Cloud computing: como aumentar a produtividade dos funcionários?

Home Google Cloud Platform
Cloud computing: como aumentar a produtividade dos funcionários?

Cloud computing: como aumentar a produtividade dos funcionários?

Um dos principais motivos para empresas do mundo todo adotarem ferramentas na cloud computing é a possibilidade de reduzir os custos com tecnologia e aumentar a produtividade dos funcionários. Utilizando as soluções mais adequadas ao perfil do negócio, a empresa pode definir estratégias mais flexíveis, otimizar processos e ainda aumentar a sua capacidade de atender às demandas do mercado.

De sistemas de gestão integrada a serviços de cloud storage, a nuvem pode auxiliar uma empresa a aumentar os seus índices de várias formas. Quer conhecer as principais? Então veja o nosso post de hoje!

1. Cloud computing permite que equipes trabalhem com mais colaboração

A criação de um ambiente de trabalho com um alto índice de troca de informações é crucial para que empresas consigam ter um índice de produtividade também alto.

Quando setores trabalham de forma integrada, serviços podem ser prestados com mais agilidade e o número de conflitos é reduzido. Além disso, os projetos corporativos terão uma aderência maior aos prazos, algo que impactará diretamente nas receitas do empreendimento.

2. Ferramentas de TI passam a funcionar com mais estabilidade em plataformas de cloud computing

Sistemas instáveis podem ter grande impacto nos índices de produtividade do negócio. Sem que ferramentas funcionem corretamente, funcionários possuem as suas atividades interrompidas mais vezes e, consequentemente, executam menos tarefas ao longo do dia.

Diante desse cenário, gestores de TI são pressionados constantemente a adotar medidas que possam reduzir o número de falhas das soluções corporativas. Nesse cenário, o cloud computing destaca-se pela capacidade de manter ferramentas disponíveis com alta estabilidade.

Serviços na nuvem trabalham tendo como princípio a constante otimização de seus recursos. E com backups sendo realizados constantemente, sempre que um problema grave ocorrer, os dados dos usuários envolvidos serão restaurados em instantes, diminuindo o impacto causado pela ocorrência.

3. Torna gastos com licenciamento de sistemas mais precisos

Muitas empresas enfrentam variações sazonais nos índices de demanda de serviços. Em momentos de baixa demanda, o gestor deve estar preparado para cortar gastos e manter o negócio lucrativo. Nesse sentido, poucas soluções de TI permitem um controle de gastos tão preciso quanto o cloud computing.

Nesse sentido, o licenciamento de softwares via SaaS (Software as a Service, ou “Software Como Serviço”), pode ser visto por empresas como um investimento estratégico. O investimento mensal realizado vai variar conforme a quantidade de recursos requisitados pela empresa, tornando o planejamento orçamentário mais eficaz.

4. Cria mais mobilidade operacional

Os últimos anos foram marcados por uma grande flexibilização de várias rotinas corporativas. Modelos de trabalho como os de home office já fazem parte do dia a dia de vários usuários. Diante disso, a empresa deve adotar meios para permitir que profissionais sejam produtivos independente do local em que se encontram.

Nesse sentido, o cloud computing pode ser implementado por empreendimentos que buscam uma maior mobilidade para os seus profissionais. Ferramentas como as de cloud storage garantem o acesso a dados corporativos em qualquer local com acesso à web. Consequentemente, colaboradores conseguirão prestar os seus serviços com alto nível de competitividade e baixo índice de erros.

E você, conhece outras maneiras para o cloud computing aumentar a produtividade de uma empresa? Entre em contado conosco e saiba tudo que o Google Cloud pode fazer para a sua empresa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: