados.

A implantação de pipelines de dados sem código significa que equipes cada vez menores podem cuidar do que costumava ser uma tarefa complexa de engenharia de dados.

Ou pode otimizar as rotinas diárias de seus engenheiros de dados para que eles possam se concentrar mais na construção de aplicativos de dados do que na ingestão e preparação de dados.

Finalmente, graças ao seu núcleo de código aberto, o Google Cloud Data Fusion oferece opções de integração ilimitadas com plataformas locais ou de nuvem pública para armazenamento e análise de dados.

Qual o diferencial do Cloud Data Fusion em relação às outras soluções Google?

O Cloud Data Fusion é a parte central do ecossistema de análise de dados do Google em rápida evolução para usuários corporativos.

Basicamente, ele conecta todas as suas fontes de dados possíveis ao armazenamento em nuvem do Google, BI, eventos e mensagens e ferramentas de visualização de dados, enquanto oferece recursos de autoatendimento excepcionais.

Mesmo que você possa criar pipelines de dados usando as soluções Dataproc e Dataflow do Google, é muito mais fácil com o Cloud Data Fusion.

Comparado ao Dataprep, que também fornece uma interface gráfica para construir pipelines de dados, o Cloud Data Fusion é muito mais flexível, já que ele pode se conectar a uma ampla variedade de fontes de dados, utiliza bibliotecas de conectores pré-configurados.

De fato, o Cloud Data Fusion foi criado para atrair especificamente usuários de negócios e departamentos de ciência de dados corporativos, diferentemente das demais soluções, cuja criação de pipelines é apenas um dos recursos que podem ser utilizados.

Quais as vantagens para as empresas?

O uso de pipelines de dados faz parte das modernas estratégias de análise de Big Data já estão utilizadas por um grande número de empresas.

Ao passo que cada vez mais organizações avançam no processo de transformação digital, a tendência é que elas passem a contar com uma quantidade maior de dados e de fonte de dados. 

Dessa forma, a integração, mineração e análise de dados é cada vez mais importante para os negócios que desejam tornar-se ou continuar competitivos na era digital.

De fato, quanto mais dados qualificados são utilizados na estratégia de Big Data, melhores são os resultados obtidos. Isso significa melhores insights, maior retorno do investimento e menores custos e riscos operacionais.

Assim, o grande benefício do Cloud Data Fusion é oferecer uma abordagem fácil e moderna para que cada vez mais empresas possam implementar uma estratégia de de análise de dados sob medida para suas necessidades de negócio. 

Além disso, o Cloud Data Fusion é uma aplicação nativa em nuvem e conta com a segurança da infraestrutura do Google. Isso significa que, ao utilizar essa solução, você conta com as mais modernas ferramentas e estratégias de proteção dados sem precisar se preocupar com a infraestrutura subjacente.

Agora você já sabe mais sobre o Cloud Data Fusion  como ele ajuda a criar pipeline de dados sem código e com segurança.

Entre em contato com a SantoDigital e saiba como obter os benefícios dessa ferramenta na sua empresa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: