Documentos confidenciais: veja como aumentar a segurança!

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Documentos confidenciais: veja como aumentar a segurança!

Documentos confidenciais: veja como aumentar a segurança!

Atualmente, armazenar arquivos na nuvem utilizando o Google Drive é uma maneira excelente de guardar e organizar dados, sem a necessidade de contar com dispositivos físicos (que podem falhar justamente quando necessitamos deles) e que ficam disponíveis onde quer que você esteja. Porém, há também um certo receio por parte de algumas pessoas em utilizar esse tipo de armazenagem para o compartilhamento de documentos confidenciais, principalmente por parte de empresas e corporações. Entretanto, existem diversos ajustes — rápidos e simples que podem ser feitos no aplicativo — que permitem a restrição da privacidade de arquivos.

Acha importante garantir a segurança de documentos confidenciais? Confira aqui algumas dicas que podem ser valiosas!

Utilizar a verificação em dois passos

No Google, modificar as configurações de acesso à sua conta para a utilização da verificação em dois passos, automaticamente se estenderá para o seu Google Drive. Ao ativar essa opção, você cadastrará seu número de celular no sistema.

A cada vez que acessar sua conta, além da senha normalmente utilizada, a Google lhe mandará um código de acesso via SMS, funcionando como uma segunda senha. O login só será efetuado corretamente se ambas as senhas estiverem corretas. Essa ação diminui muito o risco da sua conta ser acessada por terceiros.

Atualizar dados de recuperação de conta

É sempre importante que os dados de recuperação de sua conta no Google (número de celular e email alternativo) estejam sempre atualizados. Assim, se sua conta for invadida, você consiguirá recuperá-la de maneira muito mais simples e rápida.

Restringir o acesso de apps aos arquivos do Google Drive

Nem todos os aplicativos disponíveis no Google Drive são desenvolvidos pela Google. Se você se preocupa com a confidencialidade de algum arquivo, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “ver apps autorizados”.

Assim, você verá a lista dos apps que têm acesso aos documentos confidenciais, restringindo o acesso de todos e aumentando a confidencialidade. As empresas que utilizam o Google Drive for Work também podem aumentar a segurança dos arquivos confidenciais, modificando algumas configurações. Se determinado arquivo só pode ser acessado por algum departamento específico da empresa, o administrador pode restringir o acesso das demais repartições, deixando o arquivo disponível só para quem for do seu interesse.

Ativar o Google Alerts

Ativando esse recurso, o administrador será notificado toda a vez que um documento confidencial for compartilhado para alguém de fora da companhia. Em breve, também será possível receber notificações sobre possíveis visualizações, impressões e downloads.

Desabilitar downloads, impressões e cópias dos arquivos

No menu avançado do Google Drive, é possível que o administrador desabilite o download, a impressão e a cópia de qualquer arquivo, aumentando a segurança do mesmo. Ao realizar esses pequenos ajustes, é possível aumentar de maneira significativa a segurança dos documentos confidenciais. Mantendo-os protegidos e sendo compartilhados apenas por quem é de seu interesse.

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