Provedor de nuvem: qual é o melhor para a minha empresa

Home Cloud Computing
Provedor de nuvem: qual é o melhor para a minha empresa

Provedor de nuvem: qual é o melhor para a minha empresa

À medida que mais e mais sistemas de TI são oferecidos como serviço, garantir que você escolha o provedor de nuvem certo se torna essencial para o sucesso a longo prazo. No entanto, o mercado disponível é vasto, com uma infinidade de fornecedores oferecendo um número ainda maior de serviços. Desde gigantes do mercado, como o Google, até players de nicho menores que oferecem soluções sob medida.

Diante disso, como selecionar a melhor opção para a sua empresa? A resposta pode ser encontrada por meio de um processo de seleção ponderado em relação ao seu conjunto de necessidades.

Confira a seguir os principais fatores que devem ser levados em consideração!

Certificações e padrões

O provedor de nuvem que cumpre padrões e estruturas de qualidade reconhecidos demonstram uma aderência às melhores práticas do setor.

Esse é um critério importante, pois demonstra que o fornecedor está ciente dos padrões de qualidade e desempenho e esforça-se para segui-los.

Por exemplo, se a segurança é uma prioridade para sua empresa, procure fornecedores credenciados com certificações como ISO 27001, tal qual a as soluções Google Cloud Platform.

Existem vários tipos padrões e certificações disponíveis. Alguns dos mais comuns são ISO, COBIT, ITIL, OASIS e ISG Provider Lens™.

De maneira mais geral, empresas certificadas, ou que são bem avaliadas por órgãos especialistas em diferentes áreas, possuem processos estruturados, gerenciamento eficaz de dados, bom gerenciamento de conhecimento e visibilidade do status do serviço.

Serviços oferecidos pelo provedor de nuvem

Verifique se a plataforma do provedor de nuvem e as soluções oferecidas estão alinhadas com o seu ambiente atual e/ou suportam seus objetivos futuros.

As arquiteturas, padrões e serviços em nuvem do provedor atendem às suas cargas de trabalho e preferências de gerenciamento? Avalie quanto de recodificação ou customização você precisará fazer para tornar suas cargas de trabalho adequadas para suas plataformas.

Muitos provedores de serviços oferecem serviços abrangentes de migração e até oferecem assistência nas fases de avaliação e planejamento. Certifique-se de ter um bom entendimento do suporte oferecido e mapeie-o em relação às tarefas do projeto e decida quem fará o quê.

Lembre-se que o processo de migração é complexo e, por isso, você deve contar com o apoio de uma equipe técnica que pode preencher lacunas de habilidades de seu time de TI.

Governança e segurança de dados

Gestão de dados

Você já pode ter um esquema de classificação de dados que define tipos de dados de acordo com a sensibilidade. No mínimo, você deve estar ciente das regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regula o tratamento de dados pessoais.

Com isso em mente, a forma como o provedor de nuvem trata essa problemática pode ser uma parte essencial do processo de seleção.

Se você possui requisitos e obrigações específicos, deve procurar fornecedores que ofereçam opções e controle sobre a jurisdição na qual seus dados são armazenados, processados ​​e gerenciados.

Avalie a capacidade do provedor em proteger dados em trânsito por meio da criptografia. Além disso, os volumes confidenciais devem ser criptografados em repouso, para limitar a exposição a acessos não autorizados.

Segurança da informação

Os controles de segurança das informações do provedor de nuvem devem ser comprovadamente baseados em riscos e dar suporte claro a suas próprias políticas e processos de segurança.

Garanta que o acesso e a atividade do usuário sejam auditáveis ​​em todas as rotas e obtenham clareza sobre as funções e responsabilidades de segurança, conforme estabelecido nos contatos ou na documentação das políticas de negócios.

Verifique, também se o seu provedor oferece soluções para gerenciamento de dispositivos móveis, para garantir a segurança em todos os níveis. Também é muito importante avaliar se as soluções de backup e disaster recovery atendem às necessidades de sua empresa.

Analisando todos esses pontos, você já terá um bom direcionamento para escolher o melhor provedor de nuvem para sua empresa.

Agora, aproveite para descobrir como a SantoDigital pode ser uma aliada na sua migração para a nuvem!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: