Gmail: o que é preciso saber sobre e-mail corporativo?

Home Gmail
Gmail: o que é preciso saber sobre e-mail corporativo?
gmail-o-que-e-preciso-saber-sobre-e-mail-corporativo

Gmail: o que é preciso saber sobre e-mail corporativo?

A comunicação é um elemento essencial no ambiente empresarial. Por isso, oferecer um contato prático e consistente aos seus clientes e sócios é obrigatório se você pretende crescer no nesse universo — e é para isso que existe o e-mail corporativo.

Diferente de um e-mail pessoal, o corporativo é diretamente vinculado ao domínio da empresa. Nesse caso, ao invés de possuir “@provedordeemail.com”, ele possuirá “@empresa.com.br”. Pode parecer apenas uma mudança estética, mas esse tipo de e-mail é muito útil para garantir o melhor funcionamento do seu negócio.

Para esclarecer melhor o assunto, confira as 5 principais características de um e-mail corporativo que podem beneficiar sua empresa:

Sistemas de segurança próprio

E-mails de domínios comuns não são tão seguros quanto os de um domínio empresarial. Isso não se deve a fragilidade do servidor, já que cadastros pessoais também possuem dupla verificação e proteção de senhas, mas sim de outros fatores. Por exemplo: um e-mail empresarial sempre possui mais procedimentos de segurança envolvidos, já que os dados da companhia também estão em jogo.

Além disso, uma pessoa utiliza seu e-mail pessoal para acessar uma série de conteúdos, os quais podem se tornar portas de entrada para spam, vírus e outras formas de invasão. Manter uma conta pessoal como uma conta de trabalho abre uma margem muito maior para problemas.

Sistema de armazenamento e backup

Por possuir um domínio especial, um e-mail corporativo também costuma ter serviços complementares. Um deles é o sistema de backup das informações armazenadas. Caso ocorra algum problema e seja perdido, por exemplo, um documento ou uma entrada importante na agenda, é muito importante ter uma forma de recuperar essas informações.

Com um servidor dedicado, é possível gerar várias pastas de recuperação, algumas criptografadas e armazenadas em diferentes locais físicos. Dessa forma, mesmo que o hardware seja danificado, isso não afetará a recuperação dos dados.

Espaço e processamento extras

Além de ter mais opções de recuperação, um e-mail corporativo também recebe outras formas de apoio. Se uma empresa precisa trocar muitos anexos de grande volume, como pedaços de vídeo, imagens vetorizadas ou longas faixas de áudio, é necessário ter um e-mail de domínio empresarial, ou o anexo será bloqueado.

Com o espaço, o servidor também pode oferecer um nível de processamento dedicado para garantir o melhor funcionamento de todos os acessos. Dessa forma, não será necessário se preocupar com quedas de performance devido ao excesso de acessos simultâneos.

Suporte extra por parte do provedor

Junto com a tecnologia, quase sempre vêm dúvidas e problemas técnicos, especialmente nos primeiros meses de implementação. Porém, ao obter um e-mail corporativo para sua empresa, você também obtém mais opções de assistência técnica por parte do seu fornecedor.

Integrando o apoio do provedor do domínio ao do seu próprio setor de TI, qualquer problema que ocorra na ferramenta pode ser resolvido muito mais rapidamente. Isso evita o desgaste excessivo da sua equipe e reduz qualquer perda de tempo produtivo.

Ferramentas para aumentar a eficiência

Dependendo da sua escolha de provedor para os e-mails da empresa, é possível contar com uma gama de ferramentas de produtividade e colaboração que aumentarão a eficiência do e-mail corporativo.

Com o G Suite, atualmente Google Workspace, por exemplo, é possível sincronizar automaticamente os arquivos do computador com a nuvem corporativa, compartilhar os documentos no momento certo e com as pessoas certas, além de automações que agilizam o seu dia, como transformar um determinado e-mail recebido em um evento no Google Agenda.

Agora que você já sabe quais são os principais elementos de um e-mail corporativo, que tal continuar aprendendo mais sobre o tema? Veja nosso artigo sobre os benefícios de ter e-mails corporativos do Google e entenda por que implementá-lo no seu negócio!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: