Google Meet: como alterar o layout da tela em videoconferências?

Home Google Meet
Google Meet: como alterar o layout da tela em videoconferências?
google-meet-como-alterar-a-tela

Google Meet: como alterar o layout da tela em videoconferências?

Recentemente, o Google Meet incorporou novos recursos que, dentre outras coisas, melhoraram ainda mais a usabilidade da ferramenta. Uma das mudanças diz respeito ao layout, que agora permite visualizar até 49 pessoas simultaneamente. 

Ver mais pessoas ao mesmo tempo pode melhorar a dinâmica de aulas ou reuniões de grupos maiores, já que possibilita ver as reações de todos ao que está sendo discutido, bem como rastrear mais facilmente vários palestrantes. Isso pode ajudar as reuniões virtuais a parecerem mais presenciais e estimular a participação.

No entanto, essa não é a única configuração de tela disponível. Cada usuário pode, dentre as opções disponíveis, escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades.

A seguir, você poderá descobrir como alterar o layout da tela em videoconferências no Google Meet. Confira!

Quais as opções de layout disponíveis no Google Meet?

Segundo consta na central de ajuda do Google Workspace, “o Google Meet altera automaticamente o layout de uma videochamada para mostrar o conteúdo e os participantes mais ativos”. 

Mas você pode alterar o layout como desejar, considerando as opções disponíveis, a saber:

  • Automático: O Google Meet escolhe para você. Geralmente, são apresentados 9 blocos na tela.
  • Blocos: Essa opção permite visualizar até 49 pessoas simultaneamente e mostra até 16 participantes quando não há apresentação. 
  • Destaque: A apresentação, compartilhamento de tela ou participante preenche toda a tela.
  • Barra lateral: permite que o usuário veja o palestrante ativo ou a apresentação junto com os participantes adicionais ao lado.

Como mudar o layout da tela em uma videoconferência?

Se você estiver participando de uma reunião pelo Google Meet por meio de um desktop ou notebook, siga os seguintes passos:

  • No canto inferior direito da tela do Meet, clique em “mais” (ícone com três pontos) e escolha a opção “alterar layout”
  • Na caixa Alterar layout , escolha uma das opções destacadas anteriormente.

Se você escolher “Automático” ou “Mosaico”, é possível ainda definir a quantidade de pessoas que você deseja ver na sua tela, limitado a 49 participantes simultâneos.

Por padrão, o Google Meet mostrará 9 participantes na tela se você selecionar a opção ‘Automático’ e 16 se o layout ‘Mosaico’ for selecionado.

Se você deseja alterar esses números, o Google Meet permite o ajuste manual a qualquer momento.

Para isso, siga os procedimentos anteriores: Clique no ícone de 3 pontos no canto inferior direito e selecione a opção ‘Alterar layout’. Selecione a opção ‘Automático’ ou ‘Mosaico’ e, dentro da mesma caixa de diálogo, ajuste o número de peças que deseja mostrar na tela.

Isso pode ser feito utilizando o controle deslizante, disponível na parte inferior da caixa de diálogo, na seção ‘blocos’. Você pode aumentar o número de participantes que aparecem na sua tela deslizando o botão da esquerda para a direita.

Saiba mais sobre o Google Meet

O Google Meet é uma das aplicações de videoconferência mais seguras e eficazes do mercado. Por isso, nos primeiros meses da pandemia da covid-19, quando houve grande adesão ao trabalho remoto e às políticas de distanciamento social, essa ferramenta registrou a impressionante marca de 3 milhões de novos usuários por dia.

Para saber mais, sobre essa solução, confira outros artigos que já publicamos sobre o tema:

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: